01
setembro

Protesto contra horário da Feira de Toritama é realizado em frente a casa do prefeito Odon


WhatsApp Image 2016-09-01 at 16.35.54

Fotos: Evandro Balla e Eder Matheus.

Na tarde desta quinta-feira (01), funcionários e sulanqueiros da Feira do Jeans realizaram um protesto em frente à residência do prefeito do município de Toritama, Odon Ferreira (PSB). O início da Feira, às 18h do Domingo tem causado revolta e transtorno aos colaboradores e feirantes.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.36.50

Os manifestantes saíram do Parque das Feiras em caminhada até a Rua José Celestino, onde se concentraram em frente à casa do Prefeito. Cartazes foram levados e colocados na calçada do prefeito. Acompanhados de um reboque de som que reproduzia uma entrevista de Odon em 2014, na Rádio do Parque das Feiras, onde ele afirmava que não haveria feira aos domingos.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.36.53 (1) WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.36.53

De acordo com os organizadores, cerca de 120 pessoas participaram do protesto e, os demais teriam ficado de fora com receio de perder o emprego por não receberem o aval do patrão para participar da manifestação.

O nosso correspondente na Capital do Jeans, conversou com alguns participantes da mobilização que tentaram sem êxito uma conversa com o chefe do executivo. Os funcionários gritavam palavras de ordem e pediam que o prefeito saísse de casa para dialogar com a classe.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.37.20

Segundo pessoas ligadas a Prefeitura, Odon não se encontrava em sua residência e o protesto terminou pouco tempo depois.

Manifestantes pedem unificação da Feira

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.37.11

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.36.46Uma das reclamações dos funcionários, lojistas e sulanqueiros, seria em relação a desorganização segundo eles, nas feiras do Parque, bancas e no Uai Shopping, empreendimento que funciona ao lado do Parque.

De acordo com os manifestantes, cada um segue um horário diferente de início e término da feira, oque gera prejuízos, bate-boca e transtornos aos clientes.

A vendedora, Almeres Lima, pede providências ao prefeito e diz que horário atual seria um escravidão.

“Ele é prefeito da cidade, foi eleito para isso, organizar e colocar moral. Porque em todas as cidades tem ordem e aqui não tem? Questionou e completou em seguida: ‘Esse horário que estamos trabalhando no Parque é de escravidão, ele tem que tomar as providências e colocar essa feira pra começar de 5h da manhã. Nós estamos aqui porque nossos patrões liberaram e porque sabem de nossos direitos’. – disse.

Descumprimento do Decreto

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.37.16

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.36.47Josivaldo Souza, funcionário de uma loja no Parque das Feiras, foi um dos organizadores da mobilização e ressalta a importância do decreto de lei implantado pelo prefeito Odon, que proíbe a realização de feiras aos domingos, exceto nos meses de maio, junho, novembro e dezembro. O funcionário diz ainda temer uma possível demissão pelo seu envolvimento no protesto e lamenta não ter apoio de políticos a favor da classe.

“Fizeram um decreto, proibindo a feira no domingo, ele prometeu na rádio, disse que cumpriria e que estava a favor da população. Hoje nós vemos essa bagunça que está ai e a gente trabalhando feito louco. Estou até com medo de perder meu emprego, não sabem que estou aqui, mas preciso manifestar meus direitos, não temos ninguém ao nosso favor, nenhum político para defender nossa causa”. – frisou.

Colaboradores planejam novo protesto

WhatsApp Image 2016-09-01 at 19.37.11 (1)

Sem terem atingido a meta de conversar com o prefeito do município, os funcionários de lojas e bancas da feira do jeans já se organizam para realizar um novo protesto que ainda não tem data confirmada. Ainda segundo os manifestantes, cerca de 75% dos colaboradores que trabalham na feira e no parque estão insatisfeitos com os horários e o número de manifestantes deverá aumentar na próxima mobilização.

 Atualmente, a feira do jeans tem início às 18h do domingo e vai até as 14hrs da segunda-feira. Oque vai de encontro ao decreto de lei Nº 021/2014, assinado pelo prefeito Odon Ferreira.

.

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores