01
julho

Proximidade do caos total


Mesmo com recentes chuvas, níveis da barragem de Jucazinho caem para apenas 4%

 

Foto: Arquivo.

Nesta quarta-feira (01) foram divulgados novos dados sobre a situação da barragem de Jucazinho, que abastece 15 cidades pernambucanas, incluindo Santa Cruz do Capibaribe.

 

Como já é de conhecimento da população, a barragem, que é o principal fornecedor de água para a Capital da Moda e outros municípios do Polo de Confecções, vivencia sua situação mais crítica em toda a sua existência e, para a surpresa de muitos, a situação piorou ainda mais.

 

De acordo com o último monitoramento realizado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a barragem está com apenas 4% de sua capacidade, o que se resume a pouco mais de 14 milhões de metros cúbicos em um total de 327 milhões.

 

Em suma, isso significa que, mesmo com as recentes chuvas na região, a previsão para o caos total no abastecimento continua valendo, ou seja: em meados de agosto ou começo de setembro, especificamente Santa Cruz do Capibaribe, terá que ser abastecida, em sua totalidade, com carros pipa.

 

Ainda de acordo com a APAC, outro manancial importante para o município, que é a barragem de Poço Fundo, também não conseguiu acumular água o suficiente para ser destinada ao município. A barragem está com 0% de acordo com o último monitoramento.

Já em Brejo da Madre de Deus…

 

A boa notícia para a região vem da barragem de Santana II. Localizada na zona rural de Brejo, a barragem, que abastece a sede e os distritos de Fazenda Nova e Barra de Farias está agora com 21% de sua capacidade.

 

Em 01 de junho, a barragem, que tem capacidade de armazenar 568 mil metros cúbicos, estava com apenas 14%, mas agora está agora com 120 metros cúbicos.

 

Mesmo com o acréscimo no volume de água, o atual cronograma de racionamento continua em vigor.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores