29
outubro

O descaso na BR-104


Obras de duplicação da BR-104 estão paradas por falta de pagamento

 

Fotos: Ney Lima, Thonny Hill e Elivaldo Araújo

 

O acesso às cidades do Polo de Confecções de Pernambuco está prejudicado pelas obras de duplicação da BR-104 que estão paradas.

 

Os trabalhos começaram em 2008, com a promessa de conclusão de três anos.

 

A equipe do Blog do Ney Lima percorreu os 57 km que ligam Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru e não encontrou nenhum operário na obra.

 

No acesso que liga a BR-104 à Rodovia PE-160, um dos pontos mais críticos, vários buracos e um desvio que prejudica a passagem dos veículos. O local passou vários meses cercado por tapumes, mas nenhuma obra asfáltica foi feita no trecho.

 

 

 

O descaso é maior no trecho entre o distrito de Pão de Açúcar e a cidade de Toritama, onde pouca coisa foi feita em mais de quatro anos após o início das obras. As máquinas não trabalham há mais de um ano.

 

O Blog verificou também que após Toritama, vários trechos estão cheios de buracos, inclusive no percurso onde a duplicação foi feita.

 

No município de Caruaru, onde se concentra a maior complexidade do projeto de duplicação, as obras estão paradas desde o último mês de junho.

 

 

 

 

 

Afirmações Diogo Moraes não se concretizam

 

O deputado estadual socialista Diogo Moraes, representante do Polo de Confecções, em vários momentos falou sobre a paralisação das obras.

 

Em maio deste ano, o deputado afirmou, durante uma entrevista ao radialista Silvio José, que a prioridade naquele momento seria desobstruir as obras no acesso à cidade de Caruaru e posteriormente as obras seriam reiniciadas nos demais trechos, o que não aconteceu.

 

 

O principal motivo da paralisação

 

O principal motivo da paralisação das obras de duplicação é uma dívida entre o DER e as construtoras do consórcio responsável pela obra.

 

O Blog do Ney Lima apurou que o valor da dívida está gerando divergência entre o órgão e as empresas. O consórcio argumenta que o débito é de R$ 14 milhões, mas o DER só assume R$ 5 milhões.

 

Neste mês de outubro, a duplicação entrou na mira do Ministério Público que, através da promotora Gilka Miranda, de Caruaru,  estuda acionar o Poder Judiciário para punir os responsáveis.

 

Com este e outros impasses, as obras estão paradas e o acesso às cidades de Polo de Confecções, novamente, ficará prejudicado nos meses de maior movimento, devido à alta temporada de vendas para o final de ano.

 

 

13 Comentários

  1. aline disse:

    tanto blá blá blá e pouco trabalho

  2. Armando disse:

    Quem é o pai dessa? Tem dono? Quando o negocio não anda, estar pra tras, corre todos os pais de obras…

  3. Caro Ney Lima, Muito importante sua matéria, assim como o próprio assunto. Entretanto surge uma indagação que considero importante: A imprensa local, seja falada ou escrita não tocou neste assunto o ano inteiro, principalmente antes da eleição, porque?

  4. alberto disse:

    e eduardo ainda quer ser president
    com esse bando de preguiscoso, do lado dele jamas

  5. alberto disse:

    eo trampulin eleitoralpra 2014,

  6. Edson Alves disse:

    Vergonha!!
    A cidade mais prejudicada com essa paralisação é Santa Cruz, e mesmo tendo dois deputados estaduais e um federal nenhum pressiona o governo do estado para o reinicio das obras , enquanto isso o federal briga pra ter o nome do governador ligado a sua campanha, e os estaduais se omitem e exaultao o governador, invés de o pressionar.

    Infelizmente é essa a postura mediocre dos politicos de nossa cidade.
    E em meio a tudo isso, a população ainda os tratam como Deuses.

  7. José Nivaldo disse:

    ATENÇÃO SENHORES ELEITORES: Daqui a 2 anos vai acontecer as eleições para GOVERNADOR e PRESIDENTE DA REPÚBLICA, então não maneira mais fácil de PROTESTAR que é através do voto. NÃO VOTANDO EM CANDIDATOS QUE SEJAM APOIADOS PELO Sr. EDUARDO CAMPOS, FECHOU OS OLHOS PARA SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

    1. alberto disse:

      E VERDADE A DOIS ANOS QUE EU PROCURO UNA OBRA DE DIOGO EN SANTA CRUZ E AINDA NAO ACHEI, SO BRA BRA BRA

  8. Diógenes Souza disse:

    Também concordo que isso é um descaso. Acontece que o blogueiro só se expressou assim depois das eleições. Os seus compromissos políticos anteriores não permitiram que ele dissesse isso no período eleitoral.

  9. neilton frança disse:

    CAROS LEITORES A CULPA NÃO É SÓ DOS POLÍTICOS NOS TAMBÉM SOMOS CULPADOS,DEVERÍAMOS ERA FAZER UM PROTESTO PRA VER SE O GOVERNADOR NOS ENXERGASSE POIS É UMA VERGONHA UMA CIDADE FEITO SANTA CRUZ COM UMA ECONOMIA FORTE COM TREIS DEPUTADOS E VERMOS UMA VERGONHA DESSA,INTERESSANTE E QUER CARUARU SEMPRE RECEBE O EDU,MAIS AS ELEIÇÕES PARA DEP.GOV E PRESIDENTE VAI CHEGAR,QUEM SABE ELE NÃO VEM AQUI PEDIR UNS VOTOS.

  10. neilton frança disse:

    QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE SOU CONTRA CERTOS TIPOS DE PROTESTOS ,MAIS AQUI NO BRASIL AS COISAS PARECE QUE SÓ FUNCIONA DESSE JEITO VAMOS NOS ACORDAR PRA VER SE AS COISAS ANDAM.

  11. Marcos disse:

    Lembramos que nas placas dessa obra existe dois governos o federal e o estadual, mas em 2014 teremos eleições e com certeza os políticos dessa cidade vão brigar para tirar fotos ao lado de Eduardo e Dilma, mas a culpa não são deles não, sabe por que? São dos eleitores que em pesquisas recentes mostram que eles tem uma aprovação muito grande tanto
    EDUARDO quanto DILMA.Estamos passando por uma seca muito grande mas em 8 anos de Lula mais 4 anos de Dilma não tem uma obra de uma cacimba em nossa região,quando Fernando Henrique era presidente e Marco Maciel o vice eles construiram o Açude de Jucazinho.

  12. Admilson Gomes disse:

    Engraçado como Eduardo está sendo desvalorizado após a política… Até um dia desses tinha gente entrando na justiça para ter o direito de expor sua imagem junto ao seu bando.
    Problemas dessa natureza ainda vão ser um tormento enorme por muito tempo nessa região, pois todo e qualquer governo trabalha com dados sobre a arrecadação de ICMS e outros tributos, coisa não muito praticada por essas bandas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores