27
outubro

Em vídeo – Vaqueiro de Santa Cruz recita aboio em protesto sobre a possibilidade de fim das vaquejadas


vaqueiro-joaozinho-aboiador.

Enquanto o Congresso Nacional não trata a polêmica em relação a possibilidade do fim das vaquejadas, vaqueiros de todo o país continuam a realizar protestos na Esplanada dos Ministérios. Um destes é o santa-cruzense Joãozinho Aboiador, onde em um dos vídeos, ele recita um aboio que expressa a paixão pela atividade.

A possibilidade do fim das vaquejadas começou quando o Supremo Tribunal Federal derrubou uma lei feita pelo estado do Ceará, que considerava a derrubada do boi como legal. Os ministros a classificaram como atividade que maltrata os animais, o que fere assim a Constituição Federal.

A decisão pode se tornar espelho para todo o país e, temendo isso, cerca de 400 caminhões vindos de vários estados do país, além de milhares de vaqueiros e centenas de cavalos ocuparam a Esplanada dos Ministérios para pressionar o Congresso a legalizar a prática.

A favor da manutenção das vaquejadas, assim como a sua legalização e a transformação da mesma como Patrimônio Imaterial, tramitam três projetos (PLS 377/2016, PLS 378/2016 e PLC 24/2016) classificam a atividade como patrimônio cultural brasileiro e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que assegura sua continuidade, desde que regulamentada em lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Confira o vídeo:
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores