24
julho

As curtinhas do Romenyck Stiffen


SITUAÇÃO DIFÍCIL!

Rompimento – O desconforto político entre o Senador Armando Monteiro (PTB) e o Deputado Federal Bruno Araújo (PSDB) pode retirar o apoio do PSDB ao pré-candidato petebista ao governo do Estado de Pernambuco.

Candidatura própria – O possível rompimento entre PTB e PSDB no Estado pode levar os tucanos de Pernambuco lançar candidatura própria ao Palácio do Campo das Princesas.

Tempo – A questão é se o PSDB tem tempo e musculatura eleitoral nesse possível rompimento para montar uma chapa majoritária e proporcional. O PSDB sairia com chapa puro sangue da proporcional a majoritária, simplesmente, para dar palanque ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) ou teria outros partidos para navegar no barco tucano?

Situação difícil – Esse possível rompimento entre o PSDB e o PTB, levando a uma candidatura própria dos Tucanos no Estado, deixa o planejamento de muitos pré-candidatos nas proporcionais, deputados estaduais e federais, em uma situação difícil.

Só fez um – Em 2014, o PSDB fazia parte do grande chapão que dava sustentação ao governador Paulo Câmara (PSB). Dos 11 tucanos que se lançaram a disputa por vagas na ALEPE, apenas Claudiano Filho foi eleito com 48.459 votos. Caso tivesse em uma chapa puro sangue, o PSDB teria contemplado duas vagas, entrando, também, Antônio Moraes.

Chegou a três – Apesar de só eleger um, o PSDB chegou ocupar três cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco durante a atual legislatura, pois os suplentes Antônio Moraes e  Terezinha Nunes assumiram, sendo o primeiro de forma efetiva.

Não tem ninguém – Hoje o PSDB não mandatos de Deputado Estadual em Pernambuco, pois tanto o Claudiano Filho quanto o Antônio Moraes estão fazendo parte da robusta bancada do PP. Em relação a suplente Terezinha Nunes, ela teve que deixar o cargo com a volta do titular.

90 mil – Os dois deputados estaduais do PSDB que fazem parte hoje do PP, somados, tiveram quase 90 mil votos, ou seja: o PSDB perdeu dois grandes quadros para encorpar uma chapinha.

Novidade – A grande mídia do Estado já trouxe como principal novidade dos quadros Tucanos para eleições de 2018 a primeira dama de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira. Contudo, a projeção é que a mesma tenha no máximo 50% dos votos dos dois nomes perdidos.

Grande chance – Nesse contexto, mesmo com a situação difícil que o PSDB passa, se os tucanos conquistarem uma vaga para ALEPE, existe uma grande chance que a vaga possa ser de Alessandra, contudo, é necessário potencializar o voto além do que estava previsto e “animar” os candidatos que serve de cauda.

.
As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores