11
março

Mãe acusa falta de assistência para criança portadora de autismo em escola pública de Toritama


 

Uma mãe denunciou ao Blog do Ney Lima que seu filho de sete anos está tendo dificuldades para estudar em uma escola da rede pública municipal na cidade de Toritama. A criança está matriculada, mas não havia conseguido ingressar ao ensino desde o início das aulas, em 25 de fevereiro.

 

Mileide Marques de Araújo, mãe do menor, conta que apenas nesta segunda-feira (11) a Escola Manoel Matias recebeu a criança, mas afirma que foi chamada pouco antes do término do horário das aulas para buscar seu filho, e que teria ouvido da diretora do colégio que o menino estaria subindo janelas nos corredores e que não teria responsabilidade sobre a criança, segundo a mãe.

 

 A mãe afirmou ao Blog ainda que em 2018 metade do período escolar foi comprometido por falta de cuidadores na rede pública.

 

O Blog obteve o relato de outra mãe que também tem uma criança especial onde esta aponta mau atendimento de funcionários da mesma escola para com o seu filho. A mulher relatou também a falta de cuidadores.

 

 

Prefeitura nega o problema

 

O Blog do Ney Lima entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Toritama para obter informações sobre o caso do garoto Nykollas, abordado nesta reportagem. A prefeitura nega que esteja ocorrendo o problema e diz que “a denúncia não é verdadeira e parte de uma única pessoa”.

 

“A Prefeitura finalizou uma seleção para a escolha das cuidadoras e elas iniciaram as atividades nesta segunda-feira (11/03). As aulas tiveram início no dia 25/02. Nos últimos dias as contratadas se familiarizaram com as instalações e receberam as devidas capacitações e já estão em serviço nas escolas, garantindo a inclusão das crianças especiais nas escolas públicas de Toritama e também na creche municipal”, diz a nota.

 

Questionada se a vaga da criança em questão estaria assegurada, a assessoria afirmou que “o município tem todo interesse de acolher crianças especiais nas escolas e na creche” e finalizou dizendo que o garoto Nykollas permanece matriculado na escola Manoel Matias.

O Blog continuará acompanhando o caso nos próximos dias. A inclusão de crianças portadoras de deficiência comum nas unidades de ensino é um direito protegido por lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores