21
fevereiro

Projetos polêmicos e denúncia de associação de moradores marcam sessão no Legislativo de Santa Cruz


Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta terça-feira (21) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores.

A sessão foi marcada por três momentos: a visita do vice-presidente da Associação de Moradores da Malhada do Meio, Otacílio Neto; a votação de projetos e requerimentos e a “aparente pressa” de governistas para o fim da sessão, de modo a acompanhar a transição do prefeito Edson Vieira (PSDB) para seu vice, Dida de Nan (PSB), que assume a prefeitura nos próximos 30 dias.

A próxima sessão acontece em 07 de março (uma terça-feira), às 14h. Confira o resumo dos principais pontos abordados:

.

Vice-presidente cobra melhorias e faz denúncia quanto a superlotação de ônibus de estudantes da rede municipal

 

Otacílio Neto, vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade Malhada do Meio, levou para a reunião uma pauta com nove reivindicações.

Entre as cobranças estavam a iluminação da principal via de acesso a localidade, a criação de uma subprefeitura e também a disponibilidade de um ônibus de maior porte para os alunos da rede municipal de ensino.

Sobre esse último ponto, o maior de discussões entre os vereadores, Otacílio relatou o problema de superlotação.

De acordo com ele, uma média de 65 crianças preenche os assentos de um micro-ônibus em cada um dos turnos, fator que, segundo o mesmo, causa perigo aos ocupantes.

“Vão seis, sete crianças no painel do ônibus e a porta vai aberta. É o monitor servindo de porta porque vai crianças na escadinha que desce os passageiros. Qualquer hora dessas vai acontecer um acidente. São 65 crianças de manhã, um bocado a tarde e outro à noite e olha que pedimos para que os pais não fossem nos ônibus, porque também tem crianças com idade de creche” – disse.

Otacílio aproveitou para entregar um documento aos vereadores; uma carta-compromisso de modo a formar uma parceria com os mesmos na busca por soluções para os problemas apontados.

Clique para ampliar ou faça o download.

Projetos de Lei que renderam mais discussão

Quanto aos projetos de Lei, 13 deles foram discutidos pelos vereadores, sendo 05 encaminhados as comissões, dois em pedidos de vista e 06 aprovados.

Dentre os aprovados, três deles renderam maiores discussões. O primeiro deles foi o 005/2017 do Poder Executivo, que dispõe da reforma administrativa e competências das secretarias municipais.

De acordo com Ernesto Maia, o projeto enviado a Câmara não dispunha do balanço de impactos financeiros para o município e acabou tendo um novo pedido de vistas, desta vez por Carlinhos da Cohab (PTB).

O segundo projeto mais relevante, desta vez de autoria da Mesa Diretora (PL-050/2017) trata da fixação dos subsídios dos secretários municipais e demais cargos com status de secretário para a legislatura 2017/2020, que teve pedido de vistas por Ernesto Maia (PT).

Já o terceiro projeto de maior destaque, o 044/2017 que não estava na pauta original, trata da criação de 18 novos cargos dentro da câmara, o que representa um custo adicional mensal de R$ 1013,34 por cada um.

Dentre os cargos estão 17 de Auxiliar Legislativo e 01 Assessor Especial de Administração (Nível 03).

Já dentre os requerimentos, foram 23 solicitações, que podem ser conferidas abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores