21
fevereiro

Comerciantes realizam protesto em Toritama


Comerciantes realizam protesto em Toritama

 

Fotos: Evandro Balla.

Fotos: Evandro Balla.

 

Um tímido protesto foi realizado na tarde desse domingo (21) envolvendo cerca de cinqüenta sulanqueiros do Centro de compras “Uai Shopping” que foi interditado pela Prefeitura municipal de Toritama, nesse sábado (20).

 

Os comerciantes utilizaram um carro de som para tentar uma reunião com o Prefeito Odon Ferreira (PSB). A princípio, o grupo não foi atendido, até que alguns assessores resolveram dialogar com os sulanqueiros. Um deles foi escolhido e recebido pelo Prefeito em sua residência.

 

manifestantes conversam com asessores da PrefeituraSegundo o comerciante Núbio Clemente, que representou a classe, o mesmo pediu ao Prefeito uma autorização para que o shopping fosse liberado hoje, a fim de evitar que os feirantes não perdessem a feira enquanto o jurídico do “Uai Shopping” resolveria o entrave com a Prefeitura no decorrer da semana. O pedido foi negado pelo gestor, que argumentou não ter poder legal de quebrar uma decisão da justiça.

 

Ainda segundo Núbio Clemente, Odon Ferreira pediu a presença de Elias Tergilene, diretor do Uai Shopping, com intuito de propor um acordo.  O empreendedor não se encontra no município.

 

Feirantes acreditam em briga pessoal

 

Comerciantes que compareceram ao ato acreditam que uma suposta má relação entre Elias Tergilene e a Prefeitura de Toritrama é o principal fator da interdição.

 

Para abrir aos domingos, o Uai Shopping entrou com uma liminar na justiça que derrubava temporariamente o decreto de lei municipal que proibi a abertura e realização de feiras aos domingos.

 

Desde então, o empresário esteve envolvido em diversos bate-bocas e desentendimentos com membros do governo atual. Segundo os sulanqueiros, mais recentemente o secretário de indústria e comercio, Júcelio Souza, trocou ofensas com o empresário por desavenças na feira do Uai.

 

Uai shopping X Prefeitura Municipal

 

O centro de compras contesta versão dada pela Prefeitura de que existem pendências tributarias do estabelecimento com o governo. Problemas na estrutura elétrica, licença do corpo de bombeiros, dividas de IPTU e alvará 2016 foram alguns dos argumentos usados pela Prefeitura.

 

Nosso correspondente na Capital do Jeans teve acesso, com exclusividade, a uma documentação que será apresentada pela defesa da rede Uai Shopping.

 

 

Certidão-negativa-de-debitos-imobiliarios

 

Os documentos mostram uma seqüência de tentativas do Shopping em emitir o alvará 2016. Foram abertos dois pedidos de Habites na secretária de obras. Além de disso, o Shopping apresentou uma certidão negativa de débitos imobiliários emitida pela secretária de finanças, no qual não consta divida anteriores de IPTU, no entanto o documento teria vencido no mês de Janeiro de 2016.

 

Ainda segundo a documentação, a vistoria do corpo de bombeiros esta em dia com o órgão.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores