31
julho

Política regada a polêmica


Cuidado! Calçadão do Moda Center, o quê você precisa saber

 

Guaraci Baldi é jornalista e publicitário. Está em Pernambuco desde junho de 2000, criou o Jornal Cidade e o primeiro portal de Santa Cruz do Capibaribe na internet, O Clic Santa Cruz.

Meus amigos, até o momento em que escrevo esta coluna, não ouvi ou li do poder público municipal, sequer uma proposta concreta para o Calçadão do Moda Center. É um problema sério e desta forma precisa ser tratado.

 

A maioria dos feirantes, que ganha o pão naquele local, não conhece seus direitos, até porque não são obrigados. É responsabilidade do poder público zelar e cuidar dos direitos deles. Mas parece que lá, as coisas não andam como deveriam.

 

A prefeitura está propondo a construção de uma cobertura e querendo dividir os custos, sem o devido esclarecimento e nem garantia de que os feirantes do Calçadão terão a segurança da manutenção dos seus locais de comércio, muito menos a posse de suas respectivas áreas. Quais são, por exemplo, entre outras dúvidas que precisam de esclarecimento, as respostas do governo municipal, para questões do tipo:

 

1-     Numa área pública (o Calçadão é da Prefeitura), o que vai garantir a posse da parcela de terreno e suas benfeitorias (construção), adquiridos pelo feirante?

2-     O feirante poderá no futuro, se assim o desejar, passar a pose da sua área para herdeiros?

3-     O feirante poderá no futuro, se assim o desejar, vender sua área? Caso afirmativo, de que forma isto poderá ser feito?

 

Sobre o assunto eu tenho uma posição bem definida: Se a área é pública, se é do município, a prefeitura tem o dever de fazer as benfeitorias. Neste caso, sem parcerias, porque não fica evidenciada a propriedade ou qualquer tipo de posse, que garanta os direitos dos feirantes compradores.

 

Amanhã, se a prefeitura quiser mudar a feira do local, poderá fazê-lo sem indenizar ou pedir permissão a quem quer que seja, porque não existe o quê a impeça. Portanto, senhores feirantes, não comprem o que está sendo proposto, porque pode ser uma armadilha.

 

Fica a dica: “Quem está com a verdade ou tem boas intenções, não foge ao debate, porque só o debate esclarece, só o debate trás a luz, só o debate cria as garantias necessárias. E precisamos saber quando o Sr. Prefeito vai enviar para a Câmara de Vereadores a Lei de Concessão do Calçadão, com toda a explicação e garantias.

 

BR 104 – Rodovia está em péssimas condições

 

Nesta semana precisei ir a Caruaru. Apesar de ser uma terça-feira, dia de movimento pesado de veículos (dia de feira no Moda Center), a estrada estava meio vazia, mas não menos perigosa.

 

Não sei como os caminhoneiros e veículos pesados (grandes) se viram para escapar dos buracos, aliás, verdadeiras crateras. Em alguns lugares, como perto do Lampião, entrada para o Brejo da Madre de Deus, a operação tapa-buracos os cobriu com cimento. O problema é que o cimento está virando pó e criando situações críticas, os motoristas precisam fazer manobras bruscas para desviar destas armadilhas e quando não dá para escapar? Vai acontecer um acidente fatal a qualquer hora, depois não digam que não avisei.

 

Dimas e sua “eloqüente oratória”

 

O vice-prefeito e secretário de Educação, Dimas Dantas sempre foi do tipo falastrão. Ele gosta de pensar que sua eloqüência (oratória calorosa) e a utilização de palavras difíceis, tornam o conteúdo do seu discurso verdadeiro.

 

Em 2004, para se manter no poder mudou de lado político e tudo que ele havia denunciado como errado, até então, passou a ser correto. Já em 2012 mudou de novo e o que estava errado, depois de se transformar em correto, passou a ser errado novamente.

 

Agora ele vem com a sua verborragia de sempre, afirmando que o deputado federal José Augusto Maia não tem prestígio na cidade para buscar uma reeleição. E usa o argumento de que, até agora, não chegou um centavo das emendas do parlamentar. Mas Dimas não diz que, para que uma emenda parlamentar possa chegar aos cofres da cidade, é preciso que o município esteja fora do CAUC (Cadastro Único de Convênios) e isto aconteceu quase que o tempo todo no governo anterior, inviabilizando inclusive o CONIAPE.

 

Como sempre, ele distorceu ou até mesmo escondeu a informação, para tentar dar embasamento ao seu discurso. Porque ele não disse que a gestão anterior, à qual ele dava apoio e tinha participação (seu irmão Klinger Dantas chegou a ser colaborador do setor de Licitações e sua cunhada, a Secretária de Finanças), impossibilitou a transferência das emendas do deputado federal José Augusto Maia, por estar quase que o tempo todo no CAUC? E é bom deixar bem claro, que não estou culpando Toinho do Pará. Para mim ficou bem claro que ele foi mal assessorado.

 

Então eu pergunto: Quem é que tem prestígio? Quem vive pulando de galho em galho e “criando verdades” para se manter no poder? Ou quem está, desde o princípio, do mesmo lado, mantendo o mesmo discurso e sem trair seus parceiros políticos?
Pensem nisso. Até a próxima.

 

Colaborações para esta coluna podem ser feitas pelo e-mail guaraci.baldi@ig.com.br.

 

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representa necessariamente a opinião deste Blog.

34 Comentários

  1. Lídio Nunes disse:

    Calçadão= Pra que danado a prefeitura iria tirar a feira de lá depois de fazer a reforma?
    Br 101: Realmente a estrada tá um terror, quando inalgurar vai ser chamada de Estrada do Retalho.
    Dimas: Se o deputado dos Otarioquinha é tão forte, porque ele não se candidata a federal? Agora via ter que se ajoelhar aos pés do Federal de Dimas. E falar nisso qual vai ser o grito de gerra Baldi? Dá pra ser= O Federal quem é? Rarara

  2. Júnior disse:

    Pensando bem, se nós fôssemos seguir os conselhos de Guarací quanto ao calçadão do Moda Center, talvez fosse melhor ele continuar lá, coisa que não aconteceu, pois o mesmo saiu da administração do nosso centro de compras. E quais foram os motivos da saída do mesmo, do cargo que ele detinha no Moda Center ?????

    1. Jânio Nunes disse:

      Júnior ele sabe o motivo, só ñ tem coragem de falar, sem contar com o processo que seu Guaracy entro contra o Moda Center que ele ARRANCOU DE LÁ alguns MIL REAIS né seu Guaracy? o senhor ñ tem nenhuma credibilidade pra falar sobre o Moda Center nem muito menos sobre o Calçadão, o que o senhor queria era que Zé Augusto fizesse estivesse a frente pra que vcs juntos fizessem o mesmo que fizeram na Bendita Expansão dos 192 Boxes, tá lembrado né, no entanto, foram vendidos todos os Boxes para APADRINHADOS de vcs e toda a Grana Preta que foi arrecadada foi pra onde??? explique.
      Seria dessa forma que vcs agiriam, é por essas e outras que na sua cabecinha e na cabecinha de seu Zé Augusto o projeto de fato do Calçadão é “um problema”, ñ estou aqui pra defender prefeito ou quem quer que seja, mas, pra defender o pessoal que trabalha no calçadão, eu também dependo deles, se eles tiverem melhores condições pra trabalharem e atenderem melhor seus clientes obviamente terão mais vendas e com isso gerar mais emprego, isso é o que defendo, acho que o senhor seu Guaracy deveria lavar bem a Boca acho que até com Água Sanitária se pudesse, pra falar mal sobre quaisquer projeto9s que venham a beneficiar o povo DA NOSSA CIDADE, leve suas ideias lá pra o Sul do onde o senhor é natural e, leve também suas “CRÍTICAS CONSTRUTIVAS” (acho que é isso que o acha) pra RBS afiliada da Globo onde o senhor trabalhou e foi demitido por algum motivo que o só senhor sabe seu Guaracy.

      abraço meu caro Guaracy, rsrs.

      é isso…

  3. Jota Lídio disse:

    Eu fico indignado quando eu leio esses tipos de comentários que não ajudam em nada o desenvolvimento de nossa cidade, mais esses tipos de comentários só servem para alimentar ainda mais as paixonites políticas, coisa de que a cidade não precisa, a cidade precisa é de pessoas comprometidas com o desenvolvimento da mesma, coisa que o grupo ligado a esse comentarista não quer, só quer atrasar o desenvolvimento da cidade e alimentar a paixonite política, e não sei se o moderador deste blog vai publicar isso, mais quem não lembra o que esse comentarista fez contra o Moda Center? Ele entrou na justiça logo após a derrota do candidato a Síndico da época que ele apoiava, e eu me pergunto, se tinha alguma coisa errada, porque ele não entrou na justiça antes? Pensem nisso.

  4. ivo aragão leandro disse:

    eu acho que quem tem prestigio de receber um voto de um cidadão de bem, é quem nunca roubou dinheiro público.

  5. Selis disse:

    Tem uma coisa, esse coitado paga caro a esse Blog pra colocar essas besteiras toda semana viu!

    1. Antonio Lisboa disse:

      Quem paga é o Assessorado

  6. José Nivaldo disse:

    Esse cidadão deveria explicar também para onde foram o dinheiro da venda dos 192 boxs que foram vendidos e o dinheiro não entrou no caixa do nosso MODA CENTER.

  7. josé mote disse:

    Só acho que se tirar as caracteristicas do calçadão a fiscalização vai vim com tudo pra cima dos sulanqueiro do calçadão, resumindo vão alegar que o moda center não é feira livre então eu quero ver esses que tanto defende o que vão dizer aos mesmo.

  8. Marcos disse:

    Porque o CAUC não atrapalhou as emendas do deputado Eduardo da Fonte,que serviu para o asfalto das ruas de nossa cidade?

    1. ivo aragão leandro disse:

      vamos GUARANÁ, Responda ao Marcos e aos leitores destas notas imbecis que o senhor anda publicando nos blogs pagos da cidade?

      1. ivo aragão leandro disse:

        EDUARDO DA FONTE deve ser corrupto? pra conseguir fazer algo pela cidade que ele não conhecia? só porque nosso vice prefeito Dimas conseguiu uns votinhos pra ele ele pelo menos soube reconhecer.

    2. Jânio Nunes disse:

      eu acho marcos que foi por que na época em que Eduardo Dafonte indicou as emendas o CAUC da cidade estava ok. agora eu queria saber se o Dep. Zé Augusto vai colocar as emendas agora pra santa cruz, se a desculpa foi o CAUC hoje encontra-se tudo em dias, será que o Dep. Zé Augusto vai colocar as emendas pra santa cruz ou vai mandar pro RECIFE e BARRA DE SÃO MIGUEL? com a resposta Zé Augusto ou seu fiel escoteiro Guaracy (fiel escoteiro nesse sentido pode ser também um puxa saco ralé qualquer). é isso…

  9. Antonio Nunes disse:

    Caro editor deste Blog com essa coluna destinada a esse senhor o nível do Blog está ficando com uma forte tendência política, cuidado !
    Pense nisso!

    1. ivo aragão leandro disse:

      só não está tendenciando ao grupo da MERENDA e Empresas do lixo em cacimba de baixo. é ridículo esse tipo de atitude nos dias de hoje!

      1. José Pereira disse:

        E o que você acha da KMC?

        1. ivo aragão leandro disse:

          jose pereira tu devia tá mamando com os tabocas! temos que falar de fatos reais como processos em justiças.

      2. Antonio Nunes disse:

        O blog que eu mais acesso é esse, mas, do nível que está ficando com esse senhor sem o mínimo de imparcialidade, tá transformando o blog em uma assessoria do “FICHA-SUJA” tá a mesma coisa do Blog comprado por ele o “SULANCA FICHA SUJA NEWS” Cuido Ney, vc tem credibilidade mas, esse não.

  10. Josivan Ramos disse:

    Sinceramente, muito fraquinho esse comentarista, fico triste com o caminhar do blog.

  11. LUIZ BEZERRA(LULU) disse:

    Essa matéria nos mostra que os 2.992 votos que EDSON VIEIRA obteve a mais que o “ficha suja”,ainda estão entalados na garganta de Guaracy.
    ACEITA QUE DÓI MENOS.

    1. ivo aragão leandro disse:

      foi 5992 votos. edson perdeu para o tatu por 3000 votos. imagina contra o federal.

      1. GUSTAVO disse:

        Isso deve ser um tabaquete triste pois deixou de mamarrrrrrrrrrr $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ ACEITA QUE DOI MENOS,UMA PISA DE QUASE 3000MIL VOTOS NO REI TABOQUETE.

  12. Cleiton Andrade disse:

    Com essa rincha política quem perde é o povo, mais uma vez. O Dep. Federal e seu grupo não precisam está toda semana em uma feira caótica, por isso nem ligam, só tentam atrapalham as melhorias, mais infelizmente essa é a política santacruzense (quanto pior melhor)seja lado A ou B é tudo farinha do mesmo saco.

  13. Salomão disse:

    kkkkkkkkkkk, Eu ia comenta, mais não vale a pena.

  14. beto disse:

    nao vivo dentro de prefeitura mas me pergunto . o toinho do para queando pegou a prefeitura do ze augusto ,estava sem CALC? toinho poderia muito bem falar como achar a prefeitura e so assim limpar seua mancha deichada na prefeitura .e quanto ao guaracy é so oferecer uma TETINHA NA PREFEITURA QUE ELE PULA .ISSO GOSTA DE UMA REALLLLLLLLLLLLLL HUMMMMM

  15. paloma disse:

    gente para de defender politicos porque faça chuva faça sol o sal´rios na final do mes els reçebem a gora quem garante o calçadão ficar pronto,porque qunado passo pelos quiosques a construção parada como estão vivendo os donos da barracas pq eles precisão pagar as contas, e não tem a onde vender enquanto espera pela boa vontade do prefeito para terminar os quiosques, e a praça do são miguel esta parada a construçao, da para confiar neste prefeito,nós temos que nos defender e não defender político pq eles estão com futuro garantido.

  16. Dagoberto disse:

    Não entendo esse povo que fica incomodado com os argumentos desse senhor colunista ,parece que machuca alguns que são da base aliada e fica esse murmurinho hipócrita de ficar dizendo que um lado é certo e outro é errado e vice verça, dai pedem pra tirarem o colunista se fosse falando só coisas convenientes a alguns ai ele era bom , a grande verdade é que nenhum das duas alas políticas prestam e fiam um bando de alienados balançando bandeiras pra esses povos , lamentável

  17. Carlos disse:

    Estou sem entender como o responsável por esse Blog que é o melhor da região o Sr. Ney Lima, abre espaço pra uma pessoa sem credibilidade nenhuma como esse tal de Guaracy. Quem é esse rapaz em Santa Cruz??? De onde saiu esse sujeito??? Espero que se ligue seu Ney pois, caso contrário seu blog vai por água a baixo.

  18. Samuel disse:

    KKKKKKKKKKKMMMCCC!!!!!

    1. Antonio Lisboa disse:

      Kadê a Merenda Corrupto

  19. Samuel disse:

    KKKKKKKKMC!!!!!!

  20. Paulo Ricardo disse:

    NEY LIMA….. SEM COMENTÁRIOS…. ACHO QUE GUARACY PAGA MUITO CARO PRA POSTAR SEUS COMENTÁRIOS… CUIDADO COM ANDAR DO BLOG AMIGO NEY LIMA, ESTA VIRANDO UM PALANQUE…

  21. Carlos disse:

    Amigo Ney Lima, não tenho nada contra o comentário desse estranho, só lamento que exista toda semana esse tipo de matéria de política totalmente provocativa que só instiga raiva e provocações a quem é contrário. Se pelo menos existisse o que acontece na Rádio Comunidade que tem a defesa do outro grupo? Assim acho que seu blog só tem a perder. Lembra da rádio Vale quando só falava dos Mendonças e ninguém que era contra a escutava?? Fica aí um alerta. Cuidado pra não acontecer o mesmo e seu blog passar a ser hostilizado pelo outro grupo. Não gostaria que isso acontecesse pois acho suas matérias muito boas, mas…

  22. altair disse:

    Guaraná é colunista ou calunista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores