08
maio

Cobertura Especial


Após o calor da votação, José Augusto Maia fala sobre momento histórico da política nacional‏

 


Após a votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Após votação na Câmara, Zé Augusto fala sobre projeto para emancipação‏, falou com o Blog do Ney Lima.

 
O momento histórico e a possibilidade de novas cidades

.
“Faz 16 anos, quantos não tentaram? 32 PECs (Proposta de Emenda à Constituição), não sei quantos projetos, PLP (Projeto de Lei complementar), e uma a gente aproveitou, junto ao governo Federal, discutiu ela”.

.
“Estamos colocando na próxima semana a emenda aglutinativa. Ela já passou pelas comissões do Senado e da Câmara. Na próxima semana tem a votação, se ela passar aqui já é consenso no Senado. Acredito que dentro de 30 dias, aproximadamente, esse projeto já estará sendo sancionado pela presidente Dilma”.

.
“Não tem pagamento maior que o reconhecimento por uma luta. Então é um momento emocionante de ver esse requerimento ser votação, com só 19 votos contra”.

.
Momento de tensão – a possibilidade do requerimento não ser votado

.
“No Pará, tem 400 municípios e distritos que são da União, 200 já foram emancipados. A terra, já foi emancipada, já é do município. Então na reunião de hoje de manhã, no meu gabinete, os técnicos explicaram o seguinte: todo o município, todo o distrito que estiver dentro dos critérios dessa Lei-416 podem mandar para o governo Federal que ele já antecipadamente já vão emancipar. A reunião de líderes foi encerrada, depois foi convocada para 15h30, 16h a votação”.

.
Com exceção do PSol, todos os partidos direcionaram o voto favorável

.
“Saímos de gabinete em gabinete, procurando os deputados do sul, que eram os mais contra. Quando mostramos o projeto que tinha que anexar fusão, não só era incorporação, não só era criação, começamos a conquistar. Um Garotinho, por exemplo, que era contra, mas ele comanda um partido. Caiado que era contra, comanda um partido. E tantos outros que eram contra e depois quando a gente foi de gabinete em gabinete mostrando o projeto”.

.
“O êxito foi esse, foi ir formiguinha de gabinete em gabinete, mostrando a realidade e quando eles viam os critérios então diziam “ah, eu não sabia que era assim…” Na Câmara tem um café, que em cada mesa senta 5, 6 deputados, eu sempre sentava em uma mesa e começava a falar, um explicava, outro explicava, foram dois anos fazendo isso”.

.
O papel do deputado José Augusto desde o início

.
“Formar a frente parlamentar. Eu mostrei na reunião a dificuldade da Frente, que todo mundo era contra. Sou o presidente da Frente e como presidente você passa a ser a pessoa que vai ao Palácio (do Planalto) discutir como governo, vai dentro dos partidos discutir, a Frente Parlamentar é isso”.

.

Ouça a entrevista completa, clicando no link a seguir: >>> Zé Augusto.

5 Comentários

  1. Edisio Vieira disse:

    Parabéns José Augusto, é muito difícil imaginar o Moda center sem você! Creio que será difícil também imaginar São Domingos cidade sem a luta deste guerreiro que merece, junto com os demais todos, os méritos!

  2. Edisio Vieira disse:

    Parabéns José Augusto, é difícil ver a grandeza do Moda Center sem a sua marca grandiosa mas , creio que será mais difícil ainda imaginar São Domingos cidade sem a luta deste guerreiro que representa toda uma região!

  3. ESTÃO DE PARABÉNS O DEPUTADO E AS FUTURAS CIDADES DE SÃO DOMINGOS E PÃO DE AÇÚCAR.

  4. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    !? Risos… É, Já que os quase: R$ 100.000.000,00 Milhões dos 4 anos de Mandato estão indo, grande parte pro bouço deste Lalau Federal, é mais conveniente até, 2014 ficar vendendo Ilusões para esses alienados e analfabetos funcionais engolirem. Observem que o próprio STF já afirmou que qualquer Sede que se achar prejudicada com essa possibilidade de emancipação, elas recorrendo ao Supremo Tribunal Federal o mesmo acolhe o Pedido. O máximo que São Domingos conseguirá é pertencer à Santa Cruz da Corrupção, já que sem a Favela das Gameleiras São Domingos NÃO vive. Simples assim.

  5. roberto carlos disse:

    Momento histórico da política nacional é de lascar rs. Ninguém tá interessado nesse assunto, isso só interessa meia dúzia de políticos de quinta categoria que querem “administrar” bairros como se fossem cidades. Palhaçada isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores