20
novembro

Operação Têxtil – Coletiva marca lançamento de ações de segurança em cidades do Polo de Confecções


Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta segunda-feira (20) foi realizada, no estacionamento do Moda Center Santa Cruz, uma coletiva de imprensa que abordou o lançamento da Operação Têxtil.

A operação, antes batizada de “Feira Segura”, é promovida pelo Governo do Estado e consiste no reforço da segurança nas cidades que representam os pilares financeiros do Polo de Confecções: Santa Cruz, Caruaru e Toritama. A mesma teve suas ações iniciadas no último sábado (18).

A coletiva contou com a presença do Secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, do Deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), do prefeito Lero (PSB – Taquaritinga do Norte), do presidente do legislativo santa-cruzense Zé Minhoca (PSDB), assim como vereadores, delegados e outras autoridades.

No evento, foram apresentadas questões associadas a operação, tais como a participação de policiais militares (em especial com reforço do policiamento vindo do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento – Biesp, recém-inaugurado), o reforço do Grupamento Tático Aéreo e também apresentação de outros grupamentos que estarão à disposição, a exemplo das novas viaturas, trios de motos da Rocam e também o helicóptero da PM. O secretário deu mais detalhes dessas ações:

“Com a instalação do BIESP, ganhamos força de ação da Polícia Militar, tendo um foco mais amplo nas regiões que circundam a cidade de Caruaru. Estamos empregando efetivos da Rocam, Radiopatrulha e unidades de choque, que também farão rondas em suas viaturas no momento em que não estiverem sendo acionados para o controle de distúrbios. Também foi planejado uma atuação do Batalhão Especializado de Toritama, que realizará atividades de patrulhamento em rodovias para evitar assaltos e já havia uma determinação do governador para que unidades do Grupamento Tático Aéreo também possam dar esse suporte, além de ações também do Corpo de Bombeiros. Todas essas ações da secretaria somadas trarão um resultado rápido; uma sensação de segurança e uma segurança prática para lojistas e população nesse período de maiores feiras” – disse o secretário.

.

Síndico do Moda Center destaca resultados positivos da operação

Durante seu pronunciamento, o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, destacou que a Operação Têxtil já começou a ter resultados práticos quanto ao aumento da segurança.

“Quero aqui registrar os resultados que já tivemos quanto a essa operação, que é de extrema importância. Da forma que ela está sendo colocada, vai marcar história no Polo. Tivemos índices de ocorrência praticamente zerados e ontem tivemos a maior feira do ano até agora e, nas próximas semanas, isso tende a intensificar.  Quem veio aqui ao Moda Center e ao Calçadão, visualizou uma grande operação; um suporte expressivo; uma ação integrada e positiva da polícia e também da guarda municipal, ao qual somos parceiros há anos. Essa parceria se intensificou e agradecemos. A mensagem que estamos passando é que os clientes podem vir comprar, porque estamos com segurança” – disse Allan.

.

Diogo Moraes comemora Operação Têxtil e diz que ela será continuada nos próximos anos

Em suas palavras, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) comemorou o lançamento da Operação Têxtil, frisando que ela agora faz parte das ações que ocorrem de acordo com o planejamento específico do Governo do Estado em situações de mais necessidade de reforço.

“Essa Operação Têxtil é fruto de várias reuniões, de planejamento estratégico e de pensamento no que se aconteceu no passado. O que se tem hoje é a descentralização, de novas ações e uma nova visão desse governador que quer vencer essa criminalidade nesse estado pujante. Em quase 60 dias de reuniões, é que chegamos a um denominador comum de que teríamos essa operação, com o apoio do recém-criado BIESP, que muitos insistiam em dizer que eram policiais só para Caruaru, mas não são. Temos que deixar de ter essa visão pequena, pois temos que ter os batalhões, as companhias independentes e as delegacias regionais em pontos mais estratégicos. Temos essa integração e esse apoio dos prefeitos, além das parcerias que são feitas para o bem da população, que resultam nesse suporte agora quase que diário. O que se foi feito é fruto de muito trabalho, de modo a garantir a segurança de quem compra e de quem vende. Essa operação se dará até o fim das grandes feiras, mas isso não ficará só por aí e o efetivo do 24º virá com novas viaturas e novas motos, no planejamento feito pela Secretaria de Defesa Social” – afirma Diogo Moraes.

Ainda de acordo com o deputado, esse reforço deve chegar até março de 2018, período da entrada de novos policiais formados. O mesmo citou ainda que a Operação Têxtil agora está fixada no calendário oficial de ações planejadas por parte do Governo do Estado em períodos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores