08
outubro

O que rolou no Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe


Envolvimento político nas eleições para escolha de conselheiros tutelares predomina mais uma tarde de uso da tribuna

Fotos: Thonny Hill (arquivo).

Fotos: Thonny Hill (arquivo).

Na tarde desta quinta-feira (08) foi realizada mais uma reunião ordinária na Câmara de Vereadores.

 

Muitos temas foram discutidos, mas que tiveram como “pano de fundo” o envolvimento político que tomou conta das eleições realizadas no último domingo (04).

 

Entre as discussões de “quem apoiou quem” ou “não apoiei ninguém”, outras pautas também foram discutidas, assim como reivindicações por parte da maioria dos edis.

 

Não discursaram os vereadores Vânio Vieira (PSDB) e Helinho Aragão (PTB). Confira o que mais foi abordado na tribuna mais movimentada da região.

 

Pipoca solicita van adaptada para pacientes com deficiência

 

PipocaNo principal ponto de seu discurso, o líder da bancada de situação destacou seu pedido por uma das vans do programa “Pernambuco Conduz”, que pertence ao Estado.

 

O programa disponibiliza de vans adaptadas para pessoas e pacientes com deficiência, de modo a facilitar os atendimentos, em especial para aqueles que buscam em outras cidades, os tratamentos que não existem na rede municipal.

 

Pipoca (PMN) frisou que a sua solicitação não foi atendida e solicitou que a Prefeitura Municipal possa disponibilizar um veículo nessas condições a população.

 

“Vamos ver se a prefeitura pode nos viabilizar essa van” – disse o vereador.

Dida de Nan rebate críticas de que teria usado nome do prefeito para conquistar votos para candidato a conselho tutelar

 

Dida de nanO vereador Dida de Nan (PSDB) usou da tribuna para rebater críticas feitas por essas ligadas a Oposição.

 

O vereador foi, segundo ele, acusado em emissoras de rádio de usar o nome do prefeito Edson Viera (PSDB) na tentativa de eleger o candidato a conselheiro tutelar, Zeneilton.

 

“Estão me acusando do que não fiz” – disse o vereador.

 

Em seguida, o vereador aproveitou para fazer críticas ao oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL). Para ele, Carlinhos não mede suas palavras ao fazer o uso da tribuna e atinge a credibilidade, de forma desnecessária, os demais parlamentares.

Deomedes Brito expressa repúdio a forma de votação para eleições do Conselho Tutelar

 

Deomedes BritoNo ponto mais forte de seu discurso, o vereador petista destacou, segundo ele, a forma precária que foi realizada a votação para a escolha dos novos conselheiros tutelares.

 

De acordo com Deomedes (PT), a votação deveria ter sido realizada em urnas eletrônicas e não em cédulas de papel que, segundo ele, provocaram diversos erros durante a contagem dos votos.

 

“Não sei se foi culpa do prefeito ou do governo estadual, mas muitos dos candidatos ficaram insatisfeitos e poderiam ter pedido a recontagem. Faço aqui um requerimento verbal para que as próximas eleições sejam nas urnas eletrônicas” – disse.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a qualidade da merenda oferecida as escolas e citou que fará uma fiscalização ainda mais apurada, já que, segundo ele, o cardápio servido as crianças da rede municipal de ensino estaria a desejar.

Ernesto Maia cobra lista com motoristas e veículos de transporte escolar a alunos após flagrante de descaso no Oscarzão

 

Ernesto maiaA denúncia de que crianças que estudam na rede municipal de ensino estavam sendo transportadas, no bairro Oscarzão, em um veículo sem condições mínimas de estrutura foi a pauta do vereador.

 

Segundo Ernesto, é inadmissível que uma empresa contratada pela atual gestão possa estar oferecendo transporte de má qualidade. Ernesto Maia (PSL) fez uma crítica, citando que a maioria dos motoristas de transporte escolar seria de particulares e que foram contratados por serem apoiadores do prefeito nas últimas eleições.

“Eles foram colocados com fins políticos, como fizeram no caso do Oscarzão” – disse.

 

Ernesto cobrou para que a prefeitura passe a lista com os nomes dos motoristas, veículos que estão agregados e se esses mesmos profissionais possuem habilitação necessária a este tipo de transporte.

 

Zezin Buxin volta a destacar reprovação a quem critica o trabalho dos conselheiros tutelares

 

Zezin Buxin 2015O vereador de situação voltou a destacar sua reprovação por aqueles que criticam o trabalho desempenhado pelos conselheiros tutelares.

 

Segundo Zezin Buxin (PSDB), só pessoas que não conhecem a fundo o trabalho desses profissionais é quem fazem críticas a sua forma de atuação.

 

Em seguida, o vereador parabenizou os conselheiros que foram eleitos no último domingo e frisou que não se pode esconder que, de fato, houve envolvimento político-partidário no processo de escolha.

 

“Parabenizo aos que foram eleitos e sei que vão beneficiar com seu trabalho, sejam eles dos dois lados, dos dois grupos políticos. Isso existe sim e não podemos esconder isso.” – frisou.

Narah Leandro destaca atuação dos projetos “Zumba nos Bairros” e “Feliz Viver”

 

Narah LeandroDois pontos podem ser destacados no discurso da vereadora. No primeiro deles, Narah Leandro (PSB) seguiu a mesma linha de discurso feita pelo colega Zezin Buxin (PSDB), sobre quem faz críticas à atuação dos conselheiros tutelares.

 

“Não falem do que não conhecem para não cometer pecados, pois o Conselho Tutelar é o único no país que trabalha 24 horas por dia” – disse, parabenizando o trabalho dos conselheiros Marcos Antônio e Laércio Glicério.

 

Em seguida, a vereadora destacou os projetos “Zumba nos Bairros” e “Feliz Viver”, que proporcionam ações de lazer e qualidade de vida. Este último, que ocorre na associação Cleóstenes Pacas, recebeu cobertura da TV Asa Branca.

“A nossa ideia hoje será assistida pela TV Asa Branca e eu espero que através dessa reportagem outros municípios possam executar também esse projeto.” – frisou.

 

Carlinhos da Cohab diz que Narah Leandro usou cargo de conselheira tutelar como trampolim para chegar a Câmara

 

carlinhos da cohabDois pontos podem ser destacados no discurso do vereador. No primeiro deles, Carlinhos da Cohab (PSL) fez uma dura crítica a vereadora Narah Leandro (PSB), tendo como “pano de fundo” as eleições para escolha dos novos conselheiros, realizada no último domingo (05).

 

“Ela diz que “uma vez conselheira, sempre conselheira”. Essa mulher foi eleita conselheira tutelar, que usou como trampolim para chegar a Câmara” – disse, completando que a população estaria dando a resposta, através da eleição, ao grupo de situação para as eleições 2016.

 

Em seguida, o vereador respondeu as críticas feitas por Dida de Nan, que afirmou não ter feito uso político do nome do prefeito para conseguir apoios para o então candidato a conselheiro tutelar, Zeneilton.

 

“O senhor não é dono de Poço Fundo. O senhor dizia “45 é Edson Viera e 45 é Zeneilton”. Eu acho que foi por isso que ele não teve tantos votos” – frisou.

 

Ronaldo pacas expressa repúdio a Carlinhos da Cohab quanto a comportamento após apuração para escolha dos novos conselheiros

 

Ronaldo pacasNo ponto mais forte de seu discurso, o vereador Ronaldo pacas (PSDC) fez críticas a, segundo ele, atitudes tidas pelo oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL), no ato da apuração dos votos para a escolha dos novos conselheiros tutelares.

 

“Eu não faria o papel que o senhor fez. Fica o meu repúdio a sua atitude, Carlinhos. Você desde que chegou à apuração da eleição do Conselho Tutelar, o nobre vereador teve uma atitude que nos deixa triste, sobretudo, pelo seu tom provocativo e vossa excelência sabe que não é a primeira vez”.

 

Ronaldo frisou que as atitudes de Carlinhos mancham os vereadores perante a população.

 

Zé Minhoca destaca disputa entre PE, CE e RN pela Central de Distribuição de Voos da TAM

 

zé minhocaNo principal ponto de seu discurso, o vereador Zé Minhoca (PSDB) destacou a briga comercial entre os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte pela central de distribuição de voos aéreos da Tam.

 

Conhecida como “HUB”, a iniciativa pode gerar, ao estado vencedor da disputa, um investimento de R$ 4 bilhões e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

 

O vereador destacou um requerimento de sua autoria para que um ofício seja destinado a Dra. Claudia Sender, CEO da empresa aérea, para que Recife seja a cidade escolhida a ter essa Central de Distribuição de Voos.

“Torço para que Recife ganhe e isso, com certeza, irão beneficiar o nosso estado e nossa região” – frisou.

 

Fernando Aragão reprova envolvimento político na escolha dos Conselheiros Tutelares

 

Fernando AragãoNo principal ponto de seu discurso, o vereador Fernando Aragão (PROS) destacou a eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares.

 

O vereador cobrou para que os conselheiros eleitos possam ter uma relação ainda mais próxima com a população, de modo a que seus trabalhos tenham o devido reconhecimento da sociedade e, com isso, se cessem as críticas.

 

O vereador também mostrou sua reprovação ao envolvimento político presente para a escolha dos novos conselheiros.

“É assim que devemos mudar a cabeça do povo. Acredito que o Conselho Tutelar vai se modificar para que a população tenha o prazer de ir votar. A eleição para conselheiro tem que ficar de fora da política. Houve um afastamento muito grande das igrejas e entrou a questão política. Isso não é uma coisa boa.” – frisou.

 

Luciano Bezerra afirma que Galego de Mourinha feriu sua dignidade após acusações de estar construindo imóvel com dinheiro supostamente ilegal

 

Luciano Bezerra 2015Dono do discurso mais forte do dia, o vereador Luciano Bezerra (PR) rebateu as acusações feitas pelo vereador Galego de Mourinha (PTB).

 

Na semana anterior, o vereador, após ter sido citado por Luciano sob um processo que responde por improbidade administrativa e que, segundo ele, foi comparado ao que o prefeito Edson Vieira (PSDB) enfrenta com o escândalo da “Farra das Locações”, Galego denunciou que Luciano estaria construindo uma mansão, no valor de R$ 2 milhões, com dinheiro de origem, supostamente, ilegal.

“O senhor não só atacou a minha dignidade, mas também a da minha esposa e a de meus irmãos que trabalham comigo.” – disse Luciano.

 

O vereador afirmou que já deixou a disposição os seus sigilos fiscal e bancário.

Afrânio Marques cobra para que vereadores não baixem o nível com proximidade das eleições municipais

 

afranio marquesNo ponto mais forte de seu discurso, o vereador Afrânio Marques (PDT) cobrou para que aliados e oposicionistas não baixem o nível de seus discursos durante a tribuna.

 

De acordo com o vereador, a proximidade do período eleitoral faz com que os ânimos comecem a se acirrar e solicitou que seus pares possam ter uso do bom-senso, de discussão de ideias e não de ataques pessoais.

 

“Muitos que passaram aqui com ataques pessoais estão fora da política. Vamos tentar manter o bom-senso. Essa Casa é uma casa boa, de homens de bem, mas muitas vezes baixamos o nível” – disse.

 

Por fim, o vereador falou sobre um debate com religiosos que será realizado no dia 31 de outubro. De acordo com ele, o debate terá a presença de um mulçumano, um indígena, um católico e também um Hare Krishina e tratará sobre como essas religiões veem temas como a sexualidade, a política e corrupção.

 

Junior Gomes destaca leis de sua autoria que não foram postas em prática na atual gestão

 

Junior Gomes 2015O tema da eleição de escolha dos novos conselheiros tutelares também foi pauta no discurso do vereador.

 

Junior Gomes (PSB) destacou que três leis de sua autoria, que auxiliariam também no trabalho desempenhado pelos conselheiros, ainda não foram postas em prática pelo atual governo e cobrou para que isso possa acontecer a partir de janeiro de 2016.

 

“A gente espera que possa ser feito esse trabalho em conjunto e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes da nossa cidade” – disse.

 

Ainda sobre a eleição, o vereador destacou o apoio de políticos a candidatos que concorreram ao pleito de conselheiro, mas frisou, segundo ele, que esse não foi o ponto crucial para a vitória de cada um, mas sim pela sua atuação junto as crianças e adolescentes.

 

Junior Gomes foi um dos vários vereadores que apoiaram candidatos.

 

Zé Elias cobra operação tapa-buracos de Santa Cruz do Capibaribe a Jataúba

 

Zé EliasSeguindo a linha de evitar confrontos entre as bancadas, o vereador Zé Elias (PTB) iniciou enfatizando o anuncio do prefeito Edson Vieira (PSDB) sobre a chegada de três guarnições permanentes da Ciosac.

 

O vereador destacou que, com a chegada do novo efetivo, a segurança possa melhorar no município.

 

Já no segundo ponto, o vereador voltou a cobrar para que seja realizado a operação tapa-buracos na PE-160, que liga Santa Cruz do Capibaribe a Jataúba, e também para a PE-145, que vai até Brejo da Madre de Deus.

 

Zé Elias citou que falou dos dois problemas ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e brincou com a sua nova situação política.

 

“Quero dizer que me encontrei com o Deputado Diogo Moraes e cobrei dele a operação tapa buraco de Santa Cruz a Jataúba. Se antes eu já cobrava sem ser do partido, imagine agora”.

 

Galego de Mourinha insinua que vereador Luciano Bezerra tem duas caras

 

Galego de MourinhaNo seu discurso, o vereador Galego de Mourinha (PTB) deu sua resposta as declarações dadas pelo situacionista Luciano Bezerra.

 

O vereador citou que o discurso de Luciano teria sido uma forma de desabafo, mas lembrou que, segundo o mesmo, os dois já tiveram conversas em outros momentos fora da Câmara e que, na sua frente, o situacionista agia de uma forma e, pelas costas, de outra.

 

“Conversando com o vereador, quando eu dei as costas, ele disse: “É muito bonzinho, mas está respondendo a um processo”. Ele se diz amigo pela frente e como ele falou em covarde, mas covardemente ele está me atacando.” – disse.

 

O vereador citou que Luciano citou apenas o seu nome, mas não citou também Toinho do Pará e Zé Elias, que também estão respondendo ao mesmo processo e falou sobre sua pré-candidatura e de Fernando a prefeitura em 2016.

“Eles têm que bater, tem que ser o centro das atenções. Vão inventar e falar dos dois ou de um dos dois.” – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores