27
maio

Eleições para Conselheiros Tutelares


A poucos dias do encerramento das inscrições, 13 candidatos já se inscreveram a uma das cinco vagas

Eleições serão realizadas em outubro, com mandato de quatro anos. Fotos: Thonny Hill.

A redação do Blog recebeu o secretário de Planejamento e Gestão de Santa Cruz do Capibaribe, Gilson Julião.

 

Gilson, que também faz parte da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Comdeca), falou sobre mais um processo eleitoral para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares.

 

Cinco vagas estão em disputa em uma eleição que, por diversas vezes, se confunde com disputa político-partidária local.

 

Vale ressaltar que as inscrições se encerram no próximo dia 30 de maio e a eleição será realizada em 04 de outubro. A duração do cargo é de 04 anos, com vencimentos orçados em 03 salários mínimos.

 

A profissão também é considerada uma das mais importantes do ponto de vista social, já que lida diariamente com famílias carentes e também com crianças e adolescentes em situação de risco.

 

A profissão ganhou ainda mais notoriedade por um fato lamentável: o assassinato de três conselheiros na cidade de Poção (PE), que expôs a realidade dura enfrentada por esses profissionais no dia a dia.

 

Confira os principais momentos da entrevista:

 

Candidatos que podem ou não podem concorrer

 

De acordo com Gilson, não existem critérios específicos para quem desejar concorrer às eleições, mas existe um processo preparatório que será realizado após o fim do período de inscrições.

 

Após a divulgação dos candidatos, que acontecerá no dia 30 de junho, os aptos passarão por um curso de 40 horas.

 

Entre esses nomes estão candidatos que não se elegeram nas eleições de 2011 e também nomes novos, que ainda não serão revelados.

 

Sobre os conselheiros atuais

 

Gilson falou sobre a possibilidade de que dois dos atuais conselheiros, Laércio e Marcos, não poderem concorrer ao processo eleitoral visto que, segundo ele, os dois já cumpriram um mandato e meio nas funções.

 

“Não vimos nos outros (atuais conselheiros) nenhum impedimento legal para não saírem candidatos e a gente vê que os dois já passaram desse prazo (de um mandato e meio). Vamos tomar medidas de acordo com a comissão  eleitoral, mas no meu entendimento, eles dois não poderão ser candidatos.”, disse.

 

A comissão eleitoral é formada por três membros e o prazo final para divulgação dos nomes que estarão habilitados será dia 20 de agosto, de acordo com o edital.

 

A fiscalização das eleições

 

Sobre esse ponto, Gilson afirmou que a fiscalização do processo ficará a cargo da comissão eleitoral.

 

Segundo ele, conversas informais já vem sendo realizadas com os candidatos alertando sobre o uso do poder político (uso de vereadores, lideranças, prefeito ou detentores de cargos pedirem votos para determinado candidato), religioso (lideres religiosos pedirem votos para os candidatos) e também o poder econômico durante a disputa.

 

Gilson falou também sobre algumas regras para o processo.

 

“Será permitida a campanha pela internet, além de distribuição de panfletos, santinhos e adesivos, bem como afixação de faixas, em locais privados, com quatro metros quadrados. Só vai ser permitido isso.”, disse.

 

As penas para quem infringir essas regras, segundo Gilson, vai desde a advertência até a impugnação da candidatura.

 

O papel da população além do voto

 

A população também pode ajudar, segundo ele, no trabalho de fiscalização já que, de acordo com o edital, a propaganda só será permitida a partir do dia 02 de setembro até 03 de outubro, período da campanha.

 

“Se você ver que algum candidato colocou propaganda no Facebook pedindo votos ou adesivos alusivos a ele, a população vendo isso dá o famoso “print” ou tira fotos daquela imagem ou, se for material de propaganda que possamos tirar, pode procurar a comissão eleitoral, localizada na Avenida Padre Zuzinha.”, pontuou.

 

Para você que deseja concorrer as eleições ou obter mais informações sobre o processo, confira a entrevista na íntegra, clicando no link a seguir: >>>Entrevista Gilson Julião

 

O edital também pode ser baixado no link a seguir (é necessário ter um descompactador de arquivos instalado em seu computador): >>>Edital

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores