12
abril

Entrevista Polo – Secretário de educação fala sobre projetos na área para Santa Cruz do Capibaribe


O Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, participou por telefone na manhã desta quarta-feira (12) do Programa Rádio Debate da Rádio Polo FM. A pasta tem sido colocada em destaque pelo governo, como referência para todo o país.

Fred falou, entre outras coisas, sobre promessas para aumento salarial dos professores, novas contratações, estrutura e possibilidade de implementação de novas unidades de ensino integral, no interior do estado. Confira os pontos, em destaque.

Salários de professores

Entre as promessas de campanha, em 2014, estava dobrar o aumento do salário da classe, algo que ainda não foi concretizado. O secretário justificou explicando o cenário financeiro atual do país, mas acrescentando que Pernambuco conseguiu manter os prazos em dia e com algumas bonificações.

“A prioridade é, dentro dessas dificuldades, continuar mantendo essa regularidade de pagamento e continuar discutindo reajuste salarial. Mas, assim que possível, a situação do país e o estado melhorar, dar continuidade. Estamos avançando”, falou.

Tempo integral

Pontuado como um dos marcos da atual gestão, o secretário falou sobre as escolas em tempo integral. De acordo com ele, Pernambuco conta com uma rede de escolas, nesta caracterização, com número maior que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiros, juntos.

“Em Santa Cruz temos duas, além da EREM a nossa escola técnica José Nivaldo e estamos estudando outras possibilidades. Isso é um processo, estamos avançando e a universalização será uma meta importante para os próximos 10 anos. Para Santa Cruz do Capibaribe e outras cidades do Agreste estamos planejando outras escolas, dentro desse processo”, falou.

Fred Amâncio afirmou que com mais 39 este ano, Pernambuco chegará a 368 escolas de tempo integral, com presença em todos os municípios.

Devolução de prédio

Ainda sobre escola de tempo integral, o secretário falou de um novo projeto envolvendo uma escola municipal. A devolução recente ao município do prédio da escola Evanir Patriota (antigo Maria do Socorro) estaria inserida no contexto.

De acordo com ele, a devolução faz parte de um planejamento de reordenação do ensino. Santa Cruz do Capibaribe foi escolhida como cidade do Agreste Setentrional para receber apoio para transformação da primeira escola municipal, com tempo integral.

A entrega do prédio, gerido por anos pelo estado, não atrapalha, segundo o secretário, na demanda para o ensino médio.

“Toda vez que planejamos ou redesenhamos, temos uma grande preocupação de identificar se, dentro da rede, tem uma capacidade para suprir as demandas”, diz e completa que, atualmente, Santa Cruz comporta as buscas por vagas do ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores