14
novembro

As curtinhas do Romenyck Stiffen


Oportunidade!

Polarização: Tanto antes, quanto após as eleições de 2018, abordamos de forma histórica em nossas curtinhas, a polarização, desde década de 1950, entre os dois principais grupos políticos de nossa cidade.

Tentativas: Não foi por falta de tentativas que outros grupos não conseguiram crescer em nossa cidade, mas sim por falta de persistência. Desde a década de 1980, alguns grupos políticos alternativos surgiram, contudo, após a primeira tentativa sempre se fundiram com um dos grandes grupos.

O sucesso: O que surgiu como uma oportunidade, em 1982, do voto vinculado ao candidato ao governo do estado Marco Freire (PMDB), se tornou uma surpresa nas urnas e a chapa da ‘terceira via’ em Santa Cruz, composta por Pedro Filho prefeito e Marluce Aragão (vice) obteve mais votos que a frente na vitória dos Bocas Pretas contra os cabecinhas na época, fazendo total diferença nas eleições.

Outros exemplos: Sem projetos consistentes ou incompreensíveis para forte paixão política da cidade, outros nomes se colocaram como alternativas a famosa polarização do município, a exemplo de Fernando Aragão em 2000 e Claiton Barbosa em 2012, ambos não chegaram a interferir nos resultados das eleições igual a terceira via de 1982, contudo, deixaram seu recardo.

Mas…: Tanto Fernando, quanto Cleiton, assim como o projeto de 1982, não intensificaram o projeto alternativo para as eleições posteriores, fazendo com que os projetos alternativos da cidade caíssem em descrenças.

Desastres: Um exemplo dessa descrença se deu com os projetos alternativos, sem consistências, das eleições municipais de 2016, que se tornaram verdadeiros desastres no período eleitoral e nos resultados das urnas.

Oportunidade (I): Para 2020, no mínimo dois projetos políticos começaram a se organizar. Podemos destacar o grupo do PSL que tem a liderança do empresário Robson Ferreira que saíram confiantes das eleições de 2018.

Oportunidade (II): Já o outro grupo tem a frente o ex-vereador Luciano Bezerra, que tenta assegurar em suas mãos o partido NOVO, assim como busca arregimentar nomes de credibilidade no meio empresarial, a exemplo do ex-síndico do Moda Center, Alan Carneiro.

Desafios: Os grupos políticos alternativos que começam a surgir tem alguns desafios: Como se consolidar para os próximos dois anos? Como impedir possíveis ingerências dos partidos? Quais projetos serão executados para população e a clareza dos mesmos?

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores