09
julho

Política regada a polêmica


São Domingos do Capibaribe ou a ponte que separa é a mesma que une

 

Euzébio Pereira Neto é advogado e presta Assessoria Parlamentar. Foi presidente e diretor na União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC). Começou a escrever e compartilhar seu “Ponto de Vista” na imprensa digital em 2008, tendo criado, posteriormente, uma página pessoal, o Blog Ponto de Vista.

Semanas atrás, quando se debatia questões referentes às emancipações, estava com um texto em mente sobre São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde pensei que “A ponte que separa é a mesma que une”, para trazer um pensamento que tenho de que seria mais viável (para aquele distrito e para nossa cidade) que, ao invés de se emancipar, deveria se agregar a Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na oportunidade, achei melhor esperar a definição final da Lei, que ainda está no Senado Federal, para dar minha opinião sobre o tema.

 

Com a novidade da eleição no Brejo o tema novamente me veio e aqui estou.

Primeiramente penso que é legítima a busca do distrito de São Domingos por sua emancipação, pois entendo que é um povo batalhador e que há muito tempo luta contra um preconceito inaceitável, tanto de parte da cidade mãe, Brejo, quanto da nossa, Santa Cruz, sem falar na distancia enorme da Sede administrativa.

 

Mas, sopesando as possibilidades que a Lei que esta sendo analisada no Congresso Nacional (neste caso, emancipar ou agregar) algumas preocupações vieram, me levando a crer que a melhor alternativa seja mesmo agregar São Domingos a Santa Cruz do Capibaribe. Efetivando o que já acontece atualmente. Explico.

 

A vontade de independência, erros de informações e o desejo de muitos políticos (claro, têm anseios eleitorais nos novos cargos) levam a crer que a emancipação é o melhor caminho, mas, se analisarmos friamente, percebemos que este caminho pode ser apenas ilusão, pois a “nova” cidade nascerá cheia de dívidas, apenas com a receita das migalhas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e terá que montar toda uma logística administrativa, inclusive com despesas com os cargos de prefeito, vice prefeito, secretários, com repasse para a Câmara de Vereadores com seus, no mínimo, nove vereadores,  centenas de cargos comissionados, dentre tantos novos cargos.

 

Apenas estes gastos abocanharão mais da metade dos recursos da nova cidade e o pior, os serviços públicos que tendem a permanecer ruins, fazendo com que a população do distrito, composta de uma maioria que já é agregada à economia de nossa cidade, continue buscando aqui o que Brejo a muito tempo não oferece.

 

Em resumo a nova cidade tende a ter poucos recursos, muitos gastos e muitos problemas. Com a agregação, os recursos adquiridos serviriam para pagar as novas dívidas, mais algumas despesas com funcionários e a maioria, em tese, cerca de setenta por cento, seria usado em investimento nos serviços públicos, o que, em meu ver, seria mais vantajoso tanto para São Domingos, quanto para Santa Cruz, pois todos saem ganhando.

 

Repito. Entendo que a emancipação é uma luta legítima e se os estudos a serem realizados demonstrem a viabilidade da emancipação, sou favorável, mas temos que analisar todas as questões com cautela, todos os pontos favoráveis e contra em todas as opções.

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representa necessariamente a opinião deste Blog.

8 Comentários

  1. jana disse:

    O relacionamento aproximado de São Domingos com Santa Cruz é uma falta de apoio da sede do município, agora falar em agregar a Santa Cruz, estou estranhando o tão centrado Euzébio. Não confunda a sua rejeição aos políticos com uma reivindicação mais do que justa daquela população. O seu comentário se baseia em opinião partidária e o povo quer liberdade e autonomia;

  2. João neto disse:

    parabéns pelo pensamento, é necessário uma análise aprofundada para realmente saber qual a melhor alternativa à São Domingos. Meu pai sempre me diz, para ter autonomia é necessário outras coisas além de sair de perto de pai e mãe, você precisa pagar suas contas e ser coerente nas suas escolhas, caso contrario, fique em casa e busque se organizar antes de dizer que é INDEPENDENTE, SE NÃO SERÁ APENAS FACHADA E ENROLAÇÃO!!!!

  3. Dagoberto disse:

    A forma com qual vc Euzébio esta propondo uma agregação mostra se claramente o porque, sua ala partidária perdeu e quando vc tenta jogar na mente do leitor que o melhor seria uma agregação, vc ao mesmo tempo tenta trazer uma critica a emancipação que seria ruim a sua ala política, a verdade enfim é que embora vc queira isto os leitores atentos sabem a real opinião que vem de quem é partidário como vc, e critico o Ney lima também pois de imparcial não tem nada, basta observar a forma que ele pratica a notícia sempre pendendo para a atual gestão é lamentável mas é a verdade.

  4. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    Saudações, Sr. “Euzébio”. Entendimento, sóbrio e discutível o seu. Adocicarei em polcas palavras seu entendimento. Hipoteticamente: Imagine Santa Cruz da Corrupção deixando de existir; o, “Grande Bairro”, São Domingos iria viver de que? Comparo essa vontade de emancipação, ao desejo de um iludido aleijado paraplégico querer andar sem ajuda de uma cadeira-de-rodas. Brejo da Madre de Deus NÃO! Repito, NÃO nem NUNCA se permitirá perder essa Vila. Via Justiça, São Domingos irá conseguir no máximo, passar a pertencer à Santa Cruz da Corrupção.

    1. Dagoberto disse:

      Engraçado como vc se posta em relação ao governo municipal dizendo que é um centro de corrupção,vc fala desta ou da outra gestão, são domingos merece e tem o direito de ser emancipada , assim como santa cruz foi vc pensa muito pequeno.

  5. Fábio filho disse:

    PORQUE AGORA DEPOIS DA ELEIÇÃO DE BREJO, É QUE O Sr EUZÉBIO POSTA ESSE COMENTÁRIO CONTRA A EMANCIPAÇÃO. EU AINDA ESPERO EUZÉBIO FAZER ALGUM COMENTÁRIO, SOBRE OS ESCÂNDALOS DAS LOCADORAS.

  6. João neto disse:

    Que pena, as pessoas de São Domingos não estão abertas as discussões. Não existe posicionamento contrario a emancipação neste texto, pelo que vejo, não avançaremos tão cedo.

  7. Nara disse:

    Não concordo em São Domingos pertencer à Sta Cruz, São Domingos tem q ser livre, independente de qualquer coisa, vejo tantas cidades com menos estruturas e são cidades.
    Espero que isso não aconteça, se for pra ser assim é melhor continuar do jeito que está. “Quanto ao preconceito que foi citado, tanto da parte de Brejo quanto de Sta Cruz, isso é coisa de gente pequena e cega, porque se olharem direito ambas estão em situação bem pior, tem preconceito de São Domingos, mas n conseguem enxergar sua própria calamidade”. São Domingos emancipada já!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores