06
abril

Diogo Moraes visita obras do novo Plenário da Alepe


O primeiro-secretário da Alepe deputado estadual Diogo Moraes (PSB) visitou as obras do novo Plenário da Assembleia, o Edifício Miguel Arraes de Alencar, ao lado do presidente Guilherme Uchoa (PDT), comitiva de parlametares e da equipe técnica responsável pela construção. Na ocasião, anunciaram o dia 14 de junho como a data de inauguração do prédio. O espaço tem cerca de cinco mil metros de área construída e contará com três plenarinhos, além de um auditório com capacidade para 142 visitantes.

De acordo com Diogo Moraes, no novo espaço também haverá salas de reuniões e de apoio administrativo, além de locais reservados à imprensa e estacionamento para 75 veículos. O Plenário contará com painel eletrônico moderno, similar ao do Senado Federal, que registrará todas as atividades parlamentares. “Investimos em equipamentos modernos, que permitirão aos deputados ter controle de toda a sessão eletronicamente. Com melhores recursos, o legislador poderá trabalhar com mais eficiência, oferecendo respostas mais rápidas às demandas da sociedade”, avalia o primeiro-secretário.

Segundo o parlamentar, a galeria destinada ao público que desejar acompanhar as Reuniões Plenárias terá capacidade para receber até 294 pessoas. Esse e todos os outros locais foram projetados para garantir a acessibilidade do edifício, equipado com elevadores e rampas que seguem os critérios estabelecidos pelos órgãos técnicos. “A grande marca deste prédio será a acessibilidade, tendo, inclusive, estrutura para deputados cadeirantes”, acrescenta Moraes.

Nilo Coelho –  Com objetivo de reduzir os custos da Assembleia com aluguel de imóveis, o Edifício Senador Nilo Coelho, onde funciona o Anexo I da Assembleia, está sendo todo reformado. Quando entregue, em outubro deste ano, abrigará setores administrativos da Casa, estúdios de rádio e TV, novas salas para as Comissões Técnicas e um segundo auditório, com 98 lugares. O primeiro-secretário da casa avalia uma economia anual de cerca de R$ 4 milhões com a entrega dos imóveis locados para abrigar os setores administrativos.

Palácio Joaquim Nabuco – O deputado Diogo Moraes anunciou ainda que no dia 30 de junho deste ano será realizada a última Sessão Plenária no edifício histórico Palácio Joaquim Nabuco. No mesmo dia, será lançada oficialmente a restauração do edifício histórico, que se tornará um museu. Segundo o parlamentar, o projeto de restauração do Palácio já se encontra no Ministério da Cultura para captação de recursos da Lei Rouanet.

“Estamos propondo um projeto que permita a longevidade do Palácio Joaquim Nabuco, seguindo, inclusive, as orientações do IPHAN para adequação da estrutura para abrigar equipamentos que não existiam à época da construção do edifício, como elevadores e ar-condicionado. Para isso, serão construídas duas cúpulas de vidro na parte de trás do palácio, para retirar tudo que o instituto não concorda que exista. Vamos trazer a essência do prédio. Essa é a nossa concepção. Confesso que é um projeto encantador”, pontua o primeiro secretário.

O primeiro-secretário informa que empresas parceiras já sinalizaram interesse no projeto, a exemplo do banco Santander além de outras instituições. “O investimento do projeto é da ordem de R$ 36 milhões, que será custeado pela Lei Rouanet. Com a aprovação do projeto no Ministério da Cultura será possível dar prosseguimento à essa proposta que está sendo construída há mais de um ano”, finaliza Diogo Moraes.

.

Informações da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores