14
outubro

Luciano Bezerra faz análise de eleições, polêmicas na Câmara e futuro político


Fotos: Janielson Santos.

Vereador não reeleito para a próxima legislatura, Luciano Bezerra (Rede), participou do programa Rádio Debate, da Radio Polo FM, na manhã desta sexta-feira (14), fazendo uma análise do pleito do último dia 2 de outubro.

Ele falou sobre sua votação, os números para majoritária e proporcional, pesquisas, futuro na Rede, conjunturas políticas e polêmicas na Câmara de Vereadores envolvendo, principalmente, Junior Gomes (PSB) e Afrânio Marques (PDT).

Entre outras coisas, Luciano não garante apoio ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB), em 2018 e considera que posicionamento do presidente da Câmara, Afrânio Marques, em relação ao reajuste de salário na Casa José Vieira de Araújo, soo como tentativa de beneficiamento eleitoral.

Confira os principais pontos:

Consciente

img_6796Após alcançar 662 votos, não obtendo êxito para a próxima legislatura, Luciano diz entender a democracia e a escolha popular.

“Entendo que faz parte do processo democrático e exige de quem participa, compreender os resultados das eleições, vitória ou derrota, só existe esse dois resultados. Infelizmente, não logramos êxito”, disse

O vereador garante que não se arrepende da forma que trabalhou e não mudaria o formato de fazer campanha.

“Não mudaria a forma. Foi uma campanha que colocamos conteúdo, proposta, apresentamos o trabalho que desenvolvemos. Colocamos a cabeça no travesseiro e dormimos tranquilos, consciente que não compramos votos, não nos beneficiamos da máquina administrativa, é apenas compreender o resultado”, falou.

Ele diz também não creditar ou culpar o prefeito Edson Vieira (PSDB), ou a qualquer outro fator, pelo seu insucesso nas urnas.

“Não credito a ninguém não chegarmos.  Quando se entra numa disputa dessa, tem que ter consciência da responsabilidade e dos resultados”, completa.

Pesquisa – “Falha na metodologia”

Quanto aos erros em pesquisas divulgadas poucos dias das eleições, em que apontavam uma margem de quase 20% de vantagem para o candidato Edson Vieira (PSDB), em relação ao seu principal concorrente, Fernando Aragão (PTB), Luciano diz não acreditar em enganação, mas em erros na metodologia.

“É evidente que o objeto, ao qual estávamos analisando demonstra que houve uma falha na metodologia dele. Por que seria impossível, nós termos um resultado com um percentual tão grande às vésperas da eleição, e quando se abrem as urnas, ter um resultado com menos de mil votos. Demostra que o objeto analisado, na sua metodologia, algum ponto falhou”, disse.

Entre possíveis erros, ele acrescenta “É necessário identificar onde foi o erro, se o eleitor votava aqui, se fez a biometria ou outras variáveis”.

Negou fogo?

img_6788Em relação à diferença de votos entre os candidatos a vereador da coligação ‘Mais conquistas, mais avanços’ para o candidato majoritário, Edson Vieira (PSDB), Luciano Bezerra diz perceber duas possibilidades. Entre elas, a de que alguns candidatos podem não ter se engajado de uma forma contundente par o tucano.

“Pode ter acontecido, durante a campanha, algumas pessoas da proporcional não terem se empenhando na campanha do prefeito. Se houvesse, seria melhor a diferença. Ou o grupo adversário conseguiu a simpatia do eleitorado, mesmo votando em vereadores do nosso lado, mas, na majoritária escolheram Fernando Aragão”, falou.

Futuro

O vereador garante que seguirá no partido Rede Sustentabilidade, no qual foi candidato nessas eleições. Avaliações com o partido já estão sendo programadas a níveis municipal e estadual. Até por isso, não garante apoio ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB), em 2018.

“É uma conjuntura que vamos esperar, inclusive da própria Rede, um posicionamento (do partido) no estado. Como será sua posição em relação aos partidos que vão se colocar na disputa para o governo do estado, para que a gente possa ter uma definição partidária. Quando fui para Rede, disse que iria seguir a filosofia e a ideologia que a Rede pregar durante as eleições, não só em Pernambuco, mas em todo o país”, disse.

Quanto ao grupo governista em Santa Cruz do Capibaribe, revelou que o prefeito ainda não realizou nenhum reunião com os aliados, pós eleição.

“Acredito que ele deve convocar os vereadores eleitos e não eleitos para um avaliação, acredito que isso é importante para que possa medir os resultados. Tá em tempo, muito cedo, estamos a apenas 15 pós eleições”, fala.

Polêmica na bancada e questões salariais

img_6792

Luciano Bezerra ressaltou a importância do presidente da bancada, Pipoca (PSDB), para convocar uma reunião com os vereadores situacionistas e colocar os pingos nos ‘is’, em relação à polêmica envolvendo os vereadores Junior Gomes (PSB) e Afrânio Marques (PDT), presidente da Casa.

Após desentendimento em que resultou a expulsão de Junior, do plenário, Luciano também se retirou, em sinal de reprovação ao presidente.

“É preciso evitar situação como a que aconteceu ontem. Situações vexatórias. Porque uma coisa é a disputa das eleições, onde se trata de disputa de cargos, e outra é você estar no exercício da função parlamentar, onde havia um protesto em relação à remuneração dos vereadores, e a gente vivenciar uma situação como aquela”, disse e completou em seguida “É preciso que o líder da bancada, convoque os vereadores para discutir a situação. Acredito que hoje ele já tomou conhecimento e fará essa reunião”.

No fim, ainda disse que o presidente da Câmara, Afrânio Marques, tinha a intenção de ganhar dividendos na eleição, ao se colocar contra o reajuste da categoria, que passou de R$ 8 mil para R$ 9.800,00, a partir de 2017.

“Não só eu tive essa percepção, como outros companheiros também tiveram”, falou.

De acordo com Luciano, faltou repassar à população maiores informações sobre o caso. Entre elas, que o reajuste é constitucional e que, caso não fosse aprovado o valor de 9.800,00, valeria o valor de 10 mil, estipulado em 2010.

Em Santa Cruz do Capibaribe um grupo protestou contra o valor, durante a sessão da quinta-feira (13).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores