28
agosto

Resumo da Câmara de Toritama


Denúncias da Oposição e anúncio de nova CPI marcam noite de debates na Câmara Municipal

 

Fotos: Ney Lima.

 

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), a bancada de oposição na Casa Legislativa, João Manoel da Silva, trouxe ao plenário uma verdadeira enxurrada de denúncias e irregularidades do governo municipal.

 

Dentre elas, o vereador Birino disse ter em mãos notas fiscais, que comprovam a compra de portões para residência do prefeito Odon Ferreira, segundo o vereador, recursos desviados da prefeitura. A Oposição já comunicou que irá apresentar a Casa, diversos pedidos de abertura de CPI. Desta vez, será necessário apenas cinco votos para aprovar a abertura, sendo que a Oposição conta atualmente com seis parlamentares, porém os vereadores já afirmaram que pretendem levar as denúncias ao Ministério Publico, por não esperar que a Casa tome as providências.

 

A bancada de sustentação por sua vez, rebateu as críticas, falando em perseguição ao prefeito Odon e argumentando ser desnecessário tantos pedidos de CPI.

 

Todos os treze vereadores estiveram presentes na reunião, porém Zé Neto (PSD) e Maviael Xavier (PSL) não utilizaram a tribuna.

 

Confira o que cada um deles falou:

 

Dioclecio destaca projeto para substituição das lâmpadas convencionais por modelo Led e prepara nova CPI

 

 

O vereador Dioclecio Raimundo (PTC) usou a tribuna para destacar a substituição das lâmpadas de todos os postes da cidade por modelos do tipo LED. O projeto traz uma economia de energia estimada em aproximadamente 80%. Segundo o parlamentar, o projeto deve ser apresentado na próxima semana.

 

Um segundo tema abordado pelo parlamentar, foi a apresentação de uma nova CPI, onde segundo ele não houve tempo abio para ser posta naquela sessão, porém muito em breve será apresentada. Dioclecio falou ainda que a Câmara é a grande culpada pelos desmandos da gestão.

 

“Não foi possível hoje, mas iremos preparas duas CPI´S, para mostrarmos os desmandos descaradamente que vêm acontecendo, só não vê quem não quer, a situação está difícil para o toritamense porque o dinheiro é desviado, a CPI precisa apenas de cinco votos, será que a Câmara não tem culpa? Eu creio que a Câmara é a grande responsável, o povo tem que cobrar mais dos seus representantes, na semana seguinte após aquela votação, eu coloquei um processo pelo aluguel do imóvel no nome do prefeito e a Câmara não aprovou” – frisou.

 

Loló rebate discurso de Dioclecio e diz que CPI não dá em nada

 

 

O vereador Loló (PTB), aproveitou seu discurso para rebater as afirmações de Dioclecio. Segundo o Loló, os parlamentares tem que trabalhar para o povo e não correr atrás de CPI, onde segundo ele não vai dar em nada.

 

O petebista disse ainda que na gestão de Flávio Lima, foram desviados muitos recursos e a Câmara não fez nenhuma investigação.

 

“Vereador tem que correr atrás do povo, ajudá-lo para cidade crescer; o novo coqueiral precisa de atenção e vou pedir ao prefeito que faça algo por lá, agora para que ir atrás de CPI? Isso não vai dá em nada, na gestão passada nós víamos o tanto de dinheiro que foi desviado e ninguém fez CPI, aqui não vemos motivos para isso, nunca serei contra o prefeito Odon Ferreira” – argumentou.

 

Arimateia destaca ações do prefeito e diz que Oposição tenta CPI a todo custo

 

 

José de Arimateia (PSD) fez uso da tribuna para destacar as obras públicas sendo feitas no município. O parlamentar disse estar feliz com as atitudes do Prefeito Odon, onde segundo ele está na rua fiscalizando as obras e, sendo bem recebido pela população.

 

Arimateia ressaltou que a política será ano que vem, e que a Oposição aguardasse mais um pouco para ir à rua medir forças, condenado os discursos de uma nova CPI.

 

“Aguardem mais um pouco, falta mais um ano, ai vamos para as ruas medir forças, os amigos que estavam insatisfeitos estão voltando para base, porque eles vêm o trabalho acontecendo, agora vocês querem uma CPI a todo custo” – relatou.

 

Nilton de Enoque cobra providência da prefeitura no combate as muriçocas e denuncia dívida com empresa de fardamentos escolares

 

 

O presidente da Câmara, Nilton de Enoque (PSB), voltou a cobrar do poder público municipal atitudes enérgicas contra o surto de muriçocas no município. O tema já foi abordado diversas vezes na Casa Legislativa. O vereador pediu mais uma vez a prefeitura que fizesse a limpeza do Rio Capibaribe e o trabalho do carro fumacê. Alguns parlamentares governistas em pedidos de a parte argumentaram que o uso foi proibido pelos órgãos do meio ambiente por estarem provocando a morte de animais.

 

Nilton ainda denunciou na tribuna uma dívida da prefeitura municipal com a empresa responsável pela confecção dos fardamentos escolares do ano de 2013, porém os valores não foram divulgados por ele.

 

Ao final o parlamentar lamentou a forma como a prefeitura organizou o Campeonato Municipal de Futebol deste ano. Segundo Nilton, a prefeitura pediu o patrocínio á classe empresarial e não vem dando qualquer apoio aos desportistas.

 

Fábio Araújo denuncia falta de ventilação em escolas públicas e o calor sofrido por alunos e professores

 

 

O vereador Fábio Araújo (PSDB) usou a tribuna do plenário para denunciar algumas irregularidades encontradas por ele, em visita as escolas municipais, Mãe Carlinda e Josefa Joaquina Menino.

 

Segundo o Tucano que esteve em companhia do Vereador Zé Boim (PSDB) ambos foram bem recebidos pelas diretoras e funcionários. Fábio disse ter encontrado erros e problemas antigos que permanecem desde o primeiro ano de mandato da gestão.

 

“O calor é insuportável, são salas quentes, não existe ventilação, em algumas salas tem ar-condicionado, mas não funciona, então fica só consumindo energia, banheiros sem portas e o teto deteriorado” – disse.

 

Fábio também destacou em sua fala o atraso na entrega dos fardamentos escolares deste ano, segundo ele apenas os alunos que iram desfilar no Sete de Setembro, receberam fardamento.

 

Fábio Florentino destaca pesquisa com feirantes para não trabalhar aos domingos e pede que Lei seja cumprida

 

 

O vereador Fábio Florentino (PT) destacou em sua fala uma pesquisa feita por ele mesmo com os feirantes ao entorno do Parque das Feiras. O Petista apresentou o resultado que indica uma porcentagem de que 80% são contra a abertura aos domingos, com exceção aos períodos do Festival do Jeans, São João e Fim de Ano.

 

O assunto de abrir ou não aos domingos voltou à tona recentemente no município, após a chegada do empreendimento ‘Uai Shopping Agamenon’ que funcionará ao lado do Parque das Feiras. A empresa vem com um projeto inicial de abertura aos domingos, onde as bancas da feira iriam ser transferidas para dentro do empreendimento.

 

No município existe um decreto de lei sancionado pelo prefeito Odon Ferreira que proíbe a realização das feiras aos domingos, porém o empresário responsável pelo empreendimento teria concordado e aceitado a Lei Municipal em uma reunião com representantes dos feirantes, Parque das Feiras e Prefeitura.

 

“Não tenho nada contra o empreendimento, vai gerar empregos e desenvolvimento ao município, agora não venha atrapalhar, que a Lei seja respeitada, que o domingo seja respeitado” – destacou.

 

O Petista também disse em seu discurso que as cobranças a secretária de educação estão sendo feitas para atingir sua pessoa, já que a secretaria é sua irmã. Fábio disse que o atraso na entrega dos fardamentos se deu porque só agora foi feita a licitação, porém todos os alunos iram receber o fardamento.

 

Zé Boim critica operação tapa buracos e pede combate as muriçocas

 

 

O vereador Zé Boim (PSDB) questionou a qualidade da operação tapa buraco realizada recentemente na principal Avenida do município. Ele lembrou que, em menos de trinta dias os buracos abriram novamente.

 

“Uma operação foi feita na Avenida João Manoel da Silva, em menos de trinta dias a buraqueira está ai de volta, são coisas pequenas, se o prefeito quiser fazer ele faz, o problema é que ele não quer. Em 3 anos de governo ainda não calçaram as 18 ruas anunciadas por ele e ainda por cima com dinheiro do FEM. Estou aqui cobrando novamente um ação para combater essas muriçocas, não tem dinheiro que dê, de tanto a gente comprar veneno e raquete” – disse.

 

Zé Boim também pediu providências para que sejam solucionados os problemas de ventilação e estrutura citados pelo vereador Fábio Araújo nas escolas municipais.

 

Marcos Serafim destaca visita dos vereadores em Brasília

 

 

O vereador Marcos Serafim (PSB) usou poucas palavras ao discursar na tribuna. O parlamentar destacou sua visita a Brasília junto com alguns vereadores, onde o mesmo se disse satisfeito e elegeu como a mais proveitosa entre todas que já havia participado.

 

Marcos lembrou ainda seu trabalho na área a saúde e disse que está a disposição do povo, argumentando que a população reconhece seus esforços e confia na sua pessoa.

 

Ao final do discurso, o parlamentar comunicou que ‘muito em breve irá anunciar uma novidade na Casa Legislativa’.

 

Birino diz que portões da casa do prefeito foram comprados com dinheiro público

 

 

O vereador Birino do São João (PSB) denunciou na tribuna uma suposta compra realizada com dinheiro público, onde a finalidade teria sido a aquisição de dois portões para residência do Prefeito Odon Ferreira (PSB), que reformou seu imóvel recentemente.

 

“Quanto mais a gente fiscaliza, mais descobrimos irregularidades. Vocês sabem de onde veio o dinheiro dos portões da casa do prefeito e de seu filho? Nós temos as notas fiscais, foi comprado com dinheiro do povo! As duas mais elegantes obras já feitas no município foram justamente a reforma da casa dele do filho! Vamos sim abrir CPI para fiscalizar ladrão! Agora vocês vêm me dizer que é perseguição? Que é um golpe ? será que aquela criança não sabe o que faz!?” – disparou.

 

Birino denunciou também uma compra sem licitação em mais de R$ 20.000,00 para o matadouro público, o mesmo afirmou que irá instaurar uma CPI para investigar o caso.

 

Rossana Ferreira destaca visita dos vereadores com lideranças políticas do Estado no encontro em Brasília

 

 

A líder do governo na Câmara foi à tribuna para destacar a importância do encontro na Capital Federal.

 

Rossana Ferreira (PSD) citou vários pontos importantes do evento, ressaltando a troca de conhecimento, apresentação de projetos e cobranças aos deputados e senadores do estado por melhorias a Capital do Jeans.

 

A vereadora disse que, ‘todos os vereadores que foram à Brasília deixaram projetos e pedidos aos líderes políticos’. Uma serie de encontros e debates foram citados por ela, que disse ter sido proveitoso.

 

Rossana elogiou o projeto das lâmpadas de Led de autoria do vereador Dioclecio e disse concordar e estar a favor em nome da economia de energia.  A vereadora lamentou o momento de crise no país e, pediu que se tenha mais otimismo e seriedade para enfrentar esse momento de turbulência.

 

Morica denuncia suposto desvio de um saco de cenouras para alimentar animais

 

 

O líder da Oposição enriqueceu as denúncias da noite como um suposto desvio de um saco de cenouras da Secretaria de Agricultura Familiar, a fim de alimentar alguns cavalos de propriedade da família do gestor.

 

Edimilson Morica (PSL) disse em suas palavras que essas coisas são os motivos de não existirem obras e ações em favor da população.

 

“O que nós estamos mostrando aqui é o motivo do por que não se limpa o rio, por que não se conserta as escolas, por que nada disso acontece? Porque o desvio de dinheiro é grande, até cenoura se desvia desse município, desviaram um saco de cenoura para alimentar um cavalo! Existe necessidade disso? Vejam a que ponto chegou essa administração! Toda semana é um novo escândalo, agora desviaram R$ 6.000,00 para comprar um portão, não foi Birino que inventou! não foi Dió que inventou! Quando começamos a investigar, a gente vê as aberrações que estão sendo feitas no município” – concluiu.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores