12
junho

Política regada a polêmica


Guaraci Baldi é jornalista e publicitário. Está em Pernambuco desde junho de 2000, criou o Jornal Cidade e o primeiro portal de Santa Cruz do Capibaribe na internet, O Clic Santa Cruz.

Meus caros amigos, hoje é o início do que eu espero ser uma longa convivência, entre o Blog e eu. Estarei escrevendo nesta coluna, a minha visão da política municipal, regional, estadual e nacional, procurando até mesmo trazer a público, sempre que possível, aquilo que normalmente fica só nos bastidores. Mas vamos deixar de conversa mole e partir logo para o que interessa.

 

Uma das diferenças foi a atitude

 

 

No caso da denúncia da Farra das Locações de Edson Vieira, comparando ao da Merenda de Zé Augusto, existem diferenças que nos fazem pensar. Uma ficou por conta da atitude. Assim que soube, Zé Augusto demitiu os funcionários (Cargos Comissionados) envolvidos e cancelou o contrato da empresa. A outra é que os alimentos foram entregues nas quantidades, qualidade e preços contratados, conforme consta aprovado no Livro de Atas do Conselho de Alimentação Escolar daquele período e que esta na Secretaria de Educação.

 

 

Já o atual prefeito Edson Vieira calou-se, não demitiu ninguém, não cancelou contratos e não está nem ai para a população, que espera por uma explicação, o que é muito sério. Pior ainda, está procurando criar discurso, na tentativa de desviar o foco das denúncias e do envolvimento de pessoas lotadas no gabinete do Dep. Estadual Diogo Morais (KMC Locadora), através da tal confusa auditoria, feita por uma consultora contratada, que também era a responsável pelas mesmas contas na administração anterior.

 

 

Questão de confiabilidade

 

 

Confesso que tenho dúvidas. Será que a auditoria apresentada pela consultora Maria Felícia Meira, tem grau de confiabilidade para convencer as pessoas? Na verdade penso que não, porque moralmente ela não poderia ter feito o que fez. São muitas as duvidas sem resposta. Se ela foi a responsável pelas contas no governo anterior, porque não corrigiu os erros? Se sabia e não o fez, foi incompetente. E depois, se apresentou estes mesmos supostos erros (que ela tinha a responsabilidade de corrigir) numa auditoria, encomendada pelo governo seguinte, foi irresponsável, para não dizer outra coisa. A senhora não poderia, ética e moralmente, ter participado da auditoria. Por isto não existe condição de confiança numa só palavra do que foi apresentado.

 

 

Emaranhado de números

 

 

Mas nada disso importa tanto. Caro leitor, faço-lhe uma pergunta: Você entendeu de onde surgiram os números apresentados na tal auditoria? A única coisa que ela se esforçou muito para deixar marcado, é a invenção de uma dívida de 50 milhões de reais, mas não deu a origem desta dívida, na clara intenção de confundir a cabeça das pessoas. Acontece que, neste emaranhado de números que ninguém entendeu, estão incluídas as dívidas de todos os governos anteriores a Zé Augusto, que com a chegada da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi obrigado a assumir ônus e negociar as dívidas existentes no passado, parcelando-as para o futuro (INSS, PASEP e CELPE) e já começando a pagar as parcelas no seu governo. Todo este ajuste fiscal foi referendado pela Câmara de Vereadores. Esta é a verdade.

 

O Imposto de Renda Retido na Fonte

 

 

No tal relatório são apresentados valores de Imposto de Renda, supostamente não pagos. Sempre que alguém faz um serviço para a prefeitura, gera um Imposto de Renda que é descontado do pagamento ao fornecedor do serviço e que fica retido nas contas da prefeitura. Você sabe como é feito o pagamento deste imposto ao governo federal? Eu também não sabia, mas fui me informar e repasso para vocês.

 

 

Pois bem, esclarecendo: Sempre que há Imposto de Renda Retido nas contas da prefeitura, para evitar transações bancárias (elas geram custos) e por ser lei, o governo municipal informa o valor ao governo federal que, por sua vez, desconta o valor informado da parcela do FPM que o município tem direito, recebendo somente a diferença. Está claro agora onde está o pagamento do Imposto de Renda Retido na Prefeitura?

 

 

Concordo, mas foi de caso pensado

 

 

Saiu hoje, aqui Editorial do Blog que, a forma como a apresentação da auditoria foi feita pela Srª Maria Felícia Meira, como as denúncias foram reveladas, com alguns degraus acima da compreensão popular, fez com que poucas pessoas na cidade se habilitassem a comentar com precisão, o que causou os supostos ilícitos.

 

 

Interessante. Mas parece que só foi entendido por algumas mentes brilhantes, de alguns poucos ligados ao prefeito Edson Vieira.

 

 

Será que ninguém mais nesta cidade tem inteligência? Só eles? Por favor, estão querendo enganar a quem? O que foi feito, foi feito de caso pensado, para ninguém entender mesmo.

 

 

Responsabilidade

 

 

Penso que o prefeito Edson Vieira precisa ser responsabilizado. Primeiro administrativamente, por não tomar uma atitude no sentido de esclarecer e punir os responsáveis pelos erros que seu governo está sendo acusado. E em segundo lugar, politicamente, por tentar criar fatos com inverdades, na tentativa desesperada de esconder os escândalos, através de uma ex-contratada do governo anterior, que por isso mesmo não estaria ética e moralmente apta a apresentar relatórios de contas do governo anterior, pelas quais ela era a consultora responsável.

 

Edson Vieira esquece promessa, despreza professores e indica Dimas

 

 

Esta conversa de que o vice-prefeito Dimas Dantas vai assumir a Secretaria de Educação, é no mínimo uma afronta aos professores. Vocês lembram que na época da campanha política Edson Vieira esculhambou a gestão de Toinho do Pará, por causa da pasta da Educação. Chegou a prometer: “Quem vai gerir a Educação são os professores e vocês irão escolher o titular da pasta entre vocês”. Ora, não se passaram seis meses, a secretária caiu (diz ela que foi por causa de problemas pessoais) e vem a notícia de que o vice Dimas será o novo secretário.

 

 

O que eu penso? Olha, se fosse para ele assumir a coordenação da Procuradoria do Município, eu até ficaria calado, porque ele é advogado, mas a Educação? O que ele sabe de gestão da Educação? Nada, com certeza nada.

 

 

A negociação de Dimas com Edson Vieira pode ter outro fator. Ele fica com a Educação e libera Diogo como o estadual do grupo. Será? Não acredito, porque Dimas pode lá na frente chutar o pau da barraca e sair como candidato a deputado estadual e Edson Vieira sabe que esta hipótese pode acontecer. Em todo o caso, quem perdeu a “Chance” no governo municipal foi a classe dos professores.

 

 

Para finalizar

 

 

Não menos importante, a atitude de alguns vereadores da situação que, ao se sentirem espremidos contra a parede e sem argumento para defender o enlameado governo municipal, perdem a compostura e partem para a agressão. Isto só demonstra uma coisa: As paredes da administração Edson Vieira estão ruindo, uma a uma. Este governo, que ai está, corre um sério risco de não terminar.

 

 

Até a próxima.

Guaraci Baldi

 

Colaborações e comentários para esta coluna podem ser feitas através do e-mail guaraci.baldi@ig.com.br

 

 

 

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representa necessariamente a opinião deste Blog.

35 Comentários

  1. Jânio Nunes disse:

    rsrsrrss, meu caro Ney Lima, você colocou um cara muito “IMPARCIAL”, rsrsrsrs, pra falar de política principalmente, lendo a publicação do caro Guaraci Baldi, não fiquei surpreso com absolutamente nada, até por que ñ só sei como tenho certeza da puxada de saco do Guaraci Baldi com Zé Augusto, ora, Zé Augusto só vei a demitir os envolvidos que, INCLUSIVE O PRÓPRIO ZÉ AUGUSTO FOI O PRINCIPAL MENTOR DO FAMOSO ESCÂNDALO DA MERENDA, que ainda hoje rende e vai render muito mais, hoje Zé Augusto Maia responde há vários processos na Justiça em quase todas as esferas Jurídicas, inclusive respondendo há processo no STF por compra de votos das eleições de 2010. pra fins de informações que o nobre Guaraci me parece está meio desinformado, venceu-se o prazo de contratação da Locadora citada por Guaraci e que será feito acho que um Pregão para ser contratado novos serviços de uma empresa ganhadora para prestar serviços na área de transportes.
    Eu queria aqui fazer uma simples pergunta ao nobre Guaraci, por que o senhor Guaraci Baldi ñ coloca aqui no Blog informações de quando ele era contratado pelo Moda Center, inclusive quem o Contratou foi primeiro Ernesto Maia e depois Zé Augusto e que o seu contrato era renovado automaticamente, rsrsrs, parece piada mas, é verdade, no momento em que mudou a Diretoria, o senhor Guaraci calou, posteriormente o senhor Guaraci entrou na justiça pedindo uma “INDENIZAÇÃO BEM GORDA”, travando assim uma guerra judicial com o Moda Center, querendo a todo custo a “INDENIZAÇÃO”, por que o senhor ñ publica aqui quanto o senhor pediu de início e quanto de fato o senhor tinha por “DIREITO”. então quem realmente queria PREJUDICAR O MODA CENTER e quem QUER MELHORIAS PARA O MODA CENTER?

    é isso…

    1. jadson lima disse:

      concordo com Guaraci , e vc senhor Jânio esta agindo da mesma forma que seu grupo político age , fazendo acusações para rebater critica e tirar o foco , uma coisa eu digo “o pior cego é aquele que não quer enxergar” e outra “quem cala consenti” ,e “quem não deve não teme”.

      1. jadson lima disse:

        se houve erros no passado , isso não justifica erros na atual gestão ,o povo ta cansado de tudo isso, cansado de ser enganado por todos, taboquinhas e boca pretas sãõ iguais em tudo que fazem , com isso quem perde é todos nós!

        1. Jânio Nunes disse:

          rsrsr, é verdade Jadson Lima, o PIOR CEGO É AQUELE QUE Ñ QUER ENXERGAR, nisso eu concordo com vc.
          é isso…

          rsrsrrs

        2. Jânio Nunes disse:

          em vc falar que nessa briga de Bocas e Tabocas quem perde é o o povo, eu concordo com vc até nas vírgulas, agora falar que o que passou passou ai santa paciência né, então seria correto eu chegar a ser prefeito ROUBAR MAIS DE 50 MILHÕES? depois simplesmente chegar para o povo e falar em alto e bom som, “Há o que passou passou”, seria essa sua grande “VISÃO” a cerca do assunto? ñ quero aqui ser o tal nem tão pouco postar comentários “PARCIAIS” para desviar o foco, acho que os vereadores de oposição tem que fazer seu papel mesmo, investigar e denunciar, que seja levado ao MP e tomada as devidas providências, agora vc Jadson assim como concordo com o Guaraci é por que no mínimo queria que Zé Augusto tivesse ganhado e voltado a ser prefeito e, com isso mais uma vez ñ mostrar ao povo a real situação dos ROMBOS DA PREFEITURA QUE ELE E TOINHO DO PARÁ DEIXARAM, seria essa a vontade sua e de Guaraci? do mesmo jeito que deixaram o Moda Center, atolado em dívidas MILIONÁRIAS, contratos fantasmas, pagamentos de aluguéis altíssimos inclusive de impressoras, rádio comunicadores, rsrsrs, parece piada né, mas foram esses que quase deixaram o Moda center depenado finaceiramente, olhe que ñ estou né falando da NEGOCIATA DOS 192 BOXES na calada da noite. então meu caro Jadson, eu concordo e respeito qualquer comentário, seja de quem for, agora vir comparar a situação atual com o que Zé Augusto fez na Prefeitura de santa cruz e no Moda Center, aí lhe digo não dá nem pra continuar comentando, é melhor ler rir e olhar outra coisa qualquer. é isso…

          um abraço amigo Jadson.

          1. jadson lima disse:

            concordo com vc , acho que vc não entendeu , eu falei que erros do passado não justifica erros no presente! , se houve erros seja de quem quem for que ele pague por seus erros, seja ele zé augusto ou edson viera, da vergonha de ter esses políticos como nossos representantes , e falo abram os dois olhos e enxerguem tudo o passado e o presente! , cobrem respostas não só dos acusados como também da justiça , e que os culpados sejam condenados caso tenham errado , oq não pode é ver esses caras fazerem oq que querem do jeito que querem e ficar calado , vamos acordar , não podemos ter dois pesos e duas medidas!!! quem perde só é santa cruz com essa cambada toda ” boca preta e taboquinhas” ja estou cansado de tanta mentira !!!

    2. Josivan Ramos disse:

      Parabéns pelo comentário…

      é isso…

      1. Paudinha disse:

        Parabens pelo comentario esclarecedor Janio Nunes..

      2. halana silva disse:

        o senhor josivan esta dando parabens a quem….

  2. Jânio Nunes disse:

    sim caro Guaraci, mais uma coisa, aqui nessa cidade também tem gente que faz bom uso e usa sim da sua inteligência, é tanto que o senhor veio morar aqui, ñ precisa achar que “INTELIGENTE” é só quem vem do Sul e que provavelmente tenha Trabalhado em alguma emissora de Televisão Filiada a Rede Globo, fique tranquilo que as pessoas que viram e ouviram o relatório da Auditoria sabem do que estavam falando, mesmo que de uma forma menos técnica e mais popular, mas, o povo entendeu e muito o que o relatório mostrava.

    é isso…

  3. jane disse:

    Considero Guaraci uma pessoa bastante qualificada e competente, que procura se atualizar dentro do cenário político nacional,no entanto o comprometimento politico dele com o grupo político do Deputado José Augusto, o deixa sem credibilidade sobre a isenção de suas opiniões, fato esse que é público e notório. Quero deixar bem claro que qualquer outro jornalista que tivesse ligação com grupos políticos o pensamento seria o mesmo.

    1. Fabio disse:

      POR ACASO GUARACI FALOU ALGUMA INVERDADE?

      1. Bruno disse:

        alguma não, muitas.

  4. Marcos Antonio disse:

    Sem credibilidade politica!!
    não precisa nem falar mais nada

  5. beto disse:

    rapas esse guaraci e comentaristas ou atirador .defenssor ,de uma .e atirador em outro , nao sei se serar um bom negocio pra o blog que tem a maior credibilidade na cidade e regiao . é bom refletir .pois esse blog tem um nome a zelar .

  6. manoel pereira araujo da silva disse:

    este senhor e um dos maiores pucha saco de jose augusto

  7. djalma.j.silva disse:

    Se eu fosse voce tenria um polco de responsabilidade e nao fasia comentario pífe pra robar o tempo das pessoas em vao…

  8. Marcos disse:

    Resumindo, sua visão é como aquela musica do celho do coelho: “De olhos vermelhos” e de pelos branquinhos…

  9. Júnior disse:

    Vindo de Guaraci MAIA, é no mínimo para desconfiar. kkkkkkkkkkk

  10. Paudinha disse:

    Janio e Jane. Cponcordo plenamente com cada palavra que vcs 2 falaram..Ai não existe imparcialidade. nunca houve nem nunca vai haver vai sempre puxar o saco para o lado politico que ele defende..

  11. Paudinha disse:

    o atual prefeito Edson Vieira calou-se, não demitiu ninguém, não cancelou contratos e não está nem ai para a população.. Olha essa afirmacão absurda que o nobre jornalista faz..Imparcialidade existe de que forma nesse comentário ,ele nessa e em outras afirmaçoes foi totalmente tendencioso.. Fica aqui a minha nota de repúdio a esse blog que sempre admirei e fui leitor.. com certeza vou ler menos não por o jornalista publicar as ideologias politicas dele que acredito que é um direito que ele tem mas sim para exercer meu direito de não ler materias que eu acredito ser tendenciosas..Um abraço..

    1. sandra disse:

      vc é um doente, e não quer ver a realidade dos fatos, esquece essas brigas políticas e vem pensar na cidade, as denúncias pode vir de quem vier desde que seja verdadeiras.

  12. José Aldo disse:

    Era melhor ter chamado logo Marcones Moreno pra essa assumir essa coluna, pelo menos é um babão de carteirinha e assumido.

    1. Jânio Nunes disse:

      rsrsrsrrss, essa foi boa.

      1. afonso disse:

        KKKKKKKK
        MUITO BOA MESMO.

      2. afonso disse:

        KKKKKKKK
        MUITO BOA MESMO.
        KKKKK

  13. jose carlos disse:

    esse é mais um babáo

  14. Eduardo disse:

    Uma dúvida…
    Quem é que tem credibilidade política nessa cidade?
    (a)um político que acusa fraudes da oposição, mas que também esteve envolvido em fraudes no passado;
    (b)um jornalista que tem envolvimento partidário;
    (c)um povo alienado que não sabe sequer escolher um governante;
    (d)um Prefeito que não esclarece as denúncias;
    (e)todas as alternativas.

  15. INDIO DA CAOSTA disse:

    Ney Lima, seu blog até agora tem credibilidade, mas botar um cara desse para falar de política, o que DEU em VC, num quero nem pensar que foi $$$$$. Esse Guaracy foi o cara quem botou Catinga em Merda…

  16. Ediberto disse:

    NEY LIMA, VOCÊ FOI MUITO INFELIZ AO CONTRATAR ESTE SENHOR, ACABOU A IMPARCIALIDADE NO SEU BLOG, Á PARTIR DE HOJE NÃO LEREI MAIS SEU BLOG COM TANTO RESPEITO NÃO, LEREI SEMPRE COM DESCONFIANÇA,VOCÊ TEM DOIS CAMINHOS PRA NÃO PERDER TUDO QUE CONSTRUIU, OU MANDA ESTE SENHOR EMBORA, OU CONTRATA OUTRO PRA DEFENDER O OUTRO LADO, E ASSIM SUA CREDIBILIDADE FOI EMBORA, POIS CONFIANÇA… LAMENTAVEL NEY, LAMENTAVEL, E EU QUE ACHAAVA QUE SEU BLOG ERA DIFERENTE, NEUTRO E IMPARCIAL, QUEBROU O ENCANTO!!! BOA SORTE, VAI PRECISAR, NÓS SÓ SABEMOS A VERDADEIRA CAPACIDADE DE UMA EMPRESA QUANDO ELA CRESCE, POR ISSO QUE TEM EMPRESAS DE FUNDO DE QUINTAL, QUE QUANDO COMEÇAM A CRESCER ,FICAM ENCANTADAS E QUEBRAM…

  17. Bruno disse:

    NEY LIMA, VC É UM PESSOA MUITO, INTELIGENTE, ACREDITO, MAS INFELIZMENTE AS PESSOA QUE LHE ELOGIAVAM INCLUSIVE EU,FICARAM SEM ENTENDER ESSA SUA NOVA CONTRATAÇÃO, POR TODOS SABEM, QUEM É GUARACI. VOCÊ PRECISA REVER! UMA EMPRESA PRA CRESCER, É UM LONGO PROCESSO, MAS QUANDO PERDE A CREDIBILIDADE, PRA CAIR É RÁPIDO. FICA ESSA DICA PRA VC.

  18. EDUARDO disse:

    Quem gosta do Guaracy é Paulo do Mercadão…

  19. Luan Fabrício disse:

    Boa noite!

    Estamos vivendo em um lugar onde criticar é fácil, infelizmente eu vi só criticas e mais criticas a atual gestão, logo, gostaria que o Srº Guaraci tirasse essas dúvidas que o Prefeito Edson e a Srª Maria Felícia deixaram na população, pois pra comentar isso, você deve ter entendido muita coisa. Aliás, não se apoie em boatos, eles não levam a nada.

    Caro Ney, parabenizo-o pelas outras matérias de seu blog, porém, essa deixou a desejar, espero que nas próximas colunas eu mude essa visão.

    Até mais.

  20. Janielson Santos disse:

    Quando vi o novo colunista suspeitei. Quando li a matéria ,comprovei.

    Não vou me aprofundar muito. Só acredito que duvidar da Clécia Lira nesse momento, é de uma estupidez sem tamanho. Lamento muito por a infelicidade, caro Guaraci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores