19
abril

Ernesto Maia denuncia compra de fogos para festa que não aconteceu


Em nota, Prefeitura nega irregularidades e cita ‘falta de revisão’, em empenho

Foto: Thonny Hill.

Durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, nessa quinta-feira (18), o líder da bancada de oposição, Ernesto Maia (PT) denunciou um pagamento, por parte da prefeitura, de quase R$ 8 mil a uma empresa de fogos. A compra, segundo o petista, teria sido realizada para uma festa que não foi realizada: A Festa de Reis, comemorada em janeiro.

“Todo mundo sabe que aqui, em Santa Cruz, nenhuma comunidade comemora o dia de Reis”, disse Ernesto completando que o valor exato corresponde a R$ 7.980,00. “Comprou por R$ 7.980,00 por que até R$ 8 mil não precisa de licitação, podem ser feitas com a dispensa”.

Ainda de acordo com Ernesto, a compra (Para festejos nos dias 6,7 e 8 de janeiro), foi realizada numa empresa de Caruaru. O petista ainda colocou sob suspeita o atual coordenador de eventos, no município, Cláudio Soares.

“Até estranhei. Aqui em Santa Cruz existe uma firma de fogos conhecida e sempre teve um preço bom, mas disse que é um amigo de Claudio Soares e, por isso, foi comprada em Caruaru”, disse.

Governo Toinho do Pará

Ernesto relembrou que denuncia igual aconteceu contra o ex-prefeito Toinho do Pará (PSB), atualmente líder da bancada de situação na Câmara. As denúncias teriam sido feitas, à época, por Júnior Gomes (PSB) e Afrânio Marques.

Júnior Gomes garantiu que não foi ele o responsável, nem participou da denúncia, que teria sido elaborada pelo então vereador Afrânio Marques.

Toinho do Pará faltou à sessão dessa quinta-feira.

Nota

Em nota, a prefeitura afirma que não houve irregularidades, mas uma falta de revisão no empenho. O material, de acordo com a prefeitura, teria sido pago e usado nas prévias carnavalescas e comemorações de São Sebastião.

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A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Gerência de Turismo e Lazer, vem esclarecer a respeito da fala do vereador Ernesto Maia publicada em matéria deste meio de comunicação.

A Gerência informa que os pagamentos foram referentes aos eventos de São Sebastião e prévias carnavalescas. Na oportunidade foi levantada a possibilidade de realização do tradicional festejo da cultura popular de Queima da Lapinha, que estava montada na Avenida 29 de Dezembro, evento este que acabou não acontecendo. A Ordem de Fornecimento foi preenchida por um funcionário contendo a realização deste evento, tendo erro de entendimento quanto ao nome do evento descrito como Festa de Reis.

Ao perceber o erro na Ordem de Fornecimento e confirmando a desistência de realização do evento de Queima da Lapinha, foram mantidas as festas seguintes (São Sebastião e Prévia Carnavalesca) e orientado a refazer a Ordem de Fornecimento. Porém, a emissão da ordem anterior já havia seguido para empenho e não houve essa percepção.

Podemos comprovar facilmente que a Ordem de Fornecimento e o Atestado de Fornecimento NÃO CONTÉM a mencionada festa, mas o empenho sim. Assumimos o erro por não ter REVISADO o empenho após ter detectado o erro na Ordem de Fornecimento, o que fazemos regularmente.

Certos do esclarecimento dos fatos, nos colocamos sempre à disposição.

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