01
março

Cobertura completa – Protesto pela paz em Santa Cruz


Protesto motivado pela insegurança e morte de moto-taxista termina com novas cobranças em Santa Cruz do Capibaribe

Primeira parte do protesto terminou com mais homenagens ao moto-taxista morto - Fotos: Thonny Hill

Primeira parte do protesto terminou com mais homenagens ao moto-taxista morto – Fotos: Thonny Hill

Terminou de maneira pacífica na tarde desta terça-feira (01) mais um protesto que implora por paz e maior providência das autoridades no tocante a insegurança que assola Santa Cruz do Capibaribe.

 

Por volta de meio dia, mais de 200 moto-taxistas se uniram para homenagear e protestar contra a morte do moto taxista José Everaldo da Silva (43 anos), que residia no bairro São Miguel.

 

Relembre o caso

 

O corpo do moto-taxista foi localizado no último sábado (27) no Sítio Tanquinho, zona rural do município. O corpo, que estava em estado avançado de decomposição, se encontrava parcialmente despido, de bruços, com a calça sobre a cabeça e cueca abaixada até o joelho.

 

Depois de conduzido à delegacia, familiares fizeram o reconhecimento como o corpo sendo o do moto-taxista, que estaria desaparecido desde a última segunda-feira (22).

 

Depois de conduzido ao IML em Recife, ele foi liberado para sepultamento dos familiares na cidade paraibana de Monteiro, mas antes de seguir até lá, colegas de profissão realizaram o protesto, em forma de homenagear o colega morto.

 

O protesto

 

O protesto iniciou na entrada / saída da cidade assim que a certidão de óbito chegou a mão de familiares. Em seguida, o corpo de José Everaldo seguiu dentro do carro da funerária por diversas ruas do município, acompanhado por centenas de moto-taxistas.

 

Ao chegar ao Moda Center, os colegas fizeram um grande corredor para que o carro da funerária passasse. Gritos pedindo por justiça e aplausos se misturavam enquanto o corpo passava até seguir pela PE-160 e desaparecer do alcance dos olhos metros depois.

.

IMG_0260 IMG_0262 IMG_0263 IMG_0265 IMG_0273 IMG_0279 IMG_0282 IMG_4869 IMG_4872 IMG_4875 IMG_4876 IMG_4878 IMG_4882 IMG_4884

.

A nova cobrança ao Poder Público

 

Em seguida, muitos dos moto-taxistas que estavam no protesto seguiram direto para a prefeitura, afim de cobrar do prefeito Edson Vieira (PSDB) uma atitude mais enérgica por parte do Governo do Estado.

.

IMG_4889 IMG_4893 IMG_4896 IMG_4901

.

Como o prefeito estava em Recife de acordo com funcionários da prefeitura, que alegaram o agendamento de uma reunião com o Secretário de Defesa Social do Estado (Alessandro Carvalho), uma comissão composta pelo presidente da categoria, Marcos Antônio, e mais alguns moto-taxistas, foi recebida pela secretária Alessandra Vieira (de Inclusão Social) e também de representantes do gabinete de governo.

 

Após mais de uma hora de discussões, ficou agendado que ainda na tarde de hoje, seria definida a data de uma nova reunião, desta vez com a presença do prefeito, para que uma pauta de reivindicações seja entregue ao secretário da SDS-PE.

 

Já no fim do protesto, foi definido pelo presidente e concordado pelos moto-taxistas restantes que, caso a reunião não aconteça ou atitudes de melhoria na segurança não sejam sentidas, novos protestos devem acontecer.

.

IMG_4913

 

“Essa ação que fizemos hoje era para ser no dia 10, mas com o calor do que aconteceu com nosso colega, aproveitamos e fizemos esse protesto. Não surtiu o efeito esperado porque não conseguimos falar com o prefeito, mas conseguimos chamar a atenção da população para algo que está insustentável. Caso nada seja feito, faremos novos protestos, mas desta vez interditando a PE-160” – disse a nossa equipe de reportagem.

Um Comentário

  1. Augusto disse:

    Prefeito covarde, sempre se esconde para não ouvir nem ver as nescidade do povo, Santa Cruz cidade abandonada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores