10
abril

Exclusivo – Secretário de Defesa Social confirma que Batalhão Especializado em Caruaru também servirá a Santa Cruz


EXCLUSIVO

O editor deste blog conversou, com exclusividade, com o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Ângelo Fernandes Gioia (foto). Em pauta, o problema da insegurança pública no estado, sobretudo em cidades importantes a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe.

Durante a entrevista, o secretário falou sobre temas importantes e polêmicos. Entre eles estão o aumento da violência no Estado, a proibição de greves nas polícias e demais setores da segurança pública, o aumento previsto nos efetivos das Polícias Militar e Civil e também da instalação de um novo Batalhão Especializado na cidade de Caruaru, que também deve atender outras cidades.

.

Proibição judicial de greves por parte de policiais

Sobre este ponto, o secretário falou sobre a decisão do STF, que considerou como inconstitucional o direto a greve por parte de policiais civis e demais setores públicos que lidam diretamente com a segurança pública.

De acordo com ele, a determinação judicial resgataria algo que já estava previsto na Constituição Federal e citou que o governo estadual deu ganhos as tropas, reestruturou carreiras, investiu em equipamentos entre outros.

“Estamos oferecendo ganhos a tropa, ganhos financeiros e de equipamentos. Quando se fala em ‘proibir a greve’ ou ‘evitar a greve’, é porque é algo ilegal e até imoral. É imoral em que sentido? O governo está sensível aos problemas da tropa e está adotando medidas efetivas de modo a corrigir distorções. Não se pode apostar na anarquia, no caos, no desprezo a vida e na falta de cuidados com a população. Quando se faz concurso para polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil, você adere a um regime jurídico previamente conhecido” – disse.

O secretário negou que haja coletes vencidos ou falta de viaturas para os efetivos do Estado.

.

Aumento de efetivos nas polícias para 2017

Durante a entrevista, o secretário foi questionado sobre o anúncio, feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), da formação de novos 1500 policiais para este primeiro semestre.

Questionado se esse número seria suficiente para compensar os policiais que vão para a reserva e as demais deficiências nos quadros, ele afirmou reconhecer as deficiências e disse também que, também no segundo semestre, estão previstos o incremento de mais 1200 novos policiais e também aproximadamente 900 policiais civis, além de trazer 800 policiais aposentados para realização de funções administrativas, para aumentar efetivos nas ruas.

“Até o final do ano, teremos aí pouco mais de 5 mil novos servidores a disposição da segurança pouca. Isso não é pouco considerando o ambiente de crise que passa o país. Fora isso, novos equipamentos estão chegando e, nos próximos dias, o governador fará anúncio público dessas novas medidas” – pontuou.

.

Incremento de policiais no 24º BPM e reforço de efetivo a Santa Cruz com novo Batalhão Especializado

Questionado sobre a insegurança enfrentada pela população que é atendida pelo 24º BPM, o secretário enfatizou que o Batalhão passará por uma reestruturação. Segundo o mesmo, haverá aumento de policiais, de equipamentos, novas motos e o Batalhão Especializado (BEPI) também estaria dando apoio.

Ainda segundo o secretário, nos próximos dias, haverá um “Esforço Concentrado” das polícias Militar e Civil na região, com foco nos homicídios cometidos recentemente e destacou o novo batalhão que deve ser implementado em Caruaru. Gioia citou também que parte desse novo efetivo também deve servir a Santa Cruz.

“Vocês sabem que Caruaru receberá um batalhão especial, com tropa qualificada que, em parte, também atuará em Santa Cruz. São várias ações de curto e médio prazo que vão impactar na redução de criminalidade em Santa Cruz e nos municípios que fazem parte do Agreste Setentrional. Não são medidas a longo prazo; ao contrário disso. Estamos trabalhando e temos consciência que os números não são satisfatórios, mas não podemos mentir a população quanto as dificuldades que enfrentamos” – frisou.

O secretário também destacou algumas ações, que, segundo ele, já começaram a surtir efeito contra a criminalidade, destacando a Operação Feira Forte, com foco em evitar assaltos a veículos com sulanqueiros que se dirigem ao Polo de Confecções. Gioia também enfatizou que virá a Santa Cruz do Capibaribe, mas não especificou uma data para essa visita.

Ouça a entrevista na íntegra:

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores