29
maio

Cada vez mais grave


Níveis de Jucazinho caem ainda mais e agora estão abaixo de 6% revela Apac

 

Sem chuvas, caos total no abastecimento pode acabar sendo antecipado. Foto: Arquivo.

Foram divulgados novos dados sobre a situação de calamidade enfrentada pela Barragem de Jucazinho, cuja água abastece a 15 cidades do agreste, incluindo Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim e Caruaru.

 

Um grande calendário de racionamento já foi implantado pela Compesa na tentativa de garantir água da barragem, pelo menos, até o mês de setembro, mas ao que tudo indica, o colapso total deve acontecer bem antes.

 

Em 21 de abril, noticiamos que o volume da barragem estava em 7,8%, mas agora a situação piorou ainda mais e, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os níveis chegaram a calamitosos 5,8%.

 

Isso significa que resta na barragem apenas pouco mais de 19 milhões de metros cúbicos, sendo que apenas uma parte desse volume pode ainda ser utilizado para abastecer os municípios.

 

Assim que esse volume chegar a 3%, as águas da barragem ficam inviáveis para o consumo humano devido a grande concentração de sais oriundos do próprio solo da região.

 

Para piorar ainda mais a situação, a região agreste enfrenta baixos índices de chuva que, em média, já caíram 60% menos em relação ao volume esperado no período e, caso a situação se mantenha, Santa Cruz e as demais cidades devem ser abastecidas 100% com carros pipa até o fim de julho.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores