30
outubro

O que rolou no Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe


Suspensão das aulas de zumba, deferimento de CPIs, flagrante de crianças empurrando van escolar quebrada e desabastecimento de água predominam pauta de discursos

Plenário

Fotos: Arquivo.

Na noite de quinta-feira (29) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores.

 

Diversos temas entraram na pauta de discursos, mas quatro deles se destacaram: Suspensão das aulas de zumba, deferimento de CPIs do Calçadão e Coffee-breaks, crianças empurrando van escolar quebrada e desabastecimento de água.

 

Outros temas relevantes também entraram na pauta de discussões, temas estes que podem ser vistos a seguir.

 

Confira o que abordou cada um dos edis que fizeram uso da tribuna:

Helinho Aragão rebate críticas feitas a Oposição pela suspensão das aulas pelo Zumba nos Bairros

 

helinho aragãoHelinho Aragão (PTB) destacou a notificação feita pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) e as críticas que foram feitas por vereadores situacionistas que colocaram a Oposição como sendo a denunciante.

 

Helinho mostrou seu desejo, segundo ele, para que o programa Zumba nos Bairros volte a funcionar e já direcionando as palavras a situacionista Narah Leandro (PSB), citou que não vai admitir críticas da vereadora a sua bancada quanto a paralisação das atividades após a notificação do CREF.

 

Helinho também afirmou que a bancada de situação também deveria ter a mesma preocupação com o transporte escolar e também quanto ao abastecimento local.

 

 

Fernando Aragão destaca novo flagrante de descaso no transporte escolar de crianças no Oscarzão

 

Fernando AragãoNo principal ponto de seu discurso, o líder da bancada de Oposição trouxe o flagrante que mostra crianças que estudam na rede municipal de ensino empurrando uma van de transporte escolar quebrada, no bairro Oscarzão.

 

De acordo com Fernando, a situação poderia causar um acidente grave, criticou os que disseram que a situação seria um fato isolado e relembrou, segundo ele, que o município passou por uma auditoria especial do Tribunal de Contas sobre o transporte escolar.

 

Segundo o vereador, o relatório especial já diz que os carros que estão fazendo o trabalho escolar, alguns não tem condições e também mostraria motoristas que não tem a especificação para dirigir esses carros escolares.

 

Klemerson Pipoca culpa Governo Federal pela falta de obras em Pernambuco de combate à seca

 

PipocaNo principal ponto de seu discurso, o líder da bancada de Situação destacou a visita ao eixo leste da transposição do Rio São Francisco.

 

De acordo com o vereador, a visita serviu para mostrar o quanto estão atrasadas as obras e aproveitou para fazer críticas ao Governo Federal, que coordena os trabalhos.

 

De acordo com Pipoca (PMN), é por culpa do Governo Federal que o município está sofrendo por conta da longa estiagem.

 

O vereador também fez críticas a Oposição, citando que o governo de Edson Vieira (PSDB) registrou diversos avanços, em áreas como saúde, mobilidade urbana, revitalização de praças e o reordenamento do trânsito, feito nas ruas do centro.

 

Luciano Bezerra afirma que Carteira de Trabalho digital já pode ser adquirida em Santa Cruz

 

Luciano Bezerra 2015No seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) destacou o serviço, segundo ele, pioneiro para emissão da nova carteira de trabalho.

 

De acordo com o vereador, o serviço de impressão de carteira de trabalho digital já está sendo realizado junto a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social do município.

 

O vereador destacou que apenas duas cidades em Pernambuco investiram recursos próprios para compra de tais equipamentos e uma delas será Santa Cruz do Capibaribe.

 

Zé Elias volta a cobrar operação tapa-buracos no trecho da PE-160 depois do Moda Center

 

Zé EliasNo principal ponto do discurso do vereador, Zé Elias (PTB) aproveitou para cobrar, por mais uma vez, a operação tapa-buracos na PE-160, no trecho que compreende após o Moda Center até o distrito de Poço Fundo.

 

Outra cobrança do vereador foi pelo calçamento da Rua Alfredo de Farias, assim como falou sobre seu projeto de lei sobre o fornecimento de informações ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar quanto ao atendimento prestado a crianças e adolescentes sob efeito de álcool e drogas.

 

Dida de Nan destaca grave acidente que tirou a vida de duas jovens no último fim de semana

 

Dida de nanNo principal ponto de seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) relembrou do grave acidente que tirou a vida das jovens Aleidyane de Lima Leandro (26 anos) e Jéssica Pereira Araújo (25 anos).

 

Dida lamentou o farto acontecido e convocou a população para que reflita sobre o uso de bebidas alcoólicas e de drogas, especialmente entre os jovens.

 

Ernesto Maia destaca possibilidade de novas fiscalizações da Secretaria da Fazenda a Santa Cruz

 

Ernesto maiaNo seu discurso, o vereador fez um alerta sobre uma matéria que foi publicada no jornal Diário de Pernambuco.

 

De acordo com o texto, segundo o vereador, Santa Cruz do Capibaribe seria colocada como um paraíso fiscal e destacou que há grandes possibilidades de o município ser alvo de novas fiscalizações por parte da Secretaria da Fazenda durante as feiras de final de ano.

 

Ernesto aproveitou para fazer uma cobrança a políticos que são ligados ao Governador Paulo Câmara (PSB) para que soluções para a economia do município sejam tomada o mais rapidamente possível.

 

Galego de Mourinha critica defesa de vereadores situacionistas a denúncias atribuídas a gestão Vieira

 

Galego de MOurinha 2015No principal ponto de seu discurso, o vereador Galego de Mourinha fez diversas críticas a forma de como vereadores situacionistas se posicionam em defesa do governo.

 

O vereador citou que vê como errado o posicionamento de defesa mesmo, segundo ele, com as várias denúncias atribuídas a atual gestão.

 

Galego de Mourinha também aproveitou para questionar os percentuais, segundo ele, de arrecadação recebidos pelo atual governo que, segundo o mesmo, são duas vezes maiores que os de Toinho do Pará (PHS).

 

O vereador citou que, mesmo com a arrecadação mais alta, isso não teria se refletido de forma efetiva, citando como exemplo o quinto corte da energia na Praça de Alimentação, (fato acontecido na tarde desta quinta) e também, segundo o mesmo, a falta de remédios no Hospital Municipal.

 

Zé Minhoca enfatiza surto de virose em Santa Cruz do Capibaribe

 

zé minhocaO vereador Zé Minhoca (PSDB) destacou o surto de virose que tem assolado Santa Cruz do Capibaribe.

 

O surto, que está acontecendo em diversas cidades do Estado, fez com que diversas filas fossem registradas no Hospital Municipal no último fim de semana.

 

O vereador enfatizou a necessidade de que sejam realizadas ações de prevenção por parte da população para evitar que o vírus Zika, transmitido da mesma forma que a dengue, não se prolifere.

 

De acordo com o vereador, a adoção de ações pela população como não deixar água acumulada em pneus e outros reservatórios podem auxiliar a diminuir esse tipo de surto.

 

Junior Gomes destaca projeto Câmara Cultural e Mudanças na Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana

 

Junior GomesNo seu discurso, o vereador Junior Gomes destacou sua nova visita a Vila São José, local pelo qual solicitou para que fossem realizadas obras de saneamento.

 

O vereador citou que os trabalhos já tiveram início na semana anterior, saneamento este para três ruas e a expectativa do mesmo é para conclusão ainda na próxima semana.

 

Junior também frisou o seu projeto de lei, que trata da utilização da Câmara de Vereadores para o projeto “Câmara Cultural”, para que se utilize o espaço interno da Casa de Leis para eventos e exposições culturais.

 

Por fim, o vereador enfatizou suas solicitações, segundo ele, para a área de segurança e citou que, na semana que vem, o prefeito Edson Vieira (PSDB) deve apresentar um pacote de medidas e confirmou as mudanças que irão acontecer na Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana.

 

Entre as mudanças, estão um novo secretário de Defesa Social, possivelmente o Capitão Sena, e também uma nova equipe, além do desmembramento da área de Mobilidade Urbana, com uma nova secretaria.

 

Carlinhos da Cohab desafia situacionistas a provarem que supostas denúncias ao Zumba nos Bairros partiram de vereadores de Oposição

 

carlinhos da cohabNo ponto mais forte de seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) falou sobre a suspensão das aulas do projeto Zumba nos Bairros.

 

O vereador falou sobre as declarações feiras por Rosângela Andrade, chefe de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física, em diversas emissoras de rádio, onde a mesma alegou que não houveram denúncias ao projeto, mas uma fiscalização após ter se tomado conhecimento do projeto através de matéria feita pela TV Asa Branca.

 

Carlinhos afirmou que pessoas ligadas a  situação estariam afirmado que tinha sido ele o autor das denúncias ao projeto Zumba nos Bairros e aproveitou para desafiar os situacionistas a provar que supostas denúncias feitas ao projeto, que teriam culminado na suspensão das aulas, teria partido dele.

 

O vereador aproveitou também para cobrar a limpeza do Açude de Polo Fundo.

 

Ronaldo Pacas afirma que Ernesto Maia não fez nada pelo Oscarzão

 

Ronaldo pacasNo seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) fez diversas críticas ao oposicionista Ernesto Maia (PSL).

 

De acordo com Ronaldo, o vereador Ernesto tem mostrado uma preocupação repentina com o que acontece no bairro Oscarzão, mas citou que o mesmo não teria feito nada, segundo ele, pelo mesmo bairro durante seu mandato.

 

Ronaldo aproveitou para citar que já fez diversas solicitações ao prefeito Edson Vieira para o bairro e que elas devem ser, segundo ele, atendidas em breve.

 

Deomedes Brito cobra para que situacionistas cobrem, em Brasília, por mais agilidade nas obras de transposição

 

Deomedes Brito 2015No principal ponto de seu discurso, o vereador Deomedes Brito (PT) destacou sua visita ao eixo leste da Transposição do Rio São Francisco.

 

O vereador citou que, mesmo com atrasos, as obras de transposição estão saindo e cobrou para que os vereadores situacionistas façam pressão aos seus aliados para que as obras sejam realizadas.

 

Deomedes destacou que fez a cobrança ao senador Humberto Costa (PT) para que ajude a agilizar a transposição. O vereador defende que a água chegue, a Santa Cruz, através dessa transposição, via cidade paraibana do Congo.

 

Vânio Vieira cobra para que gastos com médicos contratados sejam revelados

 

Vânio Vieira 2015No ponto mais forte de seu discurso, o vereador Vânio Vieira (PSDB) fez sua cobrança para que os gastos que são feitos com médicos contratados sejam revelados.

 

De acordo com ele, todas as informações solicitadas quanto a esse tema foram negadas pelo atual governo e colocou a na falta de transparência o argumento para que o prefeito Edson Vieira (PSDB) tivesse seus bens bloqueados pela Justiça.

 

O vereador aproveitou para cobrar onde estão os mais de R$ 50 milhões que foram apontados em uma auditoria ainda no começo da atual gestão.

 

Narah Leandro afirma que flagrante de crianças empurrando van escolar quebrada no bairro Oscarzão é um fato isolado

 

Narah LeandroDois pontos se destacaram no discurso da vereadora socialista. No primeiro deles, Narah Leandro (PSB) destacou o flagrante em que crianças que estuda na rede municipal aparecem empurrando uma van escolar quebrada seria um fato isolado.

 

De acordo com a vereadora, o secretário de Educação, Joselito Pedro, e o prefeito Edson Vieira (PSDB), já estão cientes do novo problema a citou que o motorista do veículo receberá punição.

 

Já sobre a suspensão das aulas do projeto Zumba nos Bairros, a vereadora reafirmou que o projeto incomoda a Oposição, que usaram de politicagem para denunciar o projeto e que o mesmo irá ter continuidade.

 

Afrânio Marques faz críticas a Compesa pelo descumprimento do calendário de abastecimento de água

 

afranio marquesNo principal ponto de seu discurso, o vereador Afrânio Marques (PDT) fez duras críticas a Compesa.

 

De acordo com o vereador, a empresa descumpriu o calendário de abastecimento ao município e fez críticas também ao Ministério da Integração Nacional que, segundo ele, também não cumpriu com ações de enfrentamento a seca na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores