25
fevereiro

O que rolou em mais uma sessão do Legislativo!


Polêmica em torno de fechamento da CPI dos Coffee-Breaks e nova denúncia contra o governo movimentam mais uma tarde de discursos

 

Fotos: Thonny Hill e arquivo

Fotos: Thonny Hill e arquivo

Na tarde desta quinta-feira (25) foi realizada mais uma sessão ordinária. Dos 17 vereadores, 15 deles compareceram e fizeram uso da tribuna e a pauta, na maioria deles, foi o fechamento dos trabalhos de investigação da CPI dos Coffee-Breaks.

 

Para quem não se lembra, o pedido de investigação foi feito pelos vereadores oposicionistas com base nas denúncias do vereador Carlinhos da Cohab (PSL), que alegou um suposto superfaturamento na compra de bolos, água mineral e outros itens de uma licitação para compra e fornecimentos de lanches a eventos públicos.

 

Como sempre, o jogo de ataque / defesa predominou os discursos e dois deles se destacaram. O primeiro deles foi o do vereador Ernesto Maia (PSL), que trouxe mais uma denúncia envolvendo coffee-breaks e o vereador Pipoca (PSDB), que respondeu sobre as críticas recebidas quanto, no papel de presidente da CPI, não ter convocado nenhum dos envolvidos a prestar esclarecimentos.

 

Quanto aos ausentes, os vereadores Galego de Mourinha (PTB) e Fernando Aragão justificaram o não comparecimento a sessão por compromissos já agendados.

 

Confira o que mais disse cada um dos vereadores:

 

Ernesto Maia apresenta suposto novo escândalo contra Gestão Vieira

ERNESTO MAIA PSL 2016.

Primeiro a discursar, o vereador oposicionista Ernesto Maia (PSL) trouxe mais uma denúncia contra o Governo.

 

A denúncia, batizada por ele de “Escândalo do Queijo do Reino” está relacionada a mesma empresa que foi citada na CPI do Coffee-Breaks”, que abordou suposto superfaturamento no fornecimento de lanches a eventos promovidos pela Prefeitura Municipal.

 

De acordo com a denúncia, cerca de 230 quilos de queijo do reino, queijo provolone e também presunto, componentes normalmente presentes em tábuas de frios, estariam incluídos nos valores apresentados em cinco documentos assinados pelo Secretário de Educação Joselito Pedro.

 

Nos documentos, o secretário atesta que os itens mencionados, juntamente com salgados e refrigerantes, teriam sido servidos aos professores em quatro eventos de capacitação e um de festividades, que aconteceram entre 17 de março e 07 de setembro de 2015.

 

Segundo o vereador, ao consultar professores sobre se os três itens citados teriam sido servidos nesses eventos, a resposta teria sido negativa. O vereador criticou a conclusão da CPI e os vereadores Junior Gomes (PSB – Relator) e Klemerson Pipoca (PSDB – Presidente da CPI), que afirmaram que a licitação não teve falhas e não havia também a necessidade de se convocar os envolvidos”.

 

“Mesmo com todas essas provas, os vereadores Pipoca e Junior Gomes disseram que estava tudo certo, que tudo estava resolvido. Tenham certeza vereadores, vocês são a vergonha para esta Casa” – disse.

Deomedes Brito denuncia nova falta de medicamentos e curativos em PSFs da rede municipal

DEOMEDES BRITO PT 2016.

Fazendo mais uma denúncia contra o Governo, o vereador petista afirmou que faltou, mais uma vez, medicamentos e curativos em PSFs da rede municipal.

 

Deomedes citou que a informação lhe foi repassada por agentes de saúde e que estariam faltando remédios de pressão, diabetes e curativos, questionando onde seriam aplicados os recursos da saúde.

 

“Pelo amor de Deus, senhor secretário. O senhor está lidando com vidas humanas e veja o que se pode ser feito para a população. Infelizmente, tem PSFs que faltaram remédios. Se procura remédio de pressão, de diabetes e não se tem” – disse.

 

O vereador também aproveitou para falar sobre as fortes chuvas, cobrando para que soluções definitivas sejam tomadas em áreas de alagamentos.

 

Afrânio destaca evento que deve reunir autores de livros e obras sobre Santa Cruz do Capibaribe

AFRÂNIO MARQUES PDT 2016.

No seu discurso, o presidente da Câmara, Afrânio Marques (PDT) destacou um evento de leitura que será realizado em 04 de março.

 

O evento, segundo ele, reunirá autores de livros que possuem obras que retratam Santa Cruz do Capibaribe e criticou aqueles que afirma que o município não tem um celeiro cultural.

 

“Vemos pessoas que dizem que Santa Cruz do Capibaribe não tem cultura e isso não é verdade. Temos 21 autores e 31 livros lançados com diversos assuntos” – disse.

 

O vereador destacou que, no projeto, escritores e personalidades como os professores Edson Tavares e Jota Oliveira, além do advogado e procurador Marcelo Diógenes e outros autores se farão presentes.

 

Ainda de acordo com o vereador, o projeto acontece a partir das 19h. O presidente também destacou um projeto teatral que será implantado nas escolas da rede municipal.

 

Segundo ele, são 09 escolas contempladas com aulas gratuitas para criação e realização de peças e espetáculos.

 

Zé Elias agradece tapa-buracos na PE-160 e cobra que o mesmo seja feito até Poço Fundo

ZÉ ELIAS PTB 2016.

O vereador petebista iniciou agradecendo por solicitações, segundo ele, que foram feitas a atual gestão municipal.

 

De acordo com Zé Elias (PTB), um grave problema de saneamento que atinge casas do “Minha Casa, Minha Vida”, no Loteamento Jaçanã, já começou a ser solucionado, assim como foi iniciado, segundo ele, o mutirão de limpeza no município.

 

O vereador aproveitou para falar de sua participação em uma reunião, juntamente com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), com o prefeito Edson Vieira (PSDB), secretários e vereadores com técnicos do DER e da SVC Construções, que culminaram no início da operação tapa-buracos na PE-160.

“O pessoal do DER prometeu isso para a quarta-feira e de fato isso foi iniciado e é muito bom que se cumpriu” – disse.

 

Zé Elias aproveitou para destacar sua cobrança para que a mesma operação seja realizada até o distrito de Poço Fundo, citando que os técnicos ficaram de ver a possibilidade de fazer tal serviço.

 

Zezin Buxin também cobra por sinalização direcionada a Santa Cruz nas BRs 232 e 104

ZEZIN BUXIN PSDB 2016.

Reforçando o discurso feito na semana passada pela vereadora Narah Leandro (PSB), que cobrou mais sinalização direcionada a Santa Cruz do Capibaribe na BR-104, o vereador Zezin Buxin (PSDB) cobrou para que seja feito o mesmo também na BR-232.

 

De acordo com o vereador, a quantidade de sinalização direcionada ao município é insuficiente, citando que locais menos expressivos como pontes e riachos recebem uma atenção maior do que o próprio município por parte do DNIT.

 

O vereador também cobrou união das bancadas por soluções.

 

“Devemos procurar o DNIT ou alguém que seja responsável para que se indique mais Santa Cruz do Capibaribe. Essa falta dá conotação que isso é proposital” – disse.

 

Carlinhos da Cohab ataca Zé Minhoca e cobra de Luciano Bezerra a seriedade em trabalhos na CPI do Calçadão

Carlinhos da Cohab 2015.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) fez duras críticas ao situacionista Zé Minhoca (PSDB), que preside a CPI que investiga denúncias de irregularidades na distribuição de pontos comerciais no Calçadão.

 

A crítica, segundo o vereador, é direcionada para que os trabalhos da CPI não sejam prejudicados como aconteceu, segundo ele, na CPI que investiga a denúncia nos coffee-breaks. Nesta CPI, o líder da bancada situacionista, Klemerson Pipoca (PSDB), encerrou os trabalhos de investigação sem que envolvidos fossem ouvidos.

 

Carlinhos cobrou ao relator da Comissão, o vereador Luciano Bezerra (PR), para que se mantenha a seriedade nos trabalhos e se convoque as pessoas envolvidas na denúncia para depor.

“De Zé Minhoca eu não espero nada, mas espero que o senhor, Luciano Bezerra, não caia na bronca que Junior Gomes jogou para Pipoca. Sou de primeiro mandato, mas não sou besta de cair como Pipoca caiu” e completou: “Na CPI do Calçadão, não precisa muito não! Basta ir lá e ver a ‘tuia’ de lojas que estão fechadas. Será que esse Calçadão foi mesmo esses R$ 14 milhões?” – disse.

 

Junior Gomes rebate críticas ao encerramento de CPI também sinaliza suposta condenação de José Augusto Maia no “Escândalo da Merenda”

JUNIOR GOMES PSB 2016.

Dois pontos se destacaram no discurso do vereador situacionista. No primeiro deles, Junior Gomes (PSB) fez sua defesa ao governo e rebateu as críticas de adversários, em especial de Ernesto Maia (PSL), quanto a forma de encerramento dos trabalhos da CPI dos Coffee-Breaks.

 

“O senhor é o sinônimo de vergonha para a Câmara” e completou: “O que Ernesto queria, ao ver a documentação, era que tudo estivesse errado para ele fazer um carnaval aqui e na imprensa, mas tudo estava correto”.

 

Já no segundo ponto, o vereador retratou o caso do Escândalo da Merenda, que envolve diversas pessoas, entre elas o ex-deputado federal José Augusto Maia.

 

Junior continuou a questionar Ernesto, citando que, quando se falava de surpresas e denúncias contra o governo, ele não citava o que estaria, segundo ele, a acontecer com seu tio (José Augusto).

 

“Quero dizer vereador Ernesto, que surpresa a população vai ter quando sair a decisão da justiça sobre o escândalo da merenda” – disse, sinalizando que algo poderia acontecer na próxima semana.

 

Helinho Aragão declara repúdio ao governador por situação de caos na segurança pública

HELINHO ARAGÃO PTB 2016.

O principal tema do discurso do petebista foi focado na onda de insegurança em que se encontra Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador relembrou os mais de 20 assaltos a motos realizados no último fim de semana e deixou seu voto de repúdio ao governador Paulo Câmara (PSB) que, segundo ele, não prioriza a segurança pública no Estado.

 

“O que nós vimos esse final de semana foram momentos de terror em Santa Cruz do Capibaribe. Cerca de 20 veículos foram roubados e isso é um absurdo. A polícia não tem condições de trabalho e o governador precisa ter consciência desses fatos” – disse e completou: “Fica aqui o meu repúdio a forma como o governador está tratando a segurança pública no estado e em nosso município”.

 

Luciano Bezerra destaca Audiências Públicas para discutir o armamento da Guarda Municipal

LUCIANO BEZERRA PR 2016.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Luciano bezerra destacou a Guarda Civil Municipal. Segundo o vereador, é necessário fazer a adequação da GCM a Lei Federal que foi aprovada no ano de 2014 pela presidente Dilma Rousseff (PT).

 

Entre alguns aspectos da Lei, o destaque fica por conta do armamento dos Guardas com armas não letais e também armas de fogo.

 

Segundo Luciano, essa discussão deve ser ampliada e levada para a população em forma de audiências públicas.

 

“A adequação a essa Lei vai tocar em um tema que é o armamento da Guarda Municipal. Essa audiência pública será dia 17 de março, quando nós iremos discutir. Cito que esse armamento deve ser discutido com a sociedade, até porque quando se fala de armar a Guarda Municipal, essa adequação dá a entender que é simplesmente para pegar uma arma e colocar na mão desse guarda e não é esse o objetivo” – disse.

 

Luciano destacou também a necessidade de se criar grupo especiais entre os GCMs para combater questões de problemas ambientais, preservação do patrimônio histórico e também uma qualificação maior da equipe Romut.

 

Zé Minhoca afirma que Carlinhos da Cohab é um vereador de segunda categoria

zé minhoca.

O vereador Zé Minhoca (PSDB) usou da tribuna para fazer duras críticas ao oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL).

 

Zé Minhoca acusou Carlinhos de propagar a informação de que o prefeito Edson Vieira (PSDB) seria o principal culpado pelo surto de virose que assolou o município.

 

“Ô vereador de segunda categoria, deixe eu dizer ao senhor… Enquanto o prefeito estava tomando de conta da cidade inteira, o senhor dizia que o prefeito era o culpado, mas nunca vi o senhor ajudar. Fui várias vezes ajudar no Hospital Municipal, e o senhor?” – disse.

 

Zé Minhoca completou que Carlinhos deveria pedir desculpas ao prefeito por suas palavras e citou que ele deveria ter humildade e vergonha.

 

Narah Leandro convoca população a conhecer o trabalho da AADESC

NARAH LEANDRO PSB 2016.

A vereadora Narah Leandro (PSB) usou da tribuna para elogiar o trabalho desempenhado pela Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe – AADESC.

 

De acordo com a vereadora, a entidade faz um trabalho com qualidade igual ao que é prestado pela AACD, grande instituição de nome nacional quando o assunto é ajudar pessoas com deficiência.

 

A vereadora elogiou toda a equipe de profissionais da AADESC, em especial a diretora Fátima Oliveira e aproveitou para destacar que o calçamento a rua da entidade, algo aguardado há anos, será concluído, segundo ela, ainda este ano pelo prefeito.

 

Por fim, ela fez um convite a população.

“Vão conhecer de perto esse projeto, pois assim todos podem mensurar o trabalho que é realizado e ajudar como puder, seja com serviço voluntário ou com ajuda financeira” – disse.

 

Klemerson Pipoca rebate críticas sobre sua atuação nos trabalhos da CPI dos Coffee-Breaks

Pipoca.

O vereador Klemerson Pipoca (PSDB) fez um discurso com duras críticas a aqueles que, segundo o mesmo, estariam tentando denegrir a sua imagem.

 

O vereador foi alvo de oposicionistas, profissionais da imprensa, radialistas e comentaristas políticos sobre sua forma de atuação na CPI dos Coffee-Breaks ao encerrar os trabalhos de investigação sem convocar os envolvidos para prestar esclarecimentos.

“Fui bombardeado por algumas pessoas e vereadores que tentam denegrir minha imagem. Carlinhos da Cohab disse que eu não entro na casa do povo e que eu deveria ter vergonha, mas eu entro olhando nos olhos porque fizemos um trabalho correto” – disse.

 

Em seguida, Pipoca foi ainda mais incisivo quanto as críticas ao vereador de Oposição.

 

“O senhor não tem nenhuma moral para falar do meu trabalho. Veja se eu tenho alguma ação (na justiça) contra mim. O senhor tem ações contra si e não tem nenhum trabalho nesta casa” – frisou.

 

Dida de Nan faz nova defesa ao governo e manda Oposição trabalhar

Dida de Nan 2015.

Continuando a fazer sua defesa ao governo perante as denúncias de oposicionistas, o vereador Dida de Nan (PSDB) rebateu o discurso feito pelo vereador Deomedes Brito (PT), de que estariam faltando medicamentos e curativos nos PSFs.

 

“O vereador Deomedes diz que conversou com uma amiga (sobre a falta de medicamentos e curativos) e disse aqui que ela tinha dito que isso nunca acontecia antes nos PSFs. Realmente ela nunca viu, já que no tempo de vocês eram apenas três e agora são 18 que estão funcionando” – disse.

 

Já sobre a polêmica em torno da forma de encerramento dos trabalhos na CPI dos Coffee-Breaks, Dida foi ainda mais incisivo, em especial a nova denúncia apresentada pelo vereador Ernesto Maia (PSL).

 

“A CPI do Bolo já foi aprovada (ou concluída) essa semana e ele agora vem com Queijo do Reino… Vão trabalhar ao invés de ficarem acusado as pessoas” – destacou.

 

Ronaldo Pacas defende Pipoca e diz que palavras de Carlinhos da Cohab não podem ser levadas a sério

RONALDO PACAS PSDC 2016.

O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) destacou as críticas que foram feitas ao vereador Klemerson Pipoca (PSDB).

 

Pipoca, que preside a CPI que apura supostas denúncias de superfaturamento no fornecimento de coffee-breaks a eventos públicos, foi duramente criticado após fechar os trabalhos da CPI sem convocar os envolvidos a prestar esclarecimentos.

 

“Com a apresentação de documentos e testemunhas, você não pode dar credibilidade a aqueles que foram contra a Praça de Alimentação, as casas dadas as pessoas do Jaçanã, aqueles que foram contra a Central de Abastecimento que serão iniciadas as feiras e tantas outras coisas” – disse.

 

Ronaldo pacas aproveitou para fazer críticas ao vereador Carlinhos da Cohab, relembrado o caso em que foi relator de uma denúncia feita de Carlinhos contra o Luciano Bezerra em relação a uma obra de calçamento feita no bairro Bela Vista.

“Na condição de relator, eu chamei Carlinhos a trazer a sua testemunha. Não parei ouvidas, reunião, mandei intervenção e o pessoal não estava em casa. Concluímos os trabalhos porque nunca apareceu testemunha. O senhor atrapalhou os trabalhos” – disse.

 

Ronaldo completou afirmando que as palavras de Carlinhos não devem ser levadas a sério.

 

Vânio Vieira critica Pipoca pela forma como foi conduzido os trabalhos da CPI dos Coffee-Breaks

VÂNIO VIEIRA PSDB 2016.

O tema das CPIs foram focos no discurso do vereador Tucano. Vânio Vieira (PSDB) afirmando que já sabia que as denúncias de superfaturamento dos coffee-breaks fornecidos em eventos municipais não seriam investigadas.

 

O vereador aumentou as críticas, citando que vereadores que defendem o prefeito, mesmo tendo provas ou evidências que deem embasamento as denúncias, não serviriam para ocupar lugares no Legislativo.

 

“Eu fico pensando no que se passa na cabeça de vereadores desses, incluindo do vereador Pipoca, que não convocou ninguém para prestar depoimento mesmo com essa enxurrada de denúncias de informação de corrupção dentro do governo e se omitir. De botar a cara na rua e ser o maior culpado de não se investigar isso. Com posições como essa, a cada dia mais se tira a credibilidade das pessoas com a política” – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores