18
outubro

“O grupo já tem candidatos para deputado estadual em 2018 e prefeito em 2020”, diz Carlinhos da Cohab


Fotos: Janielson Santos.

O vereador mais bem votado do grupo de oposição em Santa Cruz do Capibaribe, Carlinhos da Cohab (PTB), concedeu entrevista ao Programa Rádio Debate da Rádio Polo FM, na manhã desta terça-feira (18). Ele falou, entre outras coisas, sobre as dificuldades do último pleito, suas pretensões para o seu segundo mandato e decisões em torno do futuro do grupo taboquinha, na Câmara de Vereadores e nas próximas eleições.

Num dos pontos mais polêmicos, afirmou que ainda não tem candidato para Câmara Federal, para o pleito 2018. Em contrapartida, já está decidido por José Augusto Maia (PTN), para o poder legislativo estadual e Fernando Aragão (PTB), para prefeito em 2020.

Carlinhos ainda falou das suas pretensões para liderança da bancada, eleições para presidência da Casa e embates entre militâncias dentro do grupo, durante o pleito eleitoral.

Confira os principais pontos:

Votação

De acordo com o petebista, a sua expectativa foi alcançada e destacou o aumento no número de votos, onde conseguiu ampliar em cerca de mil, em relação à última eleição.

“Minha expectativa era ser reeleito, foi esse o trabalho. Na outra, tive 1.800 votos e todo mundo sabe que a reeleição é mais difícil. Fui um dos pouco que aumentei a votação”, disse, lembrando que em 2012, teve o apoio de Marlos da Cohab (PTN), que este ano foi eleito vereador.

Termina ou não termina?

img_6839

Seguindo o pensamento de Ernesto Maia (PT), Carlinhos acredita que o prefeito reeleito, Edson Vieira (PSDB), não completará o mandato, até 2020, em virtude de situações judiciais.

“Só se não existir justiça, por que se tiver, isso vai acontecer. Pode colocar a barba de molho, prefeito, por que você pensou que era dono do mundo, que era dono de Santa Cruz, e não é”, falou.

“Questão de justiça”

Quando indagado sobre a próxima liderança de bancada, na Casa José Vieira de Araújo, Carlinhos revelou uma reunião interna do grupo taboquinha, após o pleito de 2012, em que Ernesto Maia (PT) teria afirmado que, por questão de justiça, deveria ser o líder, já que ele foi o mais bem votado entre os parlamentares.

“A gente vai ter uma reunião e meu nome tá à disposição. Ganhei 4 anos de experiência, na Câmara”, diz enfatizando as denúncias e os trabalhos, principalmente, na comissão de obras e urbanismo.

Em 2016, Carlinhos foi o mais bem votado da oposição com 2.894 votos e disse que já conversou com colegas próximos sobre o tema, além dos líderes José Augusto Maia (PTN) e Fernando Aragão (PTB), e enfatiza a importância de sair unido dessa decisão, acreditando ter condições plenas de ficar no posto.

“Aqui não tem chefe. Todos tem que ter espaço na política. Fernando tem o espaço dele. Zé Augusto também tem o espaço dele, e é questão de justiça que Carlinhos tenha seu ‘espacinho’ também. Todo mundo merece crescer na política. Fernando foi candidato e já se lançou para 2020, e tá correto, Zé Augusto é o candidato automaticamente, e Carlinhos não pode ser, ao menos, o líder da bancada, não? Por que?” questiona.

Tempo

img_6812

Na avaliação do vereador, o grupo está demorando para fazer uma reunião após o pleito, tanto para escolha de líder a partir de 2017, quanto em relação à votação em que decidirá o novo presidente para o biênio 2017-2018. Ele rebate um suposto comentário de um integrante do grupo, que considera a discussão antecipada.

“Como é cedo se já tem candidato para deputado em 18 e prefeito em 20? tem que ser logo, já tá em tempo”, fala.

Carlinhos ainda diz que aceitará ser candidato para presidência, mesmo sabendo das chances remostas de vitórias. O grupo de oposição terá, de início, 7 vereadores, enquanto a situação contará com 10.

Disputa com Augusto e ‘não’ de José Augusto

O vereador reconheceu que existia uma disputa dentro do grupo entre Augusto Maia (PTN), filho de José Augusto Maia e ele. No entanto, diz que foi algo que ficou entre simpatizantes, militantes e apostadores dos candidatos, que vislumbravam quem teria mais votos entre os dois.

Ele ainda garante que José Augusto Maia negou o uso da imagem para material de sua campanha, algo que disse entender, por ter um filho do mesmo, disputado cargo igual. Contudo, o petebista lhe assegura apoio para o pleito em 2018.

“Vou pedir votos para Zé Augusto. Vou correr em Recife onde também tenho alguns amigos, independentemente de qualquer coisa”, falou.

E o federal, quem é?

O apoio assumido ao ex-prefeito, José Augusto Maia, para uma possível disputa para a ALEPE, em 2018, não se repete quando o assunto é a Câmara Federal. Carlinhos revelou que ainda não tem candidato decidido. Vale destacar que, em 2014, o grupo saiu dividido, com candidatos distintos tanto no âmbito estadual, quanto federal.

“O grupo vai ter que sentar e conversar. Eu hoje não tenho federal, mas vou sentar com o grupo. Tenho que ter, ao menos um telefone do deputado para pedir, pelo menos, um balde de água para Santa Cruz. Sou sincero no que digo”, diz, acrescentando que não teve apoio de qualquer deputado, durante a última eleição, nem tem ‘acesso’ ao deputado Ricardo Teobaldo (PTN).

img_6819

Indagado se Eduardo da Fonte (PP) seria uma boa opção para o grupo, ele diz reconhecer os trabalhos do parlamentar para Santa Cruz do Capibaribe, mas que tudo ainda será visto com os colegas aliados.

Um Comentário

  1. João Reinaldo Neto disse:

    Bom dia amigos(as), sou poeta popular e compositor, caso interessem, por musicas pra campanha eleitoral, me coloco a disposição
    a exemplo posso enviar um trabalho que gravei pra o ex presidente Lula, Watsapp (84) 991191563( poeta Jota Neto)
    grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores