25
junho

Política regada a polêmica


Festejos Juninos de ontem e de hoje

 

 

Guaraci Baldi é jornalista e publicitário. Está em Pernambuco desde junho de 2000, criou o Jornal Cidade e o primeiro portal de Santa Cruz do Capibaribe na internet, O Clic Santa Cruz.

Para podermos analisar os festejos juninos de hoje, é preciso compará-los com os mais organizados e diversificados do passado. Vou excluir os que aconteceram no Parque de Eventos, porque lá o local não era ideal e, além de pequeno, era pouco atrativo, pelo seu entorno, para o tipo de festa. Já os da época de Zé Augusto, por exemplo, eu vi e participei de vários.

 

Assim sendo, podemos perceber que os de hoje não passam de uma cópia, com algumas mudanças puxadas mais para festas de final de ano ou desfiles de alta costura, com muitas e caríssimas estruturas metálicas, muito diferente das estruturas de pau a pique, decoradas e cobertas com palhas de coqueiro e outros materiais tradicionais, como o pilão, chapéus de palha, peneiras, raladores de milho e etc. Sinceramente, tudo aquilo que encanta e retrata de fato as tradições juninas, parece não existir na avenida e em nenhum local da cidade.

 

Cadê aquele clima de São João de outros tempos, onde as lojas, postos de combustíveis e quase todos os bares da cidade se enfeitavam e só tocavam as músicas do forró de raízes.

 

Uma lembrança que ainda está na memória do povo

 

Foi a administração de Zé Augusto que criou a Vila Cenografia, o Forró da Ema, o Circo do Forró, o Quadrilhódromo (espaço dedicado às quadrilhas das escolas, em frente à Escola Padre Zuzinha), onde em forma de competição, cada escola do município podia mostrar o talento e a criatividade dos seus estudantes, com o “Minha Escola é a Melhor”.

 

Na calçada da igreja São Cristóvão, grupos de danças folclóricas e bacamarteiros se revezavam, enquanto fogos de artifícios, foguetes e rojões clareavam e coloriam o céu noturno de São João. Quem consegue esquecer a beleza do São João daquela época?

 

Acabaram com as tradições

 

Onde estão as Quadrilhas tradicionais, que mesmo privadas, mas com o incentivo da prefeitura, durante um mês, faziam a animação do povo e da juventude. Beijadrilha, Namoradrilha, Rougedrilha, Relaxadrilha, Solteiros e Felizes, Quadrilha das Peruas, da Cebola, do Jabuti, as Paulistinhas e outras mais, passaram a ser coisas do passado, que só no tempo de Zé Augusto existiu.

 

Cadê o Maior Xerém do Mundo, pra onde foi o Maior Bolo de Milho do Mundo, que juntos às Quadrilhas Matutas de Amaral ou de seus filhos, chegavam a mais de 500 pares e serviam de matéria jornalística, para as grandes empresas de comunicação de massa do país?

 

Mas isto é melhor não lembrar, dói menos.

 

Agora, é bom lembrar…

 

Não sou contra festas, mas colocar a cidade em Situação de Emergência, faltar com os serviços essenciais (Saúde, Educação e Segurança) e depois jogar uma fortuna numa festa de São João é no mínimo infantil, pra não dizer ímprobo (moralmente errado). Parece que o negócio é tentar fazer o povo esquecer o atoleiro das denúncias, do mar de lama em que o atual governo se encontra.

 

A Situação de Emergência, decretada pelo prefeito Edson Vieira, aconteceu porque, segundo ele, o município estava sem dinheiro para cumprir com os serviços essenciais. Ora, se não havia dinheiro antes, onde o prefeito locou a pequena fortuna gasta neste São João? Onde está a verdade?

 

O Tribunal de Contas já disse lá no começo do ano, que estaria atento às contas das prefeituras que decretassem Estado de Emergência e depois realizassem festas desproporcionais com a sua condição. Vamos aguardar os acontecimentos.

 

Até a próxima.

 

Obs. – Colaborações e comentários para esta coluna podem ser feitas através do e-mail guaraci.baldi@ig.com.br

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representa necessariamente a opinião deste Blog.

38 Comentários

  1. patricia disse:

    Ney tira esse fanatico do teu blog oxe comparaçao ele fez é pra ri #aceita q doi menos hahahaha

    1. José disse:

      OU COITADA KKKKKKKKKKK

      1. Fabio Filho disse:

        GUARACI SÓ FALOU VERDADES.

        1. nanda disse:

          AS VERDADES Q VCS BABÕES EM CHERGA Ñ A VERDADE TD,MAIS MEU AMIGO JANIO NUNES AJUDOU O POBRE GUARACI E FALOU OUTRAS COISAS Q TAMBÉM FAZEM PARTE DESSAS LEMBRANÇAS CARO FABIO,E SÓ VC OLHAR MAS EM BAIXO DESSE SEU COMENTÁRIO RIDÍCULO Q VC VER O QUE REALMENTE ESTA ATÉ HOJE EM NOSSAS LEMBRANÇAS!!!!!!!!!!!!!!!

  2. jose claudio disse:

    esse guaraci e uma piada .
    ele de forma lunatica tenta defender o irmao ze que fez tambem um sao joao bom ,mas o de edson superou um pouco o do irmao ze….
    ja que guaralci esta em um momento de reflexao nao fala dos absurdos que ze cometeu no moda center ,onde tudo era alugado e qundo se comprava era super faturado.

  3. Marcos disse:

    Podemos dizer que um bom trabalho ele é reconhecido na hora do voto, com uma campanha onde o tema maior era¨¨volta Zé¨,mesmo com o crescimento de numero de eleitores ele conseguiu depois de 4 anos obter menos votos que Toinho do Pará teve para prefeito,isso me leva a pensar que mesmo depois de uma derrota tão grande ainda esse grupo que denominasse de taboquinhas,estão tentando ressucitar aquele que não representa mais o novo nem a mudança, se por acaso esse governo não der certo, os taboquinhas precisa de um novo lider com novas idéias, pois esse mesmo lider passou muito tempo ganhando, que perdeu o jeito de se fazer oposição, e continua ouvindo apenas aquelas pessoas que também desfrurava do poder e que falam apenas o que satisfaz o seu ego e o que ele gosta de ouvir,deixando transparecer para ele que ele ainda é REI, ou ele muda suas ideias ou muda aqueles que estão pensando para ele, pois se não daqui a alguns anos quando ele realmente voltar ter ideias ele será apenas um ex-vereador, um ex-presidente de camara, um ex-vice prefeito, um ex-prefeito,um ex-presidente do moda center, um ex-deputado federal e se ainda lhe sobrar um pouco de humildade podera começar tudo de novo.

    1. PAUDINHA disse:

      Falou tudo Marcos…

  4. Thiago Henrique disse:

    Avisa a esse cidadão que jornalista tem que ser imparcial, e ele precisa se atualizar sobre política. Faz comentários ultrapassados e ABSOLUTAMENTE TENDENCIOSOS. Essa época passou amigão, o Brasil está mudando e não se engana mais o povo com palavras. As festas também se inovam. Tivemos boas festas de São João há alguns anos? SIM, TIVEMOS, mas estamos tendo mais uma fantástica, com inovações. E fora que você é bem contraditório: uma hora fala pra manter as tradições, em outro momento diz que é imitação. Ora, ou uma coisa, ou outra. Na época do nobre deputado com 5 contas rejeitadas até linha pra dar ponto faltava no hospital e mesmo assim tinha festa, então não banque o falso moralista. Dá nojo saber que ainda tem gente assim, em um país passando por mudanças como estamos.

  5. Flavia disse:

    Esse guaraci e um sono ……como e que se coloca uma pessoa dessa pra escrever num blog ele tem que ter parcialidade pra escrever agora ele fica toda hora defendo e comentando ze augusto ja passou o tempo dele nada aver e melhor ele Mudar de profissao porque essa ele nao tem merito

  6. Pedro Santos disse:

    Antes de escrever algo esse cara precisa conhecer a história de Santa Cruz do Capibaribe, ele tá precisando de algumas aulinhas com o professor Jota Oliveira.

    1. Jânio Nunes disse:

      concordo com vc pedro.

  7. jose carlos disse:

    se zé refletir um pouco vai ver q esses babáo só lhe fizeram mal

  8. ednaldo disse:

    acessor de ZÉ AUGUSTO, falar mais o que?

  9. Diego disse:

    É incrível como TUDO acaba em política (burra), nessa cidade! Incrível.

    1. José disse:

      VERDADE, O BRASIL ACORDANDO E SANTA CRUZ DORMINDO MAIS DO NUNCA!!

  10. Jânio Nunes disse:

    rsrsrrss. pra contar PIADAS eu ainda prefiro ZÉ LEZIN. sem comentários, se pelo menos esse rapaz tive se o mínimo de conhecimento da história de santa cruz, daria para comentar alguma coisa, mas, como ele ñ sabe nem de onde veio e muito menos pra que veio e pra onde vai, então é melhor rir, esse é o melhor remédio. rsrsrsr. é isso…

    1. josé mote disse:

      Então conta o que tú sabe da historia de santa cruz pra gente saber mais… Acho que não sabe muita coisa não, e se sabe não vai ter coragem de contar aqui no BLOG. Mais eu vou fazer algumas lembraças a vc JANIO NUNEs e depois vc conta o resto do que vc sabe ok. quem não lembra o que os bocas fizeram quando pegaram a cidade pela primeira vez tendo AUGOSTINHO RUFINO como prefeito, vc lembra e ERNANDO SILVESTRE vc sabe conta tb das administrações dele, serar que vc sabe mesmo da historia de santa cruz JANIO NUNES. Conta ae pra gente saber mais, não quero lembrar outras coisas se não vai perder a graça, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

      1. Jânio Nunes disse:

        eu posso até ñ saber muito da história de santa cruz, mas, acho que sei o suficiente pra colocar alguns comentários que ñ foram contestados pro historiadores de santa cruz, tais como, o saudoso Zé Romildo (conhecido como LINDA), meu ex-professor Zé oliveira, meu Ex-professor Lindolfo, meu Ex-professor inacinho, minha Ex-professora a saudosa Avaní Lopes, meu Ex-professor Deoclécio Rocha, rsrsrsr, bem acho que o que aprendi com esses grandes nomes da Educação de santa cruz já é o suficiente pra dizer a vc que me sinto a vontade pra falar um pouquinho de santa cruz, e vc quais foram os seus educadores, isso é se teve? é isso…

  11. Jânio Nunes disse:

    Há já estava esquecendo, mas, como “nobre” Guaracy Baldi falou sobre:

    “Uma lembrança que ainda está na memória do povo”
    “Foi a administração de Zé Augusto”.

    Rsrsrsrs, foi mesmo, vamos lembrar um pouco dessa administração Sr. Guaracy?

    O deputado José Augusto Maia (PTB-PE) responde a três ações penais que tramitam na Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe (PE).

    *Na ação penal 876-28.2009.8.17.1250, ele é acusado pelo Ministério Público de fraude em licitação e formação de quadrilha.

    *Na ação penal 877-13.2009.8.17.1250, o parlamentar foi acusado pelo Ministério Público de fraude em licitação e formação de quadrilha. De acordo com a denúncia, a irregularidade tem a ver com várias dispensas realizadas em favor de uma empresa para fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros. De acordo com o MP, a pessoa apontada no processo de licitação como proprietária da empresa é uma surda-muda que nunca participou de qualquer processo licitatório, o que evidenciaria a fraude e o desvio de recursos.

    *A ação penal 2378-02.2009.8.18.1250 é resultado de uma denúncia da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Pernambuco. Entre os acusados estão também duas funcionárias da prefeitura, o prefeito de Taquaritinga do Norte e um magistrado, diz o MP.

    isso sem contar com o processo em que o tramita no STF por crime de compra de votos.

    sem contar com o recurso NEGADO PELO STF em que o Dep. Zé Augusto apresentou como defesa.

    bom se vc chama isso de “Uma lembrança que ainda está na memória do povo”.

    eu prefiro chamar de pesadelos do passado e que ainda hoje sofremos as consequências.

    é isso… meu caro Guaracy. rsrs

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos… Sou teu fã, Sr. Jânio Nunes… 🙂

      1. Jânio Nunes disse:

        !?Idem meu Amigo Clodoaldo,rsrs.

        forte abraço.

        é isso…

    2. nanda disse:

      VC FECHOU COM CHAVE DE OURO JANIO,E AI JJJJJJJOSE MOTA E ESCRITOR DE 5 CATEORIA,TEM RESP?

    3. jadson disse:

      que ele pague por todos esses crimes caso ele seja condenado , seria bom tambem os bocas pretas esquecer essa paixão e ver a realidade , será que Edson Vieira esta sendo um bom prefeito e com tudo certo administrativamente?
      ou será que ele esta cometendo os mesmos erros que zé cometeu?
      por favor né santa cruz não merece esse nojo dessa politica que a briga é pra ver quem errou mais e o povo so se fodendo ,acorda santa cruz mais abre os dois olhos e enxerguem os dois lados!!!

  12. IVEL disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DEPOIS DA PISA QUE EDSON DEU EM ZÉ FICOU TODO O GRUPO MEIO ATORDOADO ESSE GURACI ESTÁ MEIO TONTO É UM APAIXONADO POR ZÉ

  13. cassiano disse:

    É verdade doze anos se passaram e este que passaram nao fizeram o que hoje esta sendo feito a saúde melhorou,a educação também os programas sociais a secretaria de obras tudo isto nesta administração e hoje vem um cara de fora que nao sabe como ser um bom jornalista vem fazer criticas a um prefeito nota 1000 como Edson Vieira o tempo é quem vai da a resposta essa turma do atraso muitas obras ainda estao por vir se cuidem são quatro mais quatro e depois vem o seu sucessor que vai ser mais oito ai vai ser dezesseis anos de obras pra acabar de vez com essas farsas dos Taboquinhas que só sabem mentir e meter a mão no dinheiro nosso estamos canssados destes que dizem ser o Bom, Bom e metendo a mão no nosso dinheiro a ACORDA Santa Cruz.

    1. nanda disse:

      VERDADE!!!!!!!!!!!!

  14. marcelo disse:

    guaraci e o que o gato enterra,,, eu prefiro o que o gato enterra.. ney pelo amor de deus, teu blog fica muito pobre com os artigos lunáticos desse coitado

  15. Ronaldo Cassiano disse:

    eu acredito q ze augusto esta pagando muito pouco a este babao pra ele esta fazendo bico de jornalista que na verdade ele nao é jornalista e so um puxa saco com dor de cotovelo

  16. Paulo Ricardo disse:

    Ney vou deixar de acessar teu blog só pra não vê mais comentários de Guaracy… ele é muito fanático, falar da organização do São João, que, segundo comentários de jornalistas e radialistas, foi o mais organizado de todos os tempos…. Guaracy como dizem algumas pessoas ” ACEITA QUE DÓI MENOS ” abraço a todos….

  17. Eduardo disse:

    Ney, na moral…
    Não tem o motivo de incluir política nos festejos juninos…
    O blog não ganhou absolutamente nada com a contratação desse camarada.

  18. vagne disse:

    kkkkkkkkkk vc é de onde mesmo?
    eu sou novo mais entendo agora o que zé fez por santa cruz desviar milhões de reis do nosso povo para o bolso dele e dos babao

    1. nanda disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  19. Roberto disse:

    Amigo

    Guaraci, acredito que vc se preocupa de mais, vc, Zé Algusto, Ernesto e Carlinho só fazem criticar o o governo de Edson Vieira. Vale salientar que ja foi feito muito pela cidade, no qual as gestoes anteriores nao fizeram. Vamos falar de São Joao!!! São João da Moda esta sendo uma das festas mais comentadas nesse epoca junina de 2013 de Santa Cruz do Capbaribe, Uma organização de qualidade, uma estrutura mais melhor dos tempos anteriores, segurança e atrações de pessoas de nossa terra. Criticar e um direito de todos, mais fique ciente que o governo de Edson esta fazendo um belo São João e um bom governo. Deixa de falar e criticar, vem brincar o São Joao da Moda e ACEITA QUE DOI MENOS…

  20. Josivan Ramos disse:

    Só tenho a lamentar a contratação feita pelo blog, sem mais comentários…

  21. LUIZ BEZERRA(LULU) disse:

    Bota furando, Jânio Nunes.

  22. bruno disse:

    o blog esta perdendo credibilidade!

  23. PAUDINHA disse:

    NEY NÃO SEI PQ NÃO ACEITOU MEU COMENTARIO POIS ACHO QUE SERIA O MAIS SENSATO DESSA POSTAGEM MAIS TRANQUILO VC TEM O PODER DE MODERAR OS COMENTARIOS. O QUE POSSO FAZER…

  24. PAUDINHA disse:

    CONTINUO ACHANDO QUE OS LEITORES DEVERIAM PROTESTAR E DEIXAR DE LER O SEU BLOG. POR CONTA DOS COMENTARIOS TENDENCIOSOS DO JORNALISTA GUARACY BALDI..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores