21
março

O impasse das barracas


Prefeito e barraqueiros se reúnem para discutir soluções 


Prefeitura apresenta proposta, mas o impasse tende a continuar no município. Fotos: Thonny Hill.

 

Na manhã desta quinta-feira (20) foi realizada uma reunião entre prefeitura, proprietários de barracas e ambulantes sobre a delicada questão da retirada das mesmas de calçadas e de proximidades de escolas no município.

 

Na ocasião, foi apresentado pela prefeitura um projeto para a implantação de uma praça de alimentação, que será construída no local onde funciona a praça localizada ao lado do supermercado Mercadão.

 

Segundo o projeto, serão oito módulos, cada um contendo quatro barracas (totalizando 32) e que deverão ser construídas com recursos do proprietários ou por financiamento junto ao Banco do Nordeste.

 

Dependendo do quiosque, segundo o prefeito, os valores empregados em cada um podem variar de R$ 5 mil a R$ 9 mil.

 

Auditório da Secretaria de Educação ficou lotado.

 

Segundo a prefeitura, por meio de um estudo prévio, existem 110 barracas no município, sendo que apenas 40 funcionam (sendo 28 para lanches e as demais como depósito ou outros ofícios).

 

Quem poderá ser contemplado

 

Segundo o que foi anunciado, serão 28 o número de pessoas contempladas, somente aquelas que trabalham com lanches que receberão, em até 10 dias, uma carta avisando a contemplação.

 

Caso não chegue à correspondência, quem se sentir prejudicado deverá procurar a prefeitura,para que cada caso seja estudado especificamente.

 

Falta de local para outros tipos de negócios gerou discussão

 

Outros tipos de negócios presentes nas barracas como barbeiros, sapateiros e outros ofícios ficaram de fora, fato que gerou discussão em alguns momentos.

 

O prefeito adiantou que será realizada a construção de uma área específica para esses pequenos comerciantes, mas sem especificar data.

 

Já quanto aos borracheiros, o prefeito afirmou que irá conversar com proprietários de postos de combustíveis para que eles possam ser realocados para esses locais.

 

Prazo de retirada das barracas continua valendo

 

Segundo o prefeito, as barracas deverão ser retiradas até o dia 28 de abril, mesmo que a praça de alimentação não seja concluída até esse prazo.

 

Após o término da reunião, algumas pessoas levaram documentos ao prefeito e ao vice, documentos esses que autorizavam o funcionamento desses locais, alguns com mais de 20 anos.

 

Proprietários mostram documentos a Dimas e a Edson Vieira.

 

 

37 Comentários

  1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    Dia, 28 de Abril queremos essa Corja FORA das nossas calçadas. Doa a quem doer.

    1. Valdomiro disse:

      Tenha mais respeito com os donos das barracas seu indecente !

      1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

        !? Saudações, Sr. “Valdomiro”. Estais com pena dos, “Coitadinhos”!? Ocupe o lugar deles.

  2. rita disse:

    È muito engraçado o que se ouve por ai,quero saber quando é que vai haver justiça em Santa Cruz, Até agora prefeito vc não me fez ver aindaa cidade imaginária que vc prometeu, de promessas o senhor é bom agora de cumprir ta ruim hein… quero dignidade pra minha cidade e não pessoas com discriminação e baixas que apoiam pessoas como o senhor. Quero poder ter orgulho de falar que o senhor prefeito fez por uma cidade o que muitos não fizeram , mais ta dificil viu…. até o momento so pessoas mesquinhas é que conseguem lhe aplaudir…..

  3. Ricardo disse:

    Pegou pesado, Corja?

    Dicionário
    1. [Depreciativo] Bando de pessoas consideradas desprezíveis ou de mau carácter. = CANALHA, MATULA, RALÉ, SÚCIA

    Sair SIM, Corja NÃO.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Saudações, Sr. “Ricardo”. Se eu utilizo de um bem Público de fundamental importância para boa e segura via dos transeuntes, para obtenção de vantagens em detrimento do Direito das pessoas de ir e vir e/ou Supremacia do Interesse Público. O que sou? Na vossa opinião. Fraterno, abraço.

      1. Anderson disse:

        Concordo plenamente!

      2. Ricardo disse:

        Premissa verdadeira, conclusão falsa. Seus argumentos não passam de FALÁCIAS!

  4. jana disse:

    Ha muito tempo isso deveria ter sido feito,os outros administradores não tiveram coragem, não tenha dúvida que é uma medida impopular,no entanto necessária. Falta agora organizar o trânsito que tá um caus.

  5. yure dias disse:

    QUE PENA QUE O PREFEITO VIROU AS COSTAS PARA A POPULACAO,ANTES DE SE ELEGER SEU DISCURSO ERA BEM DIFERENTE DAS PRATICAS DE HOJE,EDSON DIMAS SAO VCS QUE VAO SUSTENTAR ESSAS FAMILIAS DEPOIS DO DIA 28 DE ABRIL???COMO ESSAS PESSOAS VAO ALIMENTAR SEUS FILHOS SEM O SEU RENDIMENTO.NAO ERA VC DIMAS QUE TANTO FALAVA EM ACAO SOCIAL QUE O POVO MENOS FAVORECIDO TINHA QUE SE OLHAR ESPECIALMENTE,MAS NA PRATICA VC ESQUECEU TAMBEM “DE UMA CHANCE AOS BARRAQUEIROS”.

  6. sandra disse:

    só tenho pena dqueles que não deram a chance e vão sofrer do mesmo jeito, mas aos que deram a chance agora podem ver quem são os vieiras, repeita a chance é minha sugestão!

  7. sandra disse:

    esse cara é muito sem noção, esse prefeito, vejam só, observem bem as propostas dele para os barraqueiros, tudo sem noção, as pessoas não se iludam, lutem até o fim!

  8. luciana disse:

    Corja é muito pesado Clodoaldo,acho que deve sair sim mais nao devemos maltratar ou humilhar ninguem .acho q bc deveria se retratar em suas palavras Clodoaldo

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Saudações, Sra. “Luciana”. Essa de ocupar calçadas para ganhar dinheiro levou nossos co-cidadãos a andarem nas vias dos veículos e volta e meia estão sendo mortas vitimas de atropelamento. Aos que se acham tão solidários a esses usurpadores do patrimônio Público, faço-lhes a simples pergunta: Se seus pais, filhos e/ou parentes forem vítimas de atropelamento seguido de morte, vocês vão continuar solidarizando-se com esses metidos a coitadinhos!? Fraterno, abraço.

  9. Admilson Gomes disse:

    Quem nunca comeu um lanche de barraca que atire a primeira pedra!

    São todos pessoas de bem e trabalhadores. Será que eles não tem uma bela lanchonete em um ponto fixo porque gostam de estarem em barracas? É claro que não. É a mesma situação de quem tem um box no moda center e tem um sonho de um dia ter sua loja. Chamar de corja foi um termo infeliz. Respeito é bom e conserva os dentes.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos… Saudações, Sr. Admilson. Observo um certo tom de ameaça em seu comentário. Primeiro: Com a, Verdade, NÃO tenho medo nem de Deus. Segundo: É graças a esse excesso de Respeito a quem NÃO nos respeita que esta cidade mais parece uma Favela. E por fim: Mais de, 95% do que é vendido nessas barracas, É! nocivo a nossa Saúde e a de nossos filhos. Acabar com essa: HIPOCRISIA, também se faz necessário. Fraterno, abraço.

      1. Admilson Gomes disse:

        Não é ameaça…é aviso mesmo.
        Se eu fosse dono de barraca, a conversa seria pessoalmente…
        Mas de que adianta avisar o dono da razão, que nem sequer teme a Deus?
        Não sou a favor da permanência as barracas, mas acredito que as pessoas devem ter o mínimo de consideração, já que estão ali a muito tempo. Se tivessem evitado isso desde o inicio, a coisa não tinha tomado essa proporção. De alguma forma as pessoas buscam seu sustento. Se durante esse tempo todo a prefeitura permitiu, quem de ser chamado de Corja são eles.

  10. jose carlos da rocha disse:

    é lei todos tem que sair envadem espaço publico tem que sair

  11. edjane disse:

    Sobre a questão dos barraqueiros. Santa cruz teve no passado um exemplo que deu certo. Quando a feira da sulanca foi retirada do centro da cidade, pais de famílias que tiravam seu sustento e de seus pequenos ,foram obrigados a comprar boxs no moda center ,diga-se de passagem bem caros.Se deu certo la atrás vai da certo agora. vale dizer também que foi ofertado o famoso poeirão. Mas isso é outra história. Eu espero que dê certo pois essas pessoas são trabalhadoras e merecem.

  12. Mauro disse:

    Fato lamentável o Sr. Ney Lima autorizar a postagem do primeiro comentário, que se foca na arrogância, ignorância, na alienação desse individuo, para com respeito aos seus semelhantes, que são pessoas trabalhadoras e que dependem de suas barracas para sua própria sobrevivência, comparamos os mesmos aos velhos sulanqueiros, vendedores de produtos de sonegação fiscal, que existiam na feira da Sulanca de Santa Cruz do Capibaribe. Hoje tem a dispor para os mesmos o Moda Center, só que em minha opinião, deveriam pagar mesmo imposto sobre todas suas mercadorias, para que o enriquecimento não acontece fora da lei. Mas só são “CORJA” os barraqueiros que infelizmente na maioria não conseguiram enriquecer como os sulanqueiros conseguiram. Lamentavél o posicionamento do poder publico quanto a essa situação.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos… Saudações, Sr. “Mauro”. Contrário a seu entendimento relativo a meu comentário, RESPEITO o seu. Por mais equivocadas que suas colocações se mostra. Defendo-a com minha própria Vida se necessário, para que tenhas eternamente o DIREITO de se expressar. Liberdade de Expressão é a melhor forma de acabarmos com esse, Câncer, chamado: Hipocrisia. Fraterno, abraço.

      1. Mauro disse:

        Digno de pena!

        1. nanda disse:

          MAURO APEZAR DE GOSTAR MUITO DOS COMENTARIOS DE CLODOALDO,ACHO QUE TALVEZ SEM QUERER ELE FOI ENFELIZ COM SEU COMENTÁRIO,MAS ISSO NÃO NOS DAR O DIREITO DE COMETER O MESMO ERRO Q ELE.,E SOBRE VC FALAR Q OS BARRAQUEIROS DEPENDE DAS BARRACAS PRA SOBREVIVER ME DESCULPE POR TE DECEPICIONAR 90%DELES ESTÃO MENTINDO,POIS JA TEM IM DOQUER SOBREVIVER ATÉ MELHOR Q EU OU VC,PODE ACREDITAR,,.

          1. Mauro disse:

            qual país do Mundo, cresceu sem planejamento e educação? se você sabe, não preciso dizer mais NADA.

  13. veronica disse:

    JÁ SEI QUE EM SANTA CRUZ NIMGEM TEM DIREITO A UMA PRAÇA, A PRAÇA DO MERCADÃO? A TARDE O PESSOAL SENTAVA LÁ PRA CONVERSAR? E AGORA?
    FIQUEMOS EM NOSSAS CASAS TRABALHANDO SEM LASER E ELEGENDO POLÍTICOS ASSIM.

  14. rita disse:

    Temos o direito de falar o que achamos , agora que pelo menos tenhamos EDUCAÇÃO,para quem sabe falar e entender acho que CORJA .Foi o bastante que se possa saber o tipo de pessoa. Quero sim o progresso da minha cidade mais não passando por cima dos outros, menosprezando as pessoas.Também as calçadas livres,mais quero também um lugar para essas pessoas. POR ISSO SENHOR PREFEITO VAMOS ANALISAR MELHOR ESSA QUESTÃO, SEI QUE O SENHOR VAI HONRAR A TÃO SONHADA CHANCE!!!!!!!!!!

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos… Saudações, Sra. “Rita”.

  15. Aline disse:

    Também não consigo entender. Praça é lugar de se ter bancos, árvores, brinquedos, enfim uma área de lazer. Mas este prefeito apenas relocou o problema que consequentemente no futuro outro terá que resolver. Lamentável!

  16. Thiago disse:

    O primeiro comentário é ridículo,santa cruz pode ter calçadas quilométricas que o povo aqui ainda anda no meio da rua,agora não venha me dizer que os acidentes com vítimas foram por causas das barracas, sou a favor sim da retirada das mesmas, agora esse cidadão vem humilhar os outros?!! Jesus disse: Amei o teu próximo como a ti mesmo; Esse cara deve ser mensageiro do capeta!

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos… Saudações, Sr. “Thiago”. As barracas é só a ponta do Iceberg. Fraterno, abraço. Telúrico, Irmão. Namastê.

  17. Adeci Neves disse:

    VAMOS POR PARTE,EXISTE MUITA COISA ERRADA NA NOSSA CIDADE, AS BARRACAS NAS CALÇADAS, INVASÕES DE TERRENOS PÚBLICOS,DONOS DE LOJA QUE FECHAM AS CALÇADAS ACHANDO QUE SÃO DONOS ETC. DE QUEM É A CULPA? O MAIOR CULPADO É O PODER PÚBLICO, TODOS OS PREFEITOS QUE PASSARAM ATÉ HOJE FECHAVAM OS OLHOS PRA TUDO ISSO PORQUE PRA ELES O MAIS IMPORTANTE ERA OS VOTOS E NÃO A CIDADE, ENTÃO O POVO FORAM SE ACOSTUMANDO, E HOJE ACHAM QUE O ERRADO É CERTO,EDSOM SE ELEGEU DIZENDO QUE IA ORGANIZAR ESSA CIDADE É O QUE ELE ESTÁ TENTANDO FAZER O TÃO FALADO CHOQUE DE GESTÃO, CLARO QUE VAI CONTINUAR DESAGRADANDO A MUITOS, MAS TEMOS QUE ENTEDER QUE O DIREITO MEU TERMINA QUANDO COMEÇA O DO OUTRO,EU ACHO QUE ELE ESTÁ NO CAMINHO CERTO.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Saudações, Sr(a). “Adeci”. Tomara.

      1. Adeci Neves disse:

        SÓ PRA TIRAR A DÚVIDA É “SENHORA” ADECI, SAUDAÇÕES PRA VC TAMBÉM CLODOALDO.

  18. rita disse:

    Belo comentário caro Thiago apoiado.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      !? Risos…

  19. joao paixao disse:

    eu quero deixar bem claro na minha barrca nao vende bebidas alcolicas quero dizer, tambem que a plassa de alimentassao e nessessario mais esteve com um advogado e do modo em que estar sendo feito a retirada das barracas ,e uma ditadura queria que o prefeito pencasse mais

  20. Maria da Conceição disse:

    O espaço comentário, deve ser usado com para expressar nossas opiniões a respeito de decisões politicas, e não como debates entre leitores, pois enquanto os leitores e eleitores ficam degladiando-se com palavras os detentores do Poder Público continua fazendo besteira que em nada vai mudar a situação atual da cidade. Vamos nos unir para em uma terceira opção, dar um ponta pé inicial de mudança verdadeira em Santa Cruz, porque se preocupar com a beleza da cidade é importante, mas fique sabido que não há nada mais feio e desagradável para uma cidade que ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, insegurança pública e descaso com a saúde e educação. Não se constrói uma casa começando pelo acabamento, temos que cuidar dos alicerceis, são invisíveis, mas necessário para a perfeição do abamento final. Santa Cruz tem outras prioridades, o povo tem outras prioridades que se o Edil municipal tivesse sensibilidade, e uma boa assessoria politica em quatro meses de gestão já teria feito algo realmente importante para a cidade. A propósito, não sou partidarista, sempre serei oposição, e vale salientar que para ser oposição a Edson não precisa necessariamente ser eleitor de Zé Augusto que nunca, jamis, em tempo algum será eleito caso necessite de um voto meu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores