10
setembro

O que rolou no Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe


Indicação de José Augusto Maia a receber Medalha Padre Zuzinha gera polêmica entre vereadores

 

Fotos: Thonny Hill - arquivo

Na tarde desta quinta-feira (10) foi realizada mais uma reunião ordinária dos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Não houve uso da tribuna por parte dos edis, já que foram lidos os Projetos de Resolução com os homenageados a receber a segunda comenda mais importante do Legislativo: a Medalha Padre Zuzinha.

 

A medalha homenageia, de acordo com o que diz o Projeto de Lei que trata do tema, pessoas que tiveram importantes serviços prestados ao município.

 

Dos 17 vereadores, 14 deles indicaram, cada um, seus três homenageados, mas a polêmica maior veio com uma das indicações do vereador de oposição Galego de Mourinha (PTB).

 

O vereador indicou o ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS) como um de seus homenageados e a indicação rendeu discussões entre as duas bancadas.

 

 “Ele tirou do povo para ele!” – dispara Junior Gomes com indicação de José Augusto Maia

 

.

Durante um dos momentos de discussão, o vereador de situação Junior Gomes (PSB) se posicionou, de maneira contrária, ao ex-deputado receber a homenagem.

 

De acordo com Junior, José Augusto Maia não tinha um histórico favorável para ser homenageado com a medalha.

 

“Padre Zuzinha foi aquele homem público, aquele ser religioso que servia porque era sua aptidão, servia porque era seu jeito de ser. Ele não se importava a quem servia, porque servia e quando servia e mais ainda: o que ele tinha era para dar o povo, para dar as pessoas que mais precisavam e não o contrário. O que se vê, principalmente nas atitudes, na história, na biografia… Talvez não esteja incluída no projeto do vereador Galego de Mourinha, não esteja aí, mas a gente sabe muito bem a ficha que tem o ex-deputado José Augusto Maia. Ele teve a oportunidade de servir, mas tirou do povo para ele. Muito contrário do que padre Zuzinha fez.” – disse.

 

Em outro momento, Junior disse:

 

“A história de Padre Zuzinha deve ser tratada com seriedade. Nada contra o vereador Galego, mas acho que a gente conceder uma medalha a quem tem uma ficha tão suja, tão extensa por desvio de recurso público e tantas outras questões… Não condiz com o espírito, com o objetivo da concessão dessa medalha e mais ainda: com a história de quem tanto contribuiu com Santa Cruz que foi padre Zuzinha.”

 

“Se Junior fosse tomar essa posição que ele está tomando agora, ele não dava essa medalha a Augustinho Rufino!” – dispara Ernesto Maia

 

.

Nas suas falas, o vereador Ernesto Maia (PSL) fez sua defesa a indicação de Galego de Mourinha e, direcionando sua palavra a Junior Gomes, citou que o mesmo estaria aplicando a política de “dois pesos e duas medidas” ao indicar o ex-prefeito Augustinho Rufino como um dos homenageados.

 

“Se Junior fosse tomar essa posição que ele está tomando agora, ele não dava essa medalha a Augustinho Rufino, que também foi prefeito e foi acusado de gastar um milhão de tijolos numa construção da prefeitura onde é toda feita de fórmica. Mesmo assim, aconteceu essa acusação. Só estou lembrando isso porque, como diz o ditado: “Dois pesos e duas medidas. O vereador Junior Gomes está mostrando quem é, de fato, com a sua explanação que disse agora há pouco.” – frisou.

 

Galego de Mourinha diz que negativa de Junior Gomes é apenas por questões políticas

 

.

Autor da indicação que gerou a polêmica, Galego citou que Junior Gomes estaria sendo contra a indicação da medalha a José Augusto Maia puramente por questões políticas.

 

“A gente não deve misturar política com medalha. Lamento você, por questão política, querer se manifestar contra quaisquer pessoas que foram homenageadas por mim, agora não devemos misturar as coisas. Devemos reconhecer o trabalho de cada um porque eu não vou enumerar as coisas que José Augusto trouxe a Santa Cruz” – disse.

 

Galego completou que votaria, quaisquer vezes, que o ex-prefeito Augustinho Rufino fosse indicado a receber a homenagem.

 

“Comparar José Augusto Maia com Augustinho Rufino… A diferença é muito grande” – afirma Dida de Nan

 

.

Já o situacionista Dida de Nan (PSDB), por sua vez, citou que votaria favorável a indicação de José Augusto Maia a receber a medalha, mas aproveitou para alfinetar Ernesto Maia quanto as críticas direcionadas ao ex-prefeito Augustinho Rufino.

 

“Eu não tenho nada a ver quanto com a discussão quanto ao vereador Junior Gomes. É um sentimento dele e cabe a ele. Agora Ernesto, você dando o troco a Junior Gomes comparar José Augusto Maia com Augustinho Rufino… A diferença é muito grande. Ah se o problema de Zé fossem apenas esses mil tijolos” – disse, sendo depois corrigido por Ernesto quanto ao número de tijolos.

 

Confira a lista de indicados pelos vereadores (exceto por Vânio Vieira (PSDB), Zé Elias (PTB) e Fernando Aragão que, tradicionalmente, não indica homenageados):

Zé Minhoca (PSDB)

Valmir Gomes Ribeiro
José de França Silva
Jason Lagos da Silva

 

Afrânio Marques (PDT)

Ezequiel José da Silva
Jose Lino Junior
Roberto Oliveira (Beto Skin)

 

Deomedes Brito (PT)

Hosano Lúcides Caetano de Souza
Padre Luis Eduardo da Silva Feitosa
Ezilma Batista de Lima Moura

 

Galego de Mourinha (PTB)

Maria Silvania Bezerra Gomes
José Augusto Maia
Edísio Aleixo de Barros

 

Ernesto Maia (PSL)

Julieta Maria de Lima Andrade
Zeni Ramos de Araújo Neves
Carmem Rejane Rodrigues do Nascimento

 

Junior Gomes (PSB)

Júlio Jacinto da Silva Neto
Francisco de Assis França
Augustinho Rufino de Melo

 

Zezin Buxin (PSDB)

Manoel Francisco Xavier (Padre Bianchi)
Marineide Lagos de Souza
Marcos Antônio dos Santos

 

Helinho Aragão (PTB)

José Vando Bruna
José Ailton da Silva
Flávio Balbino Bezerra

 

Dida de Nan (PSDB)

Maria de Fátima Maia de Oliveira
Célia Gregório de Souza
Maria Gonçalves Filha

 

Ronaldo Pacas (PSDC)

Flávio José da Silva (Paulo de Duda)
Maria Leila Aragão de Moraes
Maria Dalva Diniz Dultra

 

Pipoca (PMN)

Clodoaldo Moreira da Silva
Eraldo Nunes
Lindalva Regina da Silva Moura

 

Carlinhos da Cohab (PSL)

Edson Pessoa da Silva
Divonaldo Sebastião da Silva
Severino Sebastião da Silva

 

Narah Leandro (PSB)

Janilton Allan Maia Carneiro
Natan Paulino Liberato da Silva
José Gomes Filho

 

Luciano Bezerra (PR)

David Monteiro Neto
Eleuzino Miranda Cruz
Eliane Barbosa de Araújo França

4 Comentários

  1. ricardo disse:

    Agora vir mesmo júnior vim conversar besteira por conta de Zé então Edson corrupto Vieira nunca poderá receber tbm né júnior da não CPI júnior q omiti e esconde os escândalos júnior dos vexames homim um bebo vei igual a vc num pode nem se pronuncia bebo vei!!!

  2. ricardo disse:

    Agora vir mesmo júnior vim conversar besteira por conta de Zé então Edson corrupto Vieira nunca poderá receber tbm né júnior da não CPI júnior q omiti e esconde os escândalos júnior dos vexames homim um bebo vei igual a vc num pode nem se pronuncia bebo vei!!!

  3. Flavinho Lima disse:

    Augustinho Rufino não é do Democratas, ele é do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), só uma correção.

  4. Cléber Dias disse:

    Só uma correção os vereadores não foram 16 e sim 15 pelo que se lê na matéria não requisitaram as medalhas Zé Elias e Fernando Aragão.

    Fico no aguardo, e obrigado por sempre passarem informações importantes ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores