26
janeiro

Café com o presidente


Afrânio Marques promove encontro com a imprensa e apresenta plano de ações para aproximar os trabalhos do Legislativo a população

Algumas das ações já serão implantadas ainda nesse semestre. Fotos: Thonny Hill.

No último sábado (24) o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Afrânio Marques (PDT), realizou um encontro com a imprensa e veículos de comunicação de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na pauta, o objetivo de estreitar, segundo ele, as relações do Poder Legislativo com a imprensa local, de forma a também, através dos meios de comunicação, aproximar as atividades realizadas na Câmara para a população.

 

Equipe escolhida por Afrânio para auxiliá-lo nos trabalhos da Casa acompanhou tudo de perto.

Durante o encontro, que durou cerca de quatro horas, o vereador falou sobre o papel importante que os meios de imprensa tem no município e também foram abordados e discutidos diversos pontos de um plano de ações apresentados pelo mesmo, onde se podem destacar os seguintes:

 

1 – Implantação da Ouvidoria Pública:

 

Primeiro ponto da pauta, Afrânio mostrou seu desejo de que uma Ouvidoria seja implantada na Câmara, algo comum em órgãos públicos e que, até então, não existe na Casa de Leis.

 

Para quem não conhece, a Ouvidoria é um canal onde a população pode fazer, via telefone ou internet, reclamações, denúncias e sugestões ou até obter informações sobre o que acontece no Legislativo.

 

De acordo com Afrânio, o serviço deverá estar ativo ainda neste semestre.

 

2 – Câmara Itinerante:

 

Uma das principais novidades apresentadas pelo presidente da Câmara. De acordo com Afrânio, os primeiros locais que receberão reuniões itinerantes da Casa de Leis serão os distritos da Vila do Pará e de Poço Fundo.

 

De acordo com Afrânio, o calendário destas reuniões será definido em conjunto com os demais vereadores em uma sessão extraordinária, que será realizada hoje (26), às 10h.

 

Caso a iniciativa dê certo, poderá ser estendida também aos bairros, sendo realizadas em parcerias com associações de moradores e igrejas. Outro ponto que será definido será a escolha da data para o reinício das sessões com o uso da tribuna: dia 03 ou 05 de fevereiro.

 

3 – Criação de um blog específico ao Legislativo:

 

Outra novidade apresentada pelo presidente será a criação de um blog informativo.

 

De acordo com Afrânio, nele estarão informações como os trabalhos e discussões realizadas pelas Comissões Permanentes (a exemplo de Obras, Legislação e Justiça, Educação, Saúde e Finanças e Orçamento), a Agenda do Presidente e outras informações.

 

“Os blogs hoje se tornaram um meio de comunicação bastante democrático e essa será uma dessas ferramentas para aproximarmos ainda mais o Legislativo da população”, frisou, citando que esse blog já existe e está em fase de finalização.

.

4 – Reformulação do Regimento Interno:

 

Outro pronto apresentado por Afrânio foi a reforma do Regimento Interno, que regula o trabalho dos vereadores.

 

O regimento atual data de 1992 e apresenta algumas falhas, como as que possibilitaram polêmicas manobras políticas para se evitar a CPI dos Eventos Públicos.

 

De acordo com o presidente, o novo regimento deve ser implantado ainda neste semestre de trabalhos, previstos para serem concluídos em 18 de junho.

 

5 – Digitalização de arquivos importantes para disponibilidade à população:

 

O último ponto mais importante do encontro foi o anúncio, por parte do presidente, da digitalização, e disponibilidade para a população, de diversos arquivos.

 

Entre eles estão Projetos de Lei, de Resolução, Requerimentos dos Vereadores entre outros, não só da legislatura atual, mas também de outras anteriores.

“Pretendemos implantar isso até o final do ano para que haja uma grande fonte de pesquisa não só para a imprensa, mas também da população que poderá acompanhar o trabalho que já foi realizado pelos vereadores”, disse.

 

A digitalização e disponibilidade de tais informações farão, em teoria, com que a população possa saber, especialmente, quais leis já foram criadas, sancionadas pelos prefeitos e colocadas, ou não, em prática a exemplo da que obriga a pintura de prédios públicos apenas com as cores da bandeira municipal, em vigor desde 2013.

 

Ao final da reunião, os representantes dos meios de comunicação e imprensa deram suas sugestões e fizeram questionamentos.

 

Dentre as sugestões estão a implantação do Plenário Jovem, iniciativa voltada a estudantes para que conheçam, mais a fundo, o trabalho dos vereadores e da Câmara no dia a dia.

 

Quanto aos questionamentos, possíveis mudanças na forma de como são realizadas as sessões ordinárias com uso da tribuna, de modo a democratizar ainda mais esse momento.

 

No encontro, o presidente citou que maneiras para dinamizar as sessões com o uso da tribuna vem sendo estudadas, mas ressaltou as dificuldades devido a grande quantidade de vereadores (17) que compõem a Casa de Leis já que este, segundo ele, é uma das poucas oportunidades em que as falas dos mesmos são ouvidas, de maneira mais massiva, pela população, via transmissão de rádio.

.

Profissionais de rádios, assessorias e blogueiros estiveram no encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores