19
agosto

Política regada a polêmica


Guaraci Baldi é jornalista e publicitário. Está em Pernambuco desde junho de 2000, criou o Jornal Cidade e o primeiro portal de Santa Cruz do Capibaribe na internet, O Clic Santa Cruz.

 

Olá amigos. Tem sido muito bem vista e comentada no país inteiro, a proposta do Deputado Federal José Augusto Maia, para a criação do Fundo Constitucional de Segurança. Todas as camadas sociais da população, policiais, juristas, jornalistas e entidades, estão manifestando apoio à proposta, que obrigará por lei os governos federal e estadual, investirem um percentual mínimo dos seus recursos na Segurança, a exemplo do que já existe na Educação 25% e Saúde 15%.

 

A proposta é corajosa, porque busca criar meios efetivos e constitucionais (recursos financeiros oficiais), através de um percentual fixo mínimo a ser transferido aos estados e municípios, para investimento em Segurança.

 

Numa conversa com este colunista, José Augusto Maia completou: “Como membro da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado, minha função é encontrar mecanismos para apoiar a segurança e combater o crime organizado. É o que estou buscando fazer e tenho fé que, com o apoio dos meus pares na Câmara Federal, vou conseguir”.

 

Alerta de perigo

 

Aproveitando o gancho do assunto apresentado acima, nossa preocupação com o aumento assustador do número de homicídios em nossa cidade, que em outros tempos foi exemplo de segurança para o estado e país.

 

O que está sendo feito pelo governo municipal, para organizar e aproximar as autoridades responsáveis que combatem à violência, como foi feito no passado?

 

É preciso uma reação enérgica e urgente, antes que os reflexos atinjam nossa economia de forma mais contundente e nossos confeccionistas voltem a sofrer prejuízos, com a ausência de compradores.

 

Tem gente que vai tentar defender dizendo: Segurança é responsabilidade do estado.

 

Ok, perfeito, mas antes de tudo é um direito nosso e dever dos que elegemos para nos representar.

 

Quem executa as ações são os administradores.

 

Senhores mexam-se, antes que seja tarde.

 

Falta preparo político

 

A bancada da situação, que apoia o atual governo municipal na Câmara de Vereadores, tem demonstrado que falta experiência e até mesmo traquejo político. Vira e mexe, provoca situações constrangedoras, como no caso do líder do governo, vereador Dida de Nan, que foi extremamente indelicado em relação aos feirantes do calçadão do Moda Center, ao afirmar na tribuna que, os que não tivessem condições de pagar a mensalidade dos novos boxes do calçadão, deveriam procurar emprego.

 

Mais constrangedor ainda, foi a fracassada indicação, do presidente Junior Gomes, ao Título de Cidadão do Desembargador Jovaldo Nunes, presidente do TJPE. Além de não negociar com a oposição ou até mesmo saber se ao colocar em votação haveria aprovação ou não, o nobre presidente da câmara ainda expôs o Dr. Tito Lívio, Juiz Diretor do Fórum de Santa Cruz do Capibaribe, como sendo a pessoa que havia solicitado a honraria.

 

Cobertura do Calçadão

 

Volto a escrever sobre o Calçadão do Moda Center, para deixar bem claro:

 

“É uma área pública, na qual os feirantes não são proprietários do solo onde estão suas bancas. Por isto, o governo municipal NÃO PODE CRIAR PARCERIAS e MUITO MENOS COBRAR pela benfeitoria que está sendo projetada para lá”.

 

Tão ou mais grave, é a falta de transparência com o projeto. O valor que está sendo divulgado para a construção de dois pavilhões, daria para fazer outro Moda Center, com toda a infraestrutura de restaurantes, lanchonetes, estacionamentos e banheiros.

 

Uma pergunta: Como vão ficar os condôminos do parque, especialmente os pequenos, os proprietários de boxes, que fizeram um esforço para comprar suas áreas no Moda Center e agora poderão ter no Calçadão uma concorrência desleal (Lá não tem cobrança de condomínio)?

 

Positivo: O trabalho de limpeza das margens do Rio Capibaribe, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente. Parabéns aos envolvidos.

 

Negativo: A falta de transparência do governo municipal. Quando as contas do São João serão apresentadas e quando alguns dos artistas locais vão receber pelo trabalho que fizeram?

 

Pensem nisto. Até a próxima!

 

Colaborações para esta coluna podem ser feitas pelo e-mail guaraci.baldi@ig.com.br.

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representam, necessariamente, a opinião deste Blog.

7 Comentários

  1. ivo aragão leandro disse:

    a falta de segurança em nosso país é o resultado do povo eleger políticos corruptos para tomar conta do dinheiro do povo. se a população não votar em políticos que pelo menos seja comprovado FICHA SUJA já é um grande passo para acabar com a violência que está tomando conta do nosso país. não importa se é lado A ou lado B. o que importa é não colocar ladrão para acabar com ladrão. que isso nunca vai funcionar. político honestos que devem criar leis mais honestas para resolver esse problema nacional.

  2. Lidio Nunes disse:

    Diga qual esse indice tão alarmante! coloque numeros, não apenas palavras. Você sabe qual a maior causa dos indices de homicidio na cidade? Respondo, acerto de contas por drogas. Sabe quais os dias que mais acontecem homicidios? Nos primeiros dias da semana. Sabe como se aumenta o numero de homicidios por conta disso? pela falta de incentivos a politicas de juventude. Não com ações energicas como o senhor diz, pois o senhor só acha que se faz mudança com repressão. Assim como seu deputadozinho que faz esse fundo não por uma questão de ações voltadas a paz e melhoria das condições de vida da sociedade, mas sim para que a industria de armas tenha um fundo garantido para prosperar. No minimo esse deputado ja esta em conversa com esse mercado negro que vive da violência.

    1. Paudinha disse:

      Falou tudo Lídio Nunes..A grande maioria dos crimes são cometidos por e contra pessoas envolvidas com Drogas. Acerto de contas e coisa desse tipo. a maior parte são almas sebosas que se envolvem no mundo das drogas justamente por falta de apoio as politicas publicas para a juventude , algo que foi abandonado pelas administrações passadas. #Sóacho… agora eu to surpreso com esse esse colunista ate que enfim ele reconhece um trabalho bem feito de limpeza do rio. SÒ um.. kkkk

  3. jose carlos disse:

    se estivesse feito politicas publicas a dez anos atras hoje estaria dando frutos escolas creches incentivo aos jovens mas. nao fizeram repressáo nao adianta muito

  4. Anderson Santos disse:

    Guaraci Baldi acredito que se formos analisar o passado do Deputado chegaremos a conclusão de que ele não é muito indicado para essa Comissão de Combate ao Crime Organizado.
    O aumento na criminalidade acredito que a Gestão Atual não tenha culpa, pois ao analisarmos a idade das vitimas, e dos infratores, vai ser entre 15 e 20 anos, e ai “SE TIVER” algum culpado será a Secretaria de Educação de Governos anteriores por não ter mantido esses jovens na sala de aula, e mais culpado ainda são os jovens que entram nesse mundo das drogas, pois eles sabem o que os aguardam no futuro.
    E quando você fala em cobertura de calçadão, é só para querer jogar o povo contra a Gestão Municipal, porque VOCÊ SABE que estão se formando novos Centros de Venda de confecções no País, e que se não proporcionarmos conforto aos clientes ficaremos para trás. Pode-se exemplificar pela dica dada pelo Vereador Dida de Nam, quando o mesmo disse que o comerciante que não tiver condições de pagar a mensalidade das obras que irão ser feita, fosse à busca de um emprego, foi a melhor afirmação da noite na Câmara de Vereadores, porque analisando o mercado competitivo da confecção, os comerciantes que não tiverem condições de proporcionar conforto ao cliente infelizmente chegarão a falência.
    O grupo ao qual o senhor faz parte tenta impedir a todo custo o sucesso da atual Gestão, mas o eleitor santacruzense está ficando consciente e analisando as manobras feitas por esse grupo que só quer atrapalhar, e que se tivesse continuado no poder afundaria Santa Cruz do Capibaribe.

    Anderson Santos.

  5. Salomão disse:

    O PROCESSO DA MERENDA, QUE O DEPUTADO É RÉU, NÃO É QUALIFICADO COMO CRIME ORGANIZADO, OU ESTOU ENGANADO? KKKKKKKKKKKKK QUEREM TAPA O SOL COM A PENHEIRA. SANTA CRUZ SE LIGA……………

  6. Pedro disse:

    Esse Guaraci defeca pela boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores