08
fevereiro

Em Pernambuco, PT deveria ter apenas chapas próprias para Estadual e Federal em 2018, afirma Humberto Costa


Foto: Arquivo

Na manhã desta quinta-feira (08) o senador pernambucano Humberto Costa (PT) participou de uma entrevista, por telefone, no programa Rádio Debate, da Polo FM.

A pauta girou em torno da possibilidade de uma aliança nacional do PT com o PSB, fato que teriam implicação direta também na política estadual já que desponta, como pré-candidata ao governo do estado, o nome da vereadora petista Marília Arraes, que faz frente oposição ao projeto de reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).

.

Conversações

De acordo com o senador, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, já teve duas reuniões com a executiva do PSB para tratar do assunto e que essa aliança poderia ter também outros partidos como o PDT, PSOL, PCdoB, PSD, mas para a disputa presidencial. Quanto a essa aliança em tom estadual, ele disse:

“Há sinalizações do PSB em Pernambuco que gostaria de ter essa aliança com o PT. Na direção nacional, há pessoas que consideram isso uma boa solução, mas aqui temos uma posição do diretório estadual em lançar uma candidatura própria. Essa decisão só deve ser tomada agora em março ou abril, em conjunto com o PT Nacional e o PT Estadual. Essa possibilidade existe, mas existem muitas dificuldades por conta do passado: as eleições de 2012, 2014, 2016 e também a condição do PSB no processo do impeachment (de Dilma Rousseff), mas vamos ver se existem condições de se transpor essas possibilidades” – disse.

.

Para ele, qual o melhor caminho para o PT em Pernambuco

De acordo com ele, seu posicionamento tende a seguir o que seria melhor para a legenda, frisando em especial as conjunturas que possam estar em uma nova candidatura à presidência do ex-presidente Lula.

“Se a decisão for de uma candidatura própria ou de um entendimento aqui no estado com alguma dessas forças políticas… É bom lembrar que, em uma entrevista recente, o presidente Lula cita até a possibilidade de aliança com o senador Armando Monteiro… Se esses caminhos também forem os melhores, vamos estar engajados. Temos que esperar um pouco mais” – disse.

O senador citou também que, pelo fato de a legenda não ter mais uma bancada própria, acharia melhor que a legenda tivesse chapas próprias apenas para deputados estaduais e federais, mas não em outros cargos.

.

Caminho político para 2018

“O trabalho que estou fazendo é para que eu possa voltar a ser candidato a senador. Acho que fiz um bom trabalho para o Brasil e para Pernambuco. Tenho sido um defensor dos trabalhadores, contra essas reformas impopulares e para trazer recursos para nosso estado. O meu trabalho também fez com que Pernambuco tivesse destaque na posição nacional” – frisou.

Mais adiante, ele citou que esse desejo não dependeria apenas dele, mas que isso também seria decidido após reunião dos diretórios da legenda.

.

E se Lula for preso, o PT terá “Plano B” na disputa presidencial?

“Ele é o nosso candidato e vamos levar até as últimas consequências. Se, em algum momento, a Justiça impedir essa candidatura, então vamos abrir o debate e poderemos tanto discutir alguma possibilidade de alguém de fora do PT como a indicação de outros nomes dentro da legenda. Esse é o cenário, o quadro… Vamos continuar com essa postulação de Lula para a presidência da República” – disse.

Questionado se esse nome de fora do PT poderia ser o de Ciro Gomes (PDT), ele voltou a reafirmar que não existe ainda a discussão desse “Plano B”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores