22
junho

Atos políticos, críticas, Inauguração de Centro Educacional e homenagens marcam visita de Ministro Mendonça Filho a Santa Cruz


Homenagens foram realizadas no ato que inaugurou Centro de Educação Infantil – Fotos: Thonny Hill 

Nesta terça-feira (22) a equipe do Blog acompanhou a visita do Ministro de Educação, Mendonça Filho. É a segunda visita de um ministro do Governo Federal ao município durante este mês de junho.

Acompanhado de sua comitiva, Mendonça Filho, juntamente com o prefeito Edson Vieira (PSDB), seu vice Dida de Nan (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o secretário de Educação municipal Joselito Pedro, vereadores e vários integrantes do governo local, ele visitou obras de duas creches que estão em construção, realizou a assinatura para liberação de recursos e mais uma ordem de serviço para construção de nova creche e também participou da inauguração do novo Centro de Educação Infantil.

A visita também foi marcada por alguns aspectos, que veremos a seguir:

 

Visita as obras das creches – realidades diferentes

Toda a comitiva presente visitou áreas de obras de três creches, sendo uma no Loteamento Acauã, uma no Dona Lica II e a terceira no Loteamento São José. O que chamou a atenção foram três realidades distintas quanto ao andamento das obras em cada uma delas.

A mais adiantada das obras estava na creche do Loteamento Acauã, inclusive foi até estipulada uma data ao ministro pelo prefeito para a sua inauguração: 29 de dezembro deste ano. De acordo com o secretário Joselito, a creche servirá para atender 189 crianças em cada turno, na faixa de zero a três anos.

Já em relação à creche no bairro Dona Lica II, apenas as fundações foram realizadas até o momento e, segundo o secretário, a empresa responsável pelas obras seria a culpada pelos atrasos. Mendonça citou que haverá a liberação de recursos para agilizar os trabalhos, que devem ser concluídos apenas em 2018.

.

.

Outro fato que chama a atenção é que as duas primeiras estão com as suas obras com cronograma atrasado e já deveriam estar prontas desde abril deste ano.

.

A assinatura da ordem de serviço, interrupção de discurso e críticas a manifestantes

Já a assinatura da Ordem de Serviço para liberação de recursos para as três creches, algo próximo a R$ 6 milhões segundo o Ministro, foi realizada no Loteamento São José. Em seu pronunciamento, Mendonça Filho falou sobre a importância da assinatura da Ordem de Serviço.

“É um ato simples, mas marcante. Crianças e pais que habitam este bairro serão beneficiados diretamente com essa creche que será construída aqui. Visitei há pouco o Acauã e Dona Lica e pude ver o desenrolar das duas, mas recebi também a demanda do prefeito para uma escola na Malhada do Meio e quero aqui demonstrar meu desejo de atender esse pedido” – disse.

Outro fato que chamou a atenção foi que ele chegou a interromper sua sequência de falas para responder a dois manifestantes, que o chamavam, por várias vezes, de “ministro golpista” e também pelo fato de que, de acordo com moradores das proximidades, uma equipe composta apenas por cinco trabalhadores atua no local das obras previstas para serem concluídas, de acordo com a placa exposta, em outubro deste ano.

“A educação não pode ter partido político, mas tem que ter um foco porque visa transformar a realidade de vida de crianças e jovens. É isso que tenho feito, mas alguns poucos ressentidos se incomodam bastante com essa realidade. Eles podem continuar protestando, porque faz parte da democracia, mas vou continuar trabalhando” e completou: “Felizmente, posso sair de qualquer lugar e dizer que tenho a vida limpa; são 30 anos de vida pública, ao contrário de muitos dos que assumiram o poder pelo PT e estão (presos) em Curitiba, pelo que é de conhecimento de todos” – concluiu.

 

Homenagens a Augustinho Rufino na inauguração de novo Centro de Educação

Já em seu pronunciamento no Centro de Educação Infantil, Mendonça ressaltou a importância da obra (na qual tem emendas que foram destinadas para compra de mobiliário, de acordo com o prefeito) e fez homenagens ao ex-prefeito Augustinho Rufino, falecido em 05 de novembro de 2016. A entrega de uma placa para Salete Jordão, esposa do ex-prefeito falecido, também foi realizada.

“Tenho hoje um Centro de Educação sendo entregue com o nome de um grande cidadão que foi Augustinho Rufino (…) Não vim aqui só para inaugurar esse Centro, mas para homenagear Augustinho, Salete Jordão e seus filhos. Vocês têm aqui uma pessoa que respeita esse povo e parabéns a memória de Augustinho. Que Deus o tenha e essa homenagem, quando falamos dele e o ligamos as crianças, estamos deixando viva a memória de quem trabalhou por esse povo” – concluiu.

Mendonça finalizou a visita participando do ato de inauguração e esteve junto ao prefeito e outras autoridades tanto no corte da fita como no descerramento da placa inaugural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores