02
julho

Com presenças de autoridades e de bom público, primeira UPA 24h de Santa Cruz do Capibaribe é inaugurada


IMG_4438
Nova unidade tem mais de 1000 metros quadrados de área construída – Fotos: Thonny Hill

Na noite de sexta-feira (01) foi inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Santa Cruz do Capibaribe.

A UPA 24h José Vieira Filho está localizada em frente ao Moda Center Santa Cruz e foi construída em uma área superior a 1000 metros quadrados, com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, em parceria com o Governo Federal, Governo Municipal e Governo Estadual, através de uma emenda de R$ 300 mil do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

IMG_4449

A nova unidade, de acordo com o secretário de saúde, Breno Feitoza, ficará com a responsabilidade de fazer todo o atendimento de urgência e emergência do município.

A UPA conta com diversas dependências como Sala Vermelha (para casos mais graves), área para isolamento de pacientes com doenças contagiosas, consultórios médicos, área de coleta de material para exames, sala de Raio-X, área de observação pediátrica e adulta, além de salas para suturas, imobilização, inalação, classificação de risco, posto policial entre outras.

.

Algumas das mudanças previstas na rede de saúde

Ainda de acordo com o secretário, com a entrega do prédio, o sistema de saúde local passará por mudanças até que toda a demanda, que antes acontecia no Hospital Materno Infantil (que será devolvido ao proprietário), possa ser absorvida. Breno falou um pouco dessas mudanças.

IMG_4426

“O perfil do paciente das Upas, seja ele de Santa Cruz do Capibaribe ou de qualquer cidade, varia de 12 a 24 horas de observação. Esse paciente que precisa de um internamento, ele seguirá para o Hospital municipal Raymundo Francelino Aragão, que será nosso hospital de retaguarda, que continuará só com as urgências obstétricas. Os partos irão acontecer lá e aqueles pacientes que precisarem de uma assistência mais complexas, seguem para nossa rede de referência em Caruaru ou Recife” – disse e completou:

“Pacientes que precisem ficar mais de um dia de internamento, saem da UPA e vão continuar seu tratamento no nosso hospital de retaguarda, que é o Hospital Municipal. Toda a situação de emergência, seja pediátrica ou adulta, deve se dirigir a UPA 24h. Gestantes que entrem em trabalho de parto, que tenham alguma hemorragia ou modificação da gestação, irá para o Hospital Municipal” – disse.

Ainda de acordo com Breno, a demanda do Hospital Materno Infantil deve ser absorvida em até 10 dias, período em que haverá a entrega gradual do prédio, já que a policlínica lá existente continuará em funcionamento. As mudanças devem ser passadas durante a semana, através dos meios de comunicação.

.

Edson Vieira destaca desafio de manter funcionamento da nova unidade em meio a crise

IMG_4519

Durante seu pronunciamento, o prefeito Edson Vieira (PSDB) destacou, segundo ele, avanços já conquistados na área da saúde, o desafio para manter em funcionamento a nova estrutura em tempos de crise econômica e também fez críticas aos adversários.

“Chamaram o prefeito disso e daquilo, que não vai fazer, mas fizemos a Ame da Criança, remodelamos o Materno Infantil que, no ano passado, mais de 1500 crianças nasceram aqui e vamos ser central regional de partos normais. Colocamos a motolância para funcionar, que não tinha documento e nem nada. Trocamos as duas ambulâncias do Samu e colocamos ambulâncias em Poço Fundo, reformamos s PSFs e ampliamos o Hospital Municipal. Com isso, um prefeito iria se engasgar e não entregar uma UPA dessas? Ela está aqui e vai atender o povo de Santa Cruz e região. Daqui a uma semana, o raio-x novo, que está lá dentro e tanto falaram, vai funcionar. Todos verão o prédio, a estrutura. O custo vai aumentar? Vai. O repasse do Governo Federal e do Estado vai vir? Não sei, tenho dúvidas, não posso afirmar isso, mas se eu fosse pensar em mim, não inauguraria essa UPA, pois vamos enfrentar dificuldades financeiras, mas eu iria deixar esse prédio público fechado? Não!” – disse o prefeito.

IMG_4528

Confira fotos da solenidade, de algumas dependências e parte dos equipamentos que já estão na nova unidade de saúde:

IMG_4534

IMG_4546

IMG_4553

IMG_4554

IMG_4561

IMG_4562

IMG_4566

IMG_4575

IMG_4578

IMG_4579

IMG_4583

IMG_4586

IMG_4590

IMG_4594

IMG_4595

IMG_4598

IMG_4599

IMG_4600

IMG_4602

IMG_4607

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores