01
abril

O que rolou no legislativo Toritamense


Câmara abre novo processo de improbidade contra o prefeito Odon durante mais uma sessão ordinária

 

Fotos Evandro Bala (arquivo).

Fotos Evandro Bala (arquivo).

 

Nessa quinta-feira (31) a Câmara municipal de vereadores de Toritama, apresentou um novo processo de improbidade administrativa contra o prefeito Odon Ferreira (PSB).

 

O plenário não teve a presença das principais lideranças do governo, Fábio Florentino (PT), Arimatéia e Rossana Ferreira (PSD) que se ausentaram. Enquanto, Loló (PTB) e Zé Neto (PSD) abandonaram a sessão, alegando problemas pessoais. Apenas o vereador Mava (PSL), representou a gestão. A oposição entende que a atitude da base aliada, foi uma tentativa de barrar a abertura do processo.

 

Recentemente a bancada situacionista perdeu o vereador Marcos Serafim (PMDB), oque proporcionou novamente à oposição, maioria na Câmara (7X6).

 

A denúncia foi levada pelo vereador Dioclecio Raimundo (PTC), que nos altos da documentação, o chefe do executivo teria cometido crime de improbidade administrativa ao deixar de publicar o relatório da gestão fiscal do último quadrimestre de 2015 junto ao portal da transparência. Segundo a denúncia, as informações devem ser divulgadas no portal até o prazo de trinta dias úteis, com tudo, desde outubro de 2015, não consta nenhuma informação sobre a gestão fiscal do município.

 

Na votação, o processo foi aberto por unanimidade, tendo o Vereador Zé Boim (PSDB) presidindo a comissão de investigação, ao lado de Edmilson Morica (PSL) relator e Fábio Araújo (PSDB) membro.

 

Na tribuna, a maior parte das falas apresentou discursos sobre a sucessão municipal. As obras paralisadas e as promessas de campanha não realizadas seguem como pauta principal nos debates.

 

Confira o que disse cada um deles: 

 

Dioclecio critica filho de Odon Ferreira por vídeo ostentando dinheiro e lamenta processo contra emissora

 

Dioclecio 03

 

O vereador Dioclecio Raimundo (PTC) usou a tribuna do plenário para criticar duramente a postura de Antônio Marcos, filho do prefeito Odon, pelo vídeo que circula nas redes sócias. Dioclecio também afirmou que o mesmo era beneficiado com a arrecadação das feiras do município.

 

Na gravação, Antônio Marcos aparece em seu automóvel, com o som do veiculo ligado e balançando algumas cédulas em referencia a ostentação.

 

“Quando pensamos que a coisa não pode piorar, ai que desanda ainda mais” – disse o parlamentar que comentou em seguida. “Na última reunião, enquanto estávamos aqui debatendo os problemas do município, o filho do prefeito estava se abanando com notas de cem reais. Nós também sabemos que pouco tempo atrás, a arrecadação da feira ia para o bolso dele. Isso é uma pouca vergonha! Toritama não pode mais suportar! Querem roubar o dinheiro publico e ainda zombar da nossa cara” – disparou.

 

O parlamentar também criticou a postura do prefeito no caso do processo contra a rádio Toritama FM e o radialista Sandro Black, que foram acusados de perseguição política e propaganda antecipada.

 

“Parece que Toritama é um pedacinho de Cuba, aqui tá virando ditadura, um locutor não pode defender a população, mostrar o descaso em que se encontra a cidade. Ele pode até calar as rádios, calar os meios de comunicação, mas o povo ele não vai calar. Venha aqui impedir que eu diga que você é um corrupto! que você é um irresponsável!” – finalizou.

 

Morica volta a cobrar a emissão de carteiras de trabalho e critica saída dos vereadores em meio a sessão

 

Morica

 

O líder da oposição na Câmara, Edmilson Morica (PSL) voltou a usar a tribuna para cobrar a emissão das carteiras de trabalho no município.

 

Segundo o parlamentar, a confecção do documento se encontra paralisada há dois anos e, o Governo estaria utilizando inúmeras desculpas para adiar a solução do transtorno.

 

“Se dizia que era o sistema, se dizia que era a instalação, agora a desculpa é que Dona Leninha (responsável pela emissão) está doente, mas será que ela está doente há dois anos? Ai os vereadores da situação querem justificar, que outras cidades também não esta emitindo, mas nós não queremos saber, temos que fazer acontecer aqui” – disse.

 

O vereador cobrou mais agilidade nas obras paralisadas no município, citando a creche que foi deixada pela antiga gestão e ainda não tem prazo para ser concluída. Morica lamentou a saída dos vereadores, Zé Neto (PSD) e Loló (PTB) em meio a reunião que segundo ele, não conseguem defender o governo.

 

“É lamentável, os vereadores da base que estavam aqui, correram, porque sabem que não há como defender um governo desse, faz vergonha” – concluiu.

 

Nilton de Enoque critica prefeitura por falta de apoio ao Campeonato dos sítios e pede esclarecimentos sobre destino de verbas para o esporte

 

Nilton

 

O presidente da Câmara, Nilton de Enoque (PSB) destacou em seu discurso na tribuna, a falta de apoio da prefeitura municipal para a realização do Campeonato dos sítios. Segundo o parlamentar, cerca de R$ 175 mil foi destinado à Secretaria de Esportes, no entanto, o município teria afirmado não ter condições de realizar o evento.

 

O vereador comunicou que o campeonato vai acontecer com o incentivo privado.

 

“Foi repassado R$ 175 mil para o esporte e o prefeito não tem coragem de fazer ao menos o Campeonato dos sítios para os desportistas da nossa cidade, pra onde vai esse dinheiro? Sendo assim, eu, o vereador Fábio Araújo e a vice-prefeita Lucinha, vamos realizar o campeonato. Já que o presidente do Ipiranga não cedeu o campo, nós vamos fazer lá em Santa Maria” – ressaltou.

 

Nilton também pediu que a prefeitura fiscalizasse o número crescente de moto-taxistas clandestino no município.  O vereador disse que a classe esta sendo prejudicada com os clandestinos e a falta de auxilio da prefeitura.

Fábio Araújo destaca promessas não cumpridas pela gestão do prefeito Odon

 

Fábio Araújo

 

O vereador Fábio Araújo (PSDB) destacou na tribuna, algumas das principais promessas de campanha do Governo PSB a frente do executivo municipal. O Tucano enumerou várias delas que não chegaram a serem iniciadas e outras que estão paralisadas sem previsão para entrega.

 

Fábio disse que o prefeito não chegou a cumprir um terço do que foi prometido.

 

“O governo prometeu muito e nem um terço foi cumprido. Nós vemos ai o descaso com a obra do campo de futebol, foi a primeira verba recebida do deputado Bruno Araújo. A gente vê ai a escola do Roncador, demolida pelo prefeito e nada foi feito naquele lugar. Não temos uma obra com recurso próprio, onde está a praça que foi projetada na frente do cemitério? Onde estão as dezoito ruas do FEM? As câmeras de vídeo monitoramento, que serviria para auxiliar o trabalho da policia” – questionou.

 

Zé Boim questiona slogan do governo Odon e realidade do município

 

Zé Boim 02

 

O vereador Zé Boim (PSDB) fez um comparativo do slogan adotado pela prefeitura de Toritama com as ações realizadas no município.

 

Segundo o parlamentar, a frase ‘Mudança’, muito utilizada pelo governo, não condiz com as obras da prefeitura no município.

“Na última gestão foram calçadas 78 ruas, essa calçou 10. Que mudança é essa? A PE-90 é aquela escuridão, tudo completamente as escuras. Ai eles dizem 1é trabalho, trabalho e trabalho!’ Sendo que esse governo ao invés de construir, destrói. Exemplo, a escola do Roncador. Cadê as quatro escolas? Toritama passa por isso porque nosso gestor não tem compromisso com a população, mas ele está com os dias contados” – frisou.

 

Zé disse ainda que o Campeonato dos sítios nunca foi realizado efetivamente pela prefeitura, onde segundo ele, sempre  argumenta falta de dinheiro.

“Todo ano é assim, diz que não tem dinheiro, não tem verba e quem acaba fazendo é o povo” – concluiu.

 

Marcos Serafim diz estar ‘livre’ depois de sua saída da base aliada no governo

 

Marcos Serafim 01

 

O vereador Marcos Serafim (PMDB) falou pela primeira vez na tribuna após sua ida para oposição.

“Hoje eu me sinto livre de verdade, estou muito feliz por fazer parte e estar ao lado desse homem de qualidade e de respeito que é Edilson Tavares” – declarou.

 

O Peemedebista deixou a base no início do mês e declarou apoio ao projeto do pré-candidato a prefeito, Edilson Tavares (PMDB). Marcos voltou a falar do respeito e admiração que tem pela vice-prefeita Lucinha (PSDB), a qual o mesmo afirmou que não apoiou por causa da aliança com Flávio Lima (PTB).

 

Marcos disse que o povo é soberano e saberá escolher o melhor para o município.

“Quem bota é o povo, quem tira é o povo e quem escolhe é o povo. Que a população possa refletir e escolher o melhor para nossa cidade” -concluiu.

 

Mava destaca ação da STTU e diz que secretário está a disposição dos vereadores

 

Maviael Xavier 01

 

Mava (PSL) usou a tribuna do plenário para destacar a ação de conscientização e fiscalização da Secretaria de Trânsito na semana santa no município.

 

O vereador disse que os fiscais realizaram abordagens para checar documentação, uso de capacete e dicas de segurança no trânsito aos pilotos e motoristas durante o feriado da semana santa. O parlamentar pediu que a oposição não se preocupasse apenas em criticar, mas que procurasse informação e conhecimento sobre os fatos que ocorrem na cidade.

 

Mava pediu que os vereadores procurassem o secretário, Daniel Bezerra, que o mesmo estaria disposto a ouvir as reivindicações e cobranças.

“Eu peço que vocês o ajudem a trabalhar pelo município, levem as queixas até ele, ajudem a cidade, ele está a disposição de todos vocês, agora só criticar sem conhecimento não adianta, tem que procurar, vão até ele” – pontuou.

 

Birino volta a chamar prefeito de ‘ladrão’ e diz que vereadores da base são mesquinhos e bajuladores

 

Birino de São João

 

Com a língua afiada, o vereador Birino do São João (PSDB) não poupou críticas aos vereadores situacionistas que abandonaram a reunião da Câmara municipal desta quinta-feira (31). O prefeito Odon foi alvo de novas denúncias feitas pelo vereador.

 

O parlamentar iniciou seu discurso dizendo que os vereadores da base são oposição à população.

 

“Vocês viram que a situação é oposição ao povo. Eu falo e tenho documentos para chamar o prefeito de ladrão” – disse e continuou em seguida: “O prefeito só quer saber de benefício próprio e dar as migalhas ao vereador Zé Neto, a Arimatéia, a Loló, a Fábio Florentino e a Rossana, mas eles são covardes com a população, evadiram-se da câmara porque sabiam que não tinha maioria para barrar a abertura do processo. Eles são mesquinhos e bajuladores de prefeito, porque não são homens para defender a população. Até pneu o prefeito está botando em carro de vereador aqui” – disparou.

 

Birino afirmou ainda que o prefeito Odon Ferreira continua utilizando as máquinas e caçambas agregadas á prefeitura para serviços particulares em sua propriedade.

 

“Ontem (30) ele estava roubando combustível lá em Malhadas, usando as máquinas que estão locadas no município. É o dinheiro do povo, quem rouba uma espiga de milho ou o saco, é o mesmo ladrão” – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores