29
janeiro

As curtinhas do Romenyck Stiffen


Contas e mais contas!

Matemática – Mais um período eleitoral se aproxima e as contas começam a ser feitas para que as estratégias sejam tomadas. Nesse contexto, em Santa Cruz do Capibaribe, três nomes estão calculando (e muito). São eles: Alessandra Vieira (PSDB), Diogo Moraes (PSB) e José Augusto Maia (Podemos).

Expectativas – Para as eleições do ano corrente, as expectativas são de que o número de eleitores que irão as urnas em Pernambuco chegue a cinco milhões de votos válidos. Em 2014, esses números foram de 4.483.000.

Quociente – As referidas contas estão de olho no quociente eleitoral e por isso que iremos, mais uma, vez ouvir os termos de chapinhas e chapões.

Para estadual – O quociente para Deputado Estadual em 2014 foi de 94 mil votos por vaga. Com a expectativas de mais de 5 milhões de eleitores em 2018, em votos válidos, o quociente chegará a 100 mil votos por vaga, ou seja, a cada 100 mil, a chapa faz um deputado estadual.

Para federal – Para o cargo de Deputado Federal, em 2014 o quociente eleitoral foi de 180 mil e a expectativa é de que esses números cheguem a quase 200 mil em 2018, ou seja, a cada 200 mil votos, a chapa faz um deputado federal.

As contas – Com os números acima citados, Diogo precisaria de aproximadamente 45 a 50 mil votos para assegurar a reeleição. José Augusto Maia iria para o partido Avante na esperança de participar de uma chapinha, onde com 25 a 30 mil votos lhe faria sonhar com uma vaga. Já informações dão conta que Alessandra só disputará pelo PSDB caso os números 35 a 40 mil votos lhe derem uma segurança, caso contrário a mesma poderá migrar para outra sigla.

Chances – Com os números postos acima, as estratégias estão postas e os três filhos de Santa Cruz do Capibaribe tem chances reais na disputa, lógico, caso não aconteça acidentes de percursos.  Desde já, agradeço a contribuição do amigo Gilsemar Pedro pelos cálculos expostos.

.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores