05
dezembro

Agora é oficial


Sem surpresas, mas com muitas articulações, nova Mesa Diretora da Câmara é eleita em chapa única

Fotos: Thonny Hill.

A noite política de quinta-feira (04), em Santa Cruz do Capibaribe, foi em altíssima temperatura não só por conta do clima, mas também devido a mais uma eleição para a escolha da nova Mesa Diretora para o biênio 2015-2016 da Câmara de Vereadores.

 

Sem surpresas ao contrário de outras eleições, mas com muitas das tradicionais articulações de bastidores, Afrânio Marques (PDT), Ronaldo Pacas (PSDC) e Zé Minhoca (PSDB) se sagraram vitoriosos em chapa única.

 

As articulações

 

Ao término do expediente normal, onde os 17 vereadores fizeram o uso da tribuna e os projetos e requerimentos foram votados, os trinta minutos de recesso da sessão foram marcados por diversas articulações, especialmente pela bancada de Oposição.

.

.

Correndo contra o tempo, os sete vereadores tentaram, a todo custo, formar uma chapa mista encabeçada pelo vereador Ronaldo Pacas, mas sem sucesso.

.

Vânio Vieira foi um dos vereadores mais procurados pela Oposição.

O plenário lotado

 

Um dos destaques da sessão foi a grande presença de público, que não “arredou pé” e a maioria optou por ficar até o final da votação, que foi bastante comemorada por grande parte do que estavam presentes.

.

.

Ele acompanhou tudo bem de perto

 

O prefeito Edson Vieira não conseguia esconder o quanto estava contente com o resultado já esperado, antes mesmo da oficialização da vitória.

 

Edson chegou à sessão há menos de uma hora do recesso e acompanhou, nos corredores da Câmara, boa parte do que era debatido pelos vereadores, com “um sorriso de orelha a orelha”, na maioria do tempo.

 

Durante o recesso, o prefeito também foi um dos participantes que foram ao gabinete da presidência.

 

Acompanhado de secretários e outras pessoas ligadas ao seu governo, o prefeito viu sua bancada assinar a ficha contendo os votos da sua bancada de vereadores na composição da chapa de Situação.

.

A ficha que fez "cair por terra" as últimas esperanças da Oposição em reverter o jogo.

.

Já ao lado de Afrânio no plenário, prefeito ensaiou até um "tchauzinho" para as câmeras, não conseguindo esconder o sorriso.

O “Volta Zé” ecoou mais uma vez

 

Um dos votos mais aguardados era o do vereador Zé Elias (PTB), já que existia o suspense de que ele poderia fazer composição em uma chapa pelo grupo de Oposição ou, até mesmo, “pular” de ala política.

 

Antes de falar sua justificativa, o vereador foi interrompido com um sonoro “Volta Zé” vindo do público que lotou os assentos do plenário, mas para o desânimo da maioria, se manteve ao lado de sua bancada.

 

Zé Elias chegou a parabenizar a nova Mesa Diretora e desejar boa sorte, mas se absteve de votar.

.

.

Vânio Vieira X Junior Gomes

 

Outro dos votos mais aguardados era o do vereador Vânio Vieira, que foi um dos últimos a dar sua opinião e fez vários questionamentos a chapa antes da sua decisão.

 

Entre os questionamentos, Vânio perguntou sobre como a nova Mesa Diretora procederia em relação à abertura das polêmicas CPIs e pedidos de esclarecimentos da Oposição que não foram levados adiante no mandato de Junior.

.

,

Junior Gomes retrucou Vânio, citando que naquele momento ele só poderia, de acordo com o regimento, justificar somente seu voto ou sua abstenção, então Vânio optou por seguir o mesmo posicionamento da bancada de Oposição, se abstendo de votar.

.

O resultado já esperado

 

Ao fim do recesso, os vereadores tomaram seus lugares e, em pé e com voto aberto, justificaram o porquê de votar ou se abster.

 

Em ordem alfabética, cada um dos vereadores expressou sua opinião, seja de satisfação pela Situação e de insatisfação pela Oposição, esta que se absteve em massa.

 

Os sete vereadores, somados a Vânio Vieira (PSDB), optaram por não votar e, consequente, deu-se a vitória já esperada pelo placar de 9 X 8.

.

Anúncio oficial da vitória da chapa de Situação foi bastante aplaudido.

.

A nova Mesa Diretora assume o comando da Câmara a partir de 1 de janeiro.

4 Comentários

  1. Cleide Norina disse:

    Agora saiu 6 e entrou meia duzia,para presidente,quero ver agora se afranio vai provar que é correto ou não,vamos ver se vai engavetar as CPI´S,que eu acredito que é pau mandado do prefeito.

  2. Cleide Norina disse:

    Os baboes fizeram roda,pensando que zé elias ia cair na deles,kkkkkkkkkkk

  3. André Ferreira disse:

    Eu não sei como 17 vereadores que se dizem representantes do povo ainda não viram a situação que se encontra o Hospital Municipal de Santa Cruz em relação a higiene, se viram tem medo de demunciar. Atenção CREMEPE, investiguem o que anda se passando com os pacientes que forma operados neste hospital, Ministério Público ou quem é de direito socorram a população.

  4. jean disse:

    AFRANIO SO VAI FAZER O QUE O PREFEITO QUISER IGUALZINHO A JUNIO GOMES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores