24
outubro

“A questão central era ser favorável ou contra, o resto é cortina de fumaça”, diz Afrânio em relação a aumento salarial dos vereadores


Fotos: Janielson Santos.

Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, até o fim deste ano, Afrânio Marques (PDT) compareceu ao Programa Rádio Debate, da Rádio Polo FM, nessa segunda-feira (24), onde agradeceu pelos votos recebidos no último pleito, falou sobre a campanha e possíveis motivos para o insucesso. Afrânio foi um dos situacionistas que não conseguiram renovar seu mandato. Ele obteve 947 votos.

O pedetista nega que tenha mudado sua postura em relação ao período em que foi oposição, ou aliado do ex-prefeito José Augusto Maia (PTN). Afirma que, quando necessário, teve uma postura de embate em relação a projetos do poder executivo, faz críticas a Narah Leandro (PSB) quando o assunto é aumento salarial dos vereadores, garante que nada recebeu de lideranças para fortalecer a campanha e aguarda uma conversa com o prefeito reeleito Edson Vieira (PSDB), para projetar seu futuro, inclusive se terá, ou não, cargo na próxima gestão.

A contragosto

Quando indagado, Afrânio nega que tenha ‘perfil’ de vereador de oposição, afirmando que criou a maturidade necessária para se posicionar, em algumas oportunidade, contra aliados.

“Tenho posições. Estou terminando o quarto mandato. Tem dados posicionamentos que muitas vezes vai de encontro ao governo, mas, entendo que assim que vamos avançar”, fala citando o projeto de Previdência Municipal, quando o governo solicitava regime de urgência enquanto ele optou por debater mais com os sindicatos, sobre o tema.

Aumento salarial

img_6849Afrânio também foi indagado em relação ao aumento dos salários dos vereadores, em que apenas ele foi contrário, causando revolta de alguns colegas que acreditam que houve uma tentativa de benefício eleitoral.

Ele garantiu que se posicionou contrário desde quando chegou à presidência da Casa José Vieira de Araújo, e já iniciavam as conversas de forma interna, justificando o momento de dificuldade financeira, que atravessa o país.

O presidente fez críticas a vereadora Narah Leandro (PSB). Para Afrânio, a parlamentar foi contraditória, em entrevista à Rádio Polo, quando disse sempre ouvir o povo. No entanto, para o pedetista, a mesma não fez isso, quanto ao tema, quando a maioria da população é contrária ao aumento dos vencimentos dos vereadores.

Afrânio ainda revelou que as articulações, para o aumento, existia desde quando assumiu a presidência em 2014, citando o vereador Junior Gomes (PSB), como um dos que encabeçaram a ideia.

“Mas, seguido pelos outros. Nessa hora não tem taboquinha ou boca preta”, ressalta e completa mais à frente, em relação às críticas de colegas “A questão central era que eu poderia ser favorável ou contra, o resto é cortina de fumaça. Eu optei desde o começo e minha posição era contra”.

Ajuda ou privilégio

Afrânio evitou falar se sentiu privilégio, para algum candidato a vereador das coligações de apoio ao prefeito reeleito Edson Vieira (PSDB), nas ultimas eleições. Apenas assegurou não ter recebido contribuições, nem do tucano nem do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), além de alguns materiais, como distribuídos normalmente para outros candidatos.

“Não recebi um centavo de ninguém, campanha bancada com meu dinheiro. Apoio financeiro de ninguém, mas não tenho nada contra”, disse e completou mais à frente “A majoritária mandou 10 mil ‘santinhos’ e 5 mil adesivos, mas a campanha foi só”.

No fim, ele disse que não seria hipócrita em dizer que estava feliz, após o resultado. No entanto, se disse aliviado por, em sua avaliação, ter feito e estar fazendo a sua parte na Casa José Vieira de Araújo.

Entre os destaques, lembra que tentou a implantação do concurso público na Casa, as economias realizadas e a tentativa por uma abertura para discussões fundamentais com a sociedade civil organizada.

img_6845

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores