23
novembro

Em Santa Cruz – Alfinetadas entre governistas roubam a cena em mais uma sessão na Câmara


Jessyca Cavalcanti e Junior Gomes evidenciaram o clima de divisão na bancada governista – Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta quinta-feira (23) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores. A aparente tranquilidade empregada na maioria dos discursos se contrastava com a movimentação de comentários nos bastidores em torno da nova ação contra a Câmara, protagonizada mais uma vez pelo advogado André Tadeu da Mota.

 

 

O advogado entrou na justiça questionando a legalidade do auxílio-combustível de R$ 1000 que é destinado aos edis e, embora o assunto tenha sido evitado por todos na tribuna, possivelmente foi o tema de uma reunião fechada entre os líderes das bancadas e o presidente Zé Minhoca.

A sessão chegou a ser suspensa por quase 10 minutos antes dos discursos e, quando estes tiveram início, temas esperados como a saída de Bruno Araújo do Ministério das Cidades, a Operação Têxtil, o atraso nos salários de servidores e o mau atendimento prestado pelos Correios entraram na pauta das discussões.

Porém, os discursos de Junior Gomes (PSB) e de Jessyca Cavalcanti (PTC) chamaram mais a atenção, já que ambos mostraram ainda mais o clima de divisão presente entre os governistas. A divisão está entre os que apoia Diogo Moraes e Paulo Câmara e o grupo que apoia o Edson Vieira e seu aliado Bruno Araújo.

.
Jessyca Cavalcanti manda recado a dissidentes do prefeito Edson Vieira

No principal ponto de seu discurso, a vereadora Jessyca mandou um recado aos colegas de bancada que empregam seu apoio a Diogo Moraes, fazendo forte defesa ao prefeito Edson Vieira.

Jessyca relembrou a trajetória do político frente ao grupo governista, frisou que o mesmo continuaria sendo seu líder político (mesmo que ficasse sem mandato) e pontuou:

“O vereador Nanau foi acolhido, Toinho… Como foi oportunizado a Junior Gomes ser presidente dessa casa assim como Afrânio e nosso grupo sempre esteve a disposição dos novos talentos. O gesto da política é viabilizar espaços e isso ele não negou a ninguém. Ele deu também condições a Joab, deu espaço para os movimentos sociais e hoje, basta a gente olhar e ver não só edifícios, mas discussões e transformações também de oportunidades. Nenhum dos que estão ou os que não estão, podem dizer que não foram ofertados os espaços por parte desse prefeito” – disse.

Ela completou também que a atual trajetórias de vitórias do grupo estariam condicionadas apenas ao prefeito Edson Vieira.

 

Junior Gomes rebate e compara discurso de Jessyca ao de José Augusto Maia


Mais adiante, o vereador direcionou suas palavras para rebater o discurso da vereadora. Junior Gomes citou que o apoio dado ao prefeito de sua parte se deu muito antes do que Jessyca e comparou o discurso da vereadora ao que seria empregado, segundo Junior, por José Augusto Maia.

“Se Edson for candidato a deputado federal, embora eu não esteja na Frente Popular, vou votar nele. Quando a senhora fala de oportunidade, quantas oportunidades ele (Edson) não teve com a gente? Quando a senhora fala de oportunidade, não deveria direcionar seu discurso a mim, mas para a Oposição. Nesse ponto, a senhora, instigada por alguém, direcionou seu discurso para mim, mas não deveria. Nesse momento que estamos passando, lhe confesso, como amigo: “buscar 2008 e aquele negócio”… Confesso que eu quase choro e me lembrei, exatamente, do discurso de José Augusto, se vitimizando, e veja o resultado. Vossa excelência é inteligente, mas não vá nesse caminho não, que a senhora se perde!” – pontuou.

 

“A oposição nem precisa colocar fogo” – afirma Ernesto Maia

Ao discursar, Ernesto Maia (PT) relembrou as divergências de declarações entre Diogo Moraes e Edson Vieira quanto ao evento que lançou a Operação Têxtil.

O deputado afirmou que fez o convite ao prefeito, já este por sua vez nega. Ernesto aproveitou também para provocar os dois vereadores.

“Essa semana, ele (Edson) não foi chamado pelo evento promovido pelo Governo do Estado e por Diogo, coincidentemente também não foram chamados Pipoca e Jessyca e ele mostrou isso, de forma muito clara: para jogar seu eleitorado contra Diogo Moraes” e completou: “Quando Edson Vieira estava em Brasília protestando contra a falta de recursos, servidores entravam em sua página cobrando salários atrasados de setembro. Essa união de Jessyca e Diogo, a oposição nem precisa colocar fogo e já vimos que esse discurso de Jessyca foi para Junior Gomes, o chamando de ingrato.

 

Nanau tenta apaziguar ânimos, porém…


Ao discursar, Nanau tentou apaziguar o clima de mal-estar entre os vereadores Junior e Jessyca, citando que o clima de divisão política no grupo deveria ser resolvido apenas em 2018.

Criticando a Oposição, o vereador citou que os adversários estariam propagando que haveria um clima de desunião no grupo governista, porém mais adiante, deixou escapar também o clima de racha no grupo.

“Quero parabenizar o prefeito Edson Vieira, que foi para Brasilia para destravar emendas. Hoje, ele está em fortaleza em uma reunião com o Banco do Nordeste para conseguir recursos para Santa Cruz. O que não se admite é essa fuxicada grande e tenho acompanhado os jornais com essa questão de quem vai ser candidato ou não, Isso não tem importância, mas se formar duas (chapas), o povo vai escolher, de fato, quem trabalhou por Santa Cruz. O governador trabalhou, o deputado trabalhou e o prefeito também está a trabalhar” – disse.

 

A surpresa?

Um outro fato que chamou a atenção foi na hora dos requerimentos. Em um deles, o vereador Zé Minhoca solicitou um voto de aplauso ao deputado estadual Diogo Moraes, atribuindo ao político o empenho para a implantação da Operação Têxtil, de segurança a cidades do Polo.

O requerimento também acabou sendo subscrito pelo vereador Capilé, fato que surpreendeu os colegas de oposição.

“Tem ações que precisamos enxergar e como feirante, reconheço essa ação do deputado. Gostaria de subscrever esse requerimento, que ele merece esse voto de aplauso” – disse Capilé.

Já os demais membros votaram apenas favorável ao voto de aplauso, porém sem subscrição.

,

Reveja a sessão na íntegra no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores