14
maio

Com ameaça de greve, professores realizam protesto e paralisam atividades em Brejo


Na manhã desta segunda-feira (14) professores da rede municipal de Brejo da Madre de Deus realizaram, no distrito de São Domingos, uma paralisação de advertência.

De acordo com a categoria, a paralisação das atividades segue até a próxima terça-feira (15) e o protesto está sendo motivado, segundo eles, por uma série de fatores.

Entre eles estão: o não reajuste salarial deste ano por parte da prefeitura; uma suposta dívida com o regime de previdência própria, referente ao não repasse da prefeitura de contribuições da categoria; e também as condições de trabalho nas escolas.

Em entrevista concedida ao Blog, a representante do Sinduprom (sindicato da categoria), professora Luciene Cordeiro, fez críticas ao prefeito Hilário Paulo (SD).

“Para a gente, é uma grande decepção porque a maioria dos professores que estão aqui votaram nele e acharam que ele seria diferente. Ele, quando era vereador, foi um dos que aprovaram o Plano de Cargos e Salários e hoje quer desregulamentar, não quer cumprir com a Lei. É muita contradição. Quando vereador, votou a favor e hoje, infelizmente, descumpre a Lei” – disse.

Os professores saíram em passeata, munidos de faixas e distribuindo panfletos sobre os problemas alegados. Ainda de acordo com a professora, nesta terça a paralisação acontece na cidade de Brejo e uma assembleia deve ser realizada na semana que vem para discutir ou não se a categoria entra em greve.

“Sabemos que a prefeitura possui um grande número de contratados e que descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas nós professores efetivos não podemos ser responsabilizados por isso. Quanto a dívida com a Previdência Própria, sabemos que ela existe e que ainda não foi sanada” – pontuou a professora.

A prefeitura de Brejo, em nota enviada a categoria e divulgada pela imprensa, já alegou falta de recursos para realização do reajuste e que, mesmo sem ele, os professores estariam recebendo a mais do que determina o piso nacional da categoria.

Fotos: Thonny Hill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores