18
janeiro

Insegurança, reajuste de salários e crise hídrica são pautas no legislativo em Brejo


img_5610

Foto: Thonny Hill

Na terça-feira (17) a equipe do Blog do Ney Lima acompanhou a terceira reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus.

Vários assuntos foram discutidos, com destaque para o projeto que eleva os salários dos Conselheiros Tutelares (que deve conseguir ampla maioria de votos já na próxima reunião) e também a cobrança para realização de uma audiência pública, para tratar da insegurança.

img_5607

img_5618

img_5620

img_5637

Quanto aos discursos, os 13 edis fizeram uso da tribuna. Confira:

Flávio Diniz destaca projeto que aumenta salários de conselheiros tutelares

img_5729

Abrindo a série de discursos, o vereador e líder da bancada governista destacou o projeto de lei que tramita na Casa, que trata sobre o aumento de salários pagos aos conselheiros tutelares.

“Peço também a Oposição que veja, com bons olhos, essa lei que foi criada desde julho de 2015 e que, se Deus quiser com a aprovação, já estarão tendo seu reajuste para que possam desempenhar seu ótimo trabalho” – disse.

Em seguida, o Flávio (PC do B) falou positivamente de um requerimento que solicita a instalação da Praça da Criança e também parabenizou professores brejenses, que estão realizando pós-graduações no Paraguai.

;.

Damião Aguiar solicita restauração de estradas na zona rural

img_5749

No principal ponto de seu discurso, o vereador petebista fez sua cobrança ao prefeito Hilário Paulo, para que estradas que ligam distritos na zona rural sejam restauradas.

“Quero pedir a recuperação das estradas que ligam Mandaçaia a São Domingos, Mandaçaia a Fazenda Nova e a Barra de Farias. Vejo que estão muito esburacadas e eu sei que ele vai fazer isso” – pontuou.

;

Junior de Miguelão destaca discussão do projeto que reajusta salários dos Conselheiros Tutelares

img_5753

No principal ponto de seu discurso, o vereador também destacou o projeto que reajusta o salário dos conselheiros tutelares.

“Foi uma luta nossa enquanto Secretário de Assistência social, juntamente com os vereadores que abraçaram a causa. O prefeito Dr. Edson a época lutou para que fosse criado o Conselho Tutelar de São Domingos e que fosse dado essa melhoria salarial para os demais” – disse.

Sobre os requerimentos, o vereador enfatizou os que solicitam a criação do programa “Bolsa Universitária” e também a instalação de uma escola de Corte e Costura, segundo o mesmo, para incentivar e qualificar ainda mais a confecção na área rural e urbana.

.

Jobson Barros cobra inclusão de artistas locais nos festejos de Brejo e continuidade de reuniões itinerantes da Câmara

img_5773

No principal ponto de seu discurso, Jobson Barros (PTC) fez uma cobrança para que, na elaboração dos artistas para as comemorações da Semana Santa em Fazenda Nova, também possam ser incluídos artistas locais.

“Sabemos que esse município é rico de artistas, de profissionais da música que estão esquecidos e precisam de oportunidades para que mostrem seus talentos e participem dos grandes eventos ao lado das atrações que vem de fora” – disse.

Em seguida, Jobson aproveitou para cobrar a continuidade das reuniões itinerantes da Câmara, citando os distritos de São Domingos, Mandaçaia, Fazenda Nova entre outros, com a utilização de espaços públicos.

.

Bolão cobra implantação de uma audiência pública para tratar da insegurança em Brejo

img_5826

No principal ponto de seu discurso, o vereador Wagner Assunção (Bolão-PP) fez uma cobrança para que uma audiência pública, para tratar o tema da insegurança, seja instalada. O mesmo apontou, segundo ele, motivos para justificar essa necessidade.

“Eu me sinto hoje inseguro, até aqui mesmo dentro da Câmara. Com um celular na mão, você pode ser assaltado como está acontecendo nas casas em fazenda Nova, Fazenda Velha, na zona rural… O pessoal já vem com medo e pensa “Já vão levar meu dinheiro?!” Eu sei que não resolve 100%, mas algum benefício se traz para que possamos tratar disso em Brejo da Madre de Deus. Está inadmissível” – pontuou.

O vereador aproveitou para citar que, caso a medida não surta efeito, o mesmo cobrou a união para que todos possam buscar soluções junto à Secretaria Estadual de Defesa Social.

.

Avecino cobra para que relatório de licitações seja entregue aos vereadores

img_5883

No principal ponto de seu discurso, o vereador fez sua cobrança para que um relatório tratando das licitações seja entregue aos vereadores. Avecino justificou seu requerimento, feito de forma verbal.

“Quero que seja enviado esse ofício à Comissão de Licitação para que ela mande quais dias que vai ter licitação e quais as licitações para que nossa bancada, quanto a bancada de Situação, possam fiscalizar o que acontece na prefeitura” – pontuou.

Avecino também cobrou para que a Secretaria de Obras possa realizar o saneamento básico em pontos do distrito de Barra de Farias, assim como colocar placas de endereço e números de residências no bairro Boa Esperança para facilitar entrega de correspondências.

O mesmo aproveitou para cobrar também a construção de uma caixa d’água comunitária na mesma localidade, além de implantar a operação “Lata a lata” para distribuição de água a famílias carentes e a construção de um campo municipal na sede.

 ;

Professor Marconi cobra pagamento do salário de dezembro aos aposentados e contratados

img_5913

No seu discurso, o Professor Marconi (PTC) aproveitou para fazer a cobrança do pagamento de salários por parte do poder municipal.

“É lamentável que o ex-prefeito Dr. Edson não tenha pago o mês de dezembro os salários dos aposentados e ainda pagou atrasado o 13º. É lamentável eleger gestores que que não cumprem, o mínimo, em manter os salários em dia. Infelizmente os aposentados não receberam, mas não só eles, também os contratados. O prefeito que passou não fez o dever de casa” – disse.

Segundo ele, muitos prefeitos que administraram o brejo, trataram São Domingos de forma aquém do que precisa, enfatizando mais uma vez a cobrança quanto aos salários atrasados.

.

Val Lima também cobra conserto de estradas na zona rural e audiência pública para discutir a insegurança

img_5965

Em seu discurso, o vereador do PTC voltou a cobrar o conserto de estradas na zona rural, enfatizando os distritos de Mandaçaia a São Domingos. Segundo ele, a melhoria dessa estrada facilitará o mais rápido escoamento de mercadorias para vendas no Polo de Confecções.

Já sobre o tema da insegurança pública, ele reforçou o pedido do vereador Bolão, quando a realização de uma audiência pública para tratar da insegurança.

“Estamos juntos para essa audiência pública porque isso é de suma importância. Saímos de casa, mas não sabemos se voltamos por conta da criminalidade e da roubalheira que se encontra em nosso município” – frisou.

.

Robertinho Asfora cobra conserto de veículos da saúde em Brejo e Audiência Pública para tratar a insegurança

img_5984

No principal ponto de seu discurso, Robertinho Asfora (PSB) cobrou o conserto de veículos usados para a saúde.

Segundo ele, uma ambulância do Samu que estaria com problemas em sua parte elétrica, assim como ambulância que estaria sendo usada de forma indevida.

“Brejo tem uma história ligada a mecânica, não só de carros a diesel, mas também de gasolina. Um amigo meu teve uma fratura na perna e um enfermeiro amigo meu lá no Hospital Regional me relatou que a ambulância do Samu, que pertence a Brejo, está chegando de madrugada, aconteceu final de ano, e passou a madrugada ligado porque o motor de partida estava ruim. Será que não consegue se ajeitar isso? Fora a deterioração das peças” – pontuou.

Sobre a ambulância, o mesmo citou que uma delas, de placa PDR-6406 esteve na quadra do colégio Maria da Gloria e teria passado mais de uma hora e meia sem que se estivesse utilizando.

Já sobre o tema da insegurança, o mesmo voltou a cobrar que a audiência pública seja realizada, mas também com a presença de vereadores de outras cidades a exemplo de Taquaritinga e Santa Cruz.

.

Silvano Pereira destaca projeto que aumenta salários de conselheiros tutelares

img_6029

Em breve discurso, o vereador também enfatizou o projeto de lei que tramita na Câmara, que trata do aumento salarial dos conselheiros tutelares.

“Quero agradecer ao prefeito por esse gesto com os funcionários e que se tenha esse aumento de salário, que é mais do que justo” – concluiu.

.

Mané Bento também destaca projeto que aumenta salários de conselheiros Tutelares

img_6047

No seu discurso, o vereador Mané Bento (PC do B) também destacou o reajuste de salários dos Conselheiros Tutelares.

Segundo ele, a aprovação do projeto seria uma vitória para a categoria já que, ainda de acordo com o mesmo, diversos setores enfrentam demissões e corte de salários.

“Isso precisa do apoio de todos nós, não só do poder público, mas de todos os setores da sociedade. Vamos trabalhar para que esse trabalho seja valorizado, pois quem ganha é a população” – disse.

O vereador aproveitou para destacar também as falas de Robertinho, citando que o conserto da ambulância do Samu não poderia ser feito em qualquer local, mas em uma oficina que ganhasse uma licitação no município.

.

Maria José do tambor destaca polêmica de suposto golpe de prêmio 

img_6093

No principal ponto de seu discurso, Maria José do Tambor (PP) tocou em uma polêmica recente, no qual foram envolvidos o seu nome e o do prefeito Hilário Paulo (SD).

A polêmica seria um suposto prêmio que seria oferecido pelo Governador Paulo Câmara (PSB) a políticos com atuação de destaque em seus mandatos, situação que, segundo ambos, foi um golpe feito por um estelionatário, de nome Bento Costa.

A vereadora citou que tanto ela quanto o prefeito chegaram a desembolsar quantas em dinheiro que, segundo a mesma, não seria para a compra do suposto prêmio, mas de exemplares de um jornal em que seriam destacados.

“Esse rapaz, com o nome de repórter, enganava qualquer pessoa. Disse que teria passado na prefeitura e eu liguei para Hilário. Ele me disse que passou lá mesmo, mas eu fiquei desconfiada. Ele disse que era funcionário do estado e que o Governador, junto com o (jornal) Folha (do estado de Pernambuco), disse que eu tinha sido a mais votada e que iria receber esse prêmio. Fiquei feliz e ele me disse que seria no clube da AABB em Recife. Qualquer pessoa caia” – disse.

A mesma disse que desembolsou cerca de R$ 150,00 que, segundo ela, garantia a compra dos exemplares. Ela citou que tomou conhecimento do golpe após a divulgação da prisão do Bento.

.

Laelson do Sindicato destaca crise hídrica e Projetos para reajuste de salários de concursados e conselheiros tutelares

img_6174

No principal ponto de seu discurso, o presidente da Câmara destacou, segundo ele, a situação de crise hídrica no município. Laelson (PT) destacou visitas a comunidade da zona rural, frisando a necessidade de obras de reativação no cacimbão que existia em frente ao clube Aquário, conhecido como Bengala.

“Isso é um anseio da comunidade brejense, principalmente da comunidade de mãe rainha e proximidades” – disse, citando que continuará cobrando para a continuidade da execução das obras.

O vereador também destacou que, nas próximas reuniões, haverá a discussão e votação dos projetos de lei para aumento de salários dos Conselheiros Tutelares e dos funcionários concursados.

“Quero parabenizar ao prefeito por esse compromisso e vamos pedir a colaboração da Oposição, para darmos as mãos, para fazermos da sede e da zona rural um lugar melhor” – pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores