11
março

PHS confirma chapinha e adesão a Fernando Aragão


Em plenária com muita movimentação nos bastidores, PHS deixa situação e confirma adesão a projeto de Fernando Aragão

Deputado estadual Eduíno Brito foi um dos convidados presentes - Fotos: Thonny Hill

Deputado estadual Eduíno Brito foi um dos convidados presentes – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta sexta-feira (11) foi realizada a plenária do PHS em Santa Cruz do Capibaribe, que confirmou a saída da legenda do grupo situacionista direto para “os braços” do projeto eleitoral do pré-candidato a prefeito Fernando Aragão.

 

A plenária foi marcada por muita movimentação política, em especial nos bastidores, graças as presenças de políticos que “mostram” posturas até então independentes no cenário local.

 

Entre os convidados, o secretário da Executiva Estadual do partido, Valdemir Lopes, e também o deputado estadual Eduíno Brito (PHS), além de políticos da ala oposicionista local e também da chapa majoritária de Oposição. Confira fatos e o que rolou nos bastidores da plenária.

 

Chamaram a atenção – Entre os políticos que estiveram presentes, dois em particular puxaram as atenções: o vice-prefeito Dimas Dantas (PP) e a ex-vereadora Zilda Moraes (DEM). Questionados se a presença de ambos poderia sinalizar a adesão de seus partidos ao projeto de Fernando, os dois negaram, mas o próprio enfatizou que as conversas, reuniões e convites estão acontecendo, de modo a integrar os dois partidos. De acordo com os bastidores, as negociações estariam bem adiantadas e o DEM seria o primeiro dos dois partidos a aderir à campanha de Fernando. A posição seria confirmada após uma próxima reunião, ainda sem data.

.

Dimas Dantas e Zilda Moraes

Dimas Dantas e Zilda Moraes

 

Sem entender – Outro fato que chamou a atenção foram as falas do deputado Eduíno, que afirmou a necessidade de a legenda também ter candidatos a majoritária no município, mesmo com a chapinha. A fala pegou muita gente de surpresa, em especial Fernando Aragão e Galego de Mourinha, que acompanharam sem entender o que se passava. Informações de bastidores ainda dão conta que, em uma reunião realizada em Recife, o deputado também expressou esse desejo, porém quadros do PHS no município destacaram que não tinham força política a essa disputa.

.

.

O convite – Sustentando a tese de que a legenda deveria ter candidatos a majoritária, o secretário da Executiva Estadual tratou de fazer o convite para que Fernando Aragão viesse para a legenda. Em entrevista concedida ao Blog, o secretário enfatizou a razão do convite: “Eu fiz o convite a Fernando para que ele viesse para o partido e se prestasse a ser candidato pelo PHS a prefeitura de Santa Cruz. Se ele vier para o nosso lado, estamos em aberto para recebê-lo” – disse.

.

IMG_6270

Valdemir Lopes.

A negativa e a alfinetada – Durante seu pronunciamento, Fernando Aragão recusou o convite, confirmando a sua ida ao PTB, mas enfatizou que a legenda terá vez em seu projeto eleitoral, alfinetando o prefeito Edson Vieira. “Vocês terão vida própria e espaço para poder mostrar o seu trabalho e não como hoje acontece. O prefeito faz as coisas como ele quer fazer e com mão de ferro. Ele bate e diz: ‘É aqui e acabou, se não quiser assim, vá embora’… Não quero isso” – disse. Fernando também aproveitou para destacar Raimundo Aragão que, segundo ele, deixou um legado de obras no município que já dura cinco décadas.

.

IMG_6284

Fernando Aragão

O recado – Outro fato que chamou a atenção foram algumas das falas de Natálio Arruda, aliado de primeira hora de Dimas Dantas e um dos convidados a compor a mesa da plenária. Durante suas falas, Natálio expressou que o PHS deve aderir a um projeto que, segundo ele, “de pessoas que trabalhem por Santa Cruz” e também fez alusão a Raimundo Aragão, igualando seu discurso a Fernando. “Faz 50 anos e Santa Cruz ainda se lembra da gestão de Raimundo Aragão. Precisamos do PHS, precisamos unir forças para que nós possamos, de fato e de direito, colocar um homem comprometido com Santa Cruz. Peço apoio do PHS para tirar Santa Cruz desse obstáculo político em que se encontra” – disse. Nos bastidores, o discurso de Natálio foi visto como a confirmaçao de que o PP deve apoiar o projeto eleitoral de Fernando Aragão.

.

IMG_6202

Natálio Arruda

.

A debandada – Um fato que se evitou falar dentro da plenária foi a debandada de nomes conhecidos dentro da legenda. Pelo menos seis dariam “adeus” ao partido: Gordinho do Jiu-jitsu, Marquinhos Aragão, Pedro Mulatinho, Renê Atleta, Léo Figueiroa e o principal deles: Toinho do Pará, que seguirá para o PSB. O presidente municipal da legenda foi questionado se isso enfraqueceria o partido e ele negou: “Não quero comentar os nomes que vão sair, mas outros também estão para chegar. Vamos sair nessa chapinha com 20 candidatos ou mais. Uma vaga já é certa na Câmara e a nossa meta é brigar por três vagas” – disse.

.

Elves Ferreira

Elves Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores