Acusações, tumulto e empurra-empurra no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Os servidores do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe tiveram muito trabalho, na noite de ontem (05), para receber as fichas dos registros das candidaturas das coligações eleitorais.

A primeira acusação: Coligação de José Augusto acusou a coligação de Edson Vieira de ter perdido prazo para registro da candidatura

 

Candidatos, advogados e assessores lotaram as dependências do Cartório Eleitoral

 

 

As acusações começaram quando o coordenador da coligação que tem José Augusto Maia como candidato a prefeito, Tallys Maia, acusou a coligação do candidato a prefeito Edson Vieira de ter perdido o prazo para apresentação dos documentos.

 

As 19h20, Nossa equipe chegou ao local e ouviu a diretora do Cartório Eleitoral, Ariadny Vasconcelos, que afirmou ter recebido documentos em tempo, mas não soube explicar se foram todos os documentos, relatando também que ouve falhas no sistema e que por esse motivo os trabalhos estavam retardados.

 

Muitos candidatos se aglomeravam na sala enquanto os documentos eram protocolados.

 

A diretora do Cartório Eleitoral precisou convocar a polícia.

 

A segunda acusação: Situação acusa oposição de utilizar indevidamente a Sala dos Advogados

 

Por vota das 19h30m, a equipe do Blog do Ney Lima foi informada de que a sala dos Advogados, nas dependências do Fórum, estaria sendo utilizada de forma indevida pelo grupo de posição.

 

Na chagada, o editor deste Blog foi impedido de entrar por um assessor do candidato Edson Vieira. A porta foi fechada, mas posteriormente o candidato a vice-prefeito Dimas Dantas solicitou ao assessor que permitisse nossa entrada.

 

Após ser impedida por assessores, nossa entrada foi permitida por Dimas Dantas

 

O Blog verificou que candidatos e assessores estavam trabalhando na sala, realizando cópias e digitação de documentos.

 

Um dos assessores informou que a sala estaria sendo utilizada com a autorização do juiz. Questionado por nossa reportagem sobre onde estaria a autorização, o assessor disse que o uso da sala teria sido autorizada por telefone.

 

Sala dos advogados sendo utilizada pela Coligação de Edson Vieira (imagem captada antes do tumulto). Foto: Ney Lima

 

A confusão

 

Minutos após a saída de nossa reportagem da sala, o candidato José Augusto Maia se dirigiu até o local, acompanhado de candidatos e assessores, e entrou na sala. Nossa equipe voltou à sala.

 

Em poucos instantes, o candidato Edson Vieira se retirou do local.

 

Fotos: Ney Lima

 

O Blog flagrou a troca de insultos e acusações. Ouve empurra-empurra.

 

Os policiais militares que estavam no Cartório Eleitoral foram chamados até a sala, mas chagaram quando todos já estavam se retirando.

 

 

 

 

 

 

 

 

José Augusto deixou a sala e foi acompanhado pelo opositor Luciano Bezerra. Os insultos continuaram até que os membros da situação deixaram totalmente o local.

 

 

A terceira acusação: Coligação de Edson acusa José Augusto de ter quebrado equipamentos e destruído documentos

 

Membros da coligação de Edson Vieira prestando queixa-crime contra a coligação de José Augusto - Foto: Thonny Hill

 

Após o tumulto, o grupo do deputado Edson Vieira acusou José Augusto de ter quebrado equipamentos e rasgado documentos enquanto entrou na Sala dos Advogados.

 

Uma queixa foi prestada na delegacia da cidade em nome de Luciano Bezerra. O candidato a vice-prefeito, Dimas Dantas, disse a nossa reportagem que a denúncia foi formulada sobre a acusação de destruição de documentos e quebra de equipamentos.

 

Fonte de um notebook que teria sido danificada foi levada até a Delegacia - Foto: Thonny Hill

 

 

Apurações feitas pelo Blog do Ney Lima

 

Denúncia de atraso do registro da candidatura de Edson pode não ter fundamento

 

Sobre as acusações, ouvimos representantes das duas coligações envolvidas e conversamos com a diretora do Cartório Eleitoral, Ariadny Vasconcelos, que disse não entender o motivo de tanta confusão.

 

Segundo ela, mesmo que um partido político não requeira uma candidatura no prazo previsto, ainda haveria a possibilidade do registro individual em até 48 horas, desde que esee candidato tenha sido homologado em convenção.

 

O uso da Sala dos Advogados

 

Sobre o uso da Sala dos Advogados, a diretora do Cartório minimizou  fato dizendo que a sala pode ser utilizada desde que tenha a presença de um advogado, e nesse caso teriam pelo menos dois advogados no local.

 

O Blog não encontrou equipamentos quebrados

 

Após o tumulto ocorrido na Sala dos Advogados, fomos novamente à sala e avisamos que iriamos fotografar os supostos equipamentos quebrados. Enquanto nos dirigíamos, percebemos uma pequena correria de assessores.

 

Ao entrar na sala, flagramos um dos assessores tentando retirar a bateria de um notebook. O assessor tentou se justificar dizendo que o equipamento teria ficado sem a bateria no momento do tumulto, e que iria apenas colocar do jeito que estava para que pudéssemos fotografar.

 

 

Fotografamos papéis rasgados que, segundo os assessores, teriam sido destruídos durante o tumulto. Porém não encontramos nenhum equipamento quebrado.

 

 

 

 

Nota do Editor deste Blog

 

Esta matéria foi produzida com base nas observações feitas por nossa equipe. A maior parte dos fatos foi acompanhada por mim (Ney Lima) e outra parte pelo jornalista Thonny Hiil, que faz parte da equipe do Blog e acompanhou o registro dos fatos na delegacia.

 

É importante deixar claro que nenhum componente da equipe do Blog do Ney Lima tem vínculo com partidos políticos.

 

Somos fiéis ao relato dos fatos e reafirmamos que o nosso compromisso é com os milhares de leitores que acessam o Blog do Ney Lima diariamente.

 

10 Comentários

  1. Eleitor Consciente disse:

    Ué! Porque a moderação deste meio de comunicação deletou os comentários? Até onde eu percebi, não vi nenhum comentário que fosse ofensivo ao Senhor José Augusto Maia. Esperamos um motivo muito convincente da equipe do blog. Afinal este é talvez o único reduto em que percebemos que não há parcialidade, pelo menos não explicita! Obrigado desde já pela atenção, se houver!

  2. maria disse:

    é dimas, aconteceu uma coisa e voce foi contar outra mas é assim mesmo é o medo pois voces sabem que se zé algusto for concorrer com voces é vitoria nossa
    vamos lá zé
    somos taboquinha até o fim
    estamos sempre com voce…

  3. Eleitor Consciente disse:

    kkkkkkkkkk
    Essa Maria deve ser algum eleitor daqueles que você pede para levantar as mãos e ele levanta, para abaixar, idem. Com pessoas TÃO INSTRUÍDAS assim srsrsrs manteremos o status de cidadezinha provinciana.

  4. Allan Robson disse:

    Eu tenho é vergonha desses políticos de Santa Cruz

  5. elias jose disse:

    eu tenho é vergonha desses politicos de santa cruz quando é que essa cidade vai ter um que estar a sua altura santa cruz não merece esta situação eu amo essa cidade mais não tem politicos competente.

  6. tchelo disse:

    uma pessoa tao boa como edson , se juntar com um sujeito feito esse seu vice ,um cara sem credibilidades em nenhum dos partidos , mas agora ta tarde pra se arrepender ,.. tanra gente boa pra colocar e colocar um cara sem moral nenhuma . ai è fogo..

  7. williane disse:

    A tá.Enquanto o tumulto rolava um dos babão do Deputado Edson Vieira rasgava os documentos e quebrava tudo só pra colocar a culpa em zé, meu Deus é desespero total

  8. luisa disse:

    esses boca preta ta merecendo é outra piza pra deixar de tanta besteira.

  9. Wellington disse:

    Toda Vez que Edson vieira vai enfrentar José Augusto ele faz essa Baixaria isso é um coitado se que se for José Augusto mesmo ele levará outra lapada enorme nao só ele como todos eleitores sabem…

  10. Ana disse:

    Tornasse cada vez mais clara a lavagem cerabral sofrida pelos pobres taboquinhas!!
    Sei que o que a maioria das pessoas quer não uma Santa Cruz melhor, o que boa parte quer é um motivo a mais para debochar do adversário político que perder as eleições.
    A cidade que se dane!!

    Quanto ao épisódio ocorrido no forúm no dia 05/07/12, quem esteve lá e pode acompanhar o que de fato aconteceu, viu claramente quem estava demonstrado atitudes de desespero. Independente de qual dos lados começou a confusão, tudo o que aconteceu foi lamentável para ambas as partes.

    O que nós enquato população precisamos é tomar consciência dos candidatos que estamos seguindo, pois não vale a pena nos matarmos por criaturas que não sabem nem qual é o nosso nome e ainda por cima ROUBAM aquilo que com tanto esforço nos lutamos para pagar: os nossos impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores