30
maio

Resumo da Câmara – Toritama


Implantação da Guarda Civil Municipal é pauta de debate na Câmara de vereadores de Toritama

 

 

A reunião da Câmara de vereadores ocorrida na última quinta-feira (28) abordou novamente necessidade da Guarda Civil Municipal para o auxilio na segurança pública.

 

Em seus discursos, oposição e situação se divergiram sobre o assunto, o vereador Loló (PTB) disse que não adianta colocar a guarda sem que eles possam andar armados. Já Edimilson Morica (PSL) defende a tese de que esses homens representam um papel importante e, estratégico para auxiliar as policias Civil e Militar.

 

Entre vários outros assuntos levantados pelos parlamentares, o vereador Fábio Araújo (PSDB) pediu a presidência da Casa, que fosse marcado uma reunião com os vereadores do município de Caruaru para discutir os problemas da Vila Canaã que pertence a Capital do Agreste, mas na prática faz parte de Toritama.

 

Estiveram presentes na reunião nove dos treze parlamentares, com ausências de Dioclécio (PTC), Marcos Serafim (PSB), Rossana e Zé Neto (PSD). O Presidente da Câmara, Nilton de Enoque (PSB) não usou a tribuna.

 

Confira o que cada um deles disse:

 

Loló rebate Dioclécio e diz que nenhum vereador tem mais gabarito do que prefeito

 

O Vereador Loló (PTB) usou a tribuna do plenário para rebater o discurso de Dioclécio (PTC), que na última reunião afirmou que Odon Ferreira pediu ajuda a um ex-vereador, para falar com o governador Paulo Câmara (PSB).

 

“Eu tenho 51 anos e nunca vi na vida um vereador ter mais gabarito do que um prefeito para ir ao gabinete do governador”, relatou.

 

Na ocasião, o assunto abordado era a crise na segurança do município, quando Dioclécio disse em seu discurso que um dos fatores seria a falta de moral do prefeito com o governo do estado.

 

Em um pedido de a parte durante a reunião, o vereador Loló se mostrou contra a implantação da guarda municipal. Segundo ele não daria certo eles trabalharem desarmados, que seria uma presa fácil para os criminosos.

 

Arimatéia destaca comitiva do Exercito que esteve no município para o abastecimento de água potável

 

O Vereador Arimatéia (PSD) destacou em seu discurso no plenário, a visita de uma comitiva do Exercito a fim de se reunir com o prefeito.

 

Arimateia comentou que os mesmos foram recebidos pelo secretário de governo, porque Odon Ferreira estava em Brasília. Segundo o vereador, o intuito da reunião foi formar parceira com a prefeitura para que os caminhões-pipa do exercito venham beneficiar a população toritamense com água potável.

 

Ainda segundo ele, só resta agora a assinatura do prefeito. Arimateia falou da importância desta ação.

 

“Isso será muito importante para o município, sabendo que estamos atravessando uma crise muito grande… A pouca água que chega nas torneiras já não é boa e, em muitas casas nem chegam”. afirmou.

 

Ao final, o parlamentar agradeceu ao vereador Fábio Araújo pelas cobranças feitas na semana passada em relação às motos da Rocam que estavam quebradas. Arimatéia disse que as motos foram consertadas e voltaram ás atividades.

 

Fábio Araújo solicita reunião com vereadores de Caruaru para debater melhorias na Vila Canaã

 

Fábio Araújo (PSDB) disse em seu pronunciamento que é preciso de uma união com o município de Caruaru para tentar solucionar as dificuldades dos moradores da Vila Canaã.

 

A Vila Canaã pertence ao município de Caruaru, porém sua proximidade com a cidade de Toritama fez com que ela se tornasse na prática mais um bairro na Capital do Jeans, contudo não se pode ser investido ou construído nada pela prefeitura de Toritama, por outro lado, historicamente existe um completo abandono por parte do poder executivo Caruaruense.

 

Os moradores dependem diretamente do município toritamense. O vereador pediu ao presidente da Câmara que entrasse em contato com o poder legislativo da Capital do Forró para marcar uma reunião.

 

“Precisamos conversar com eles para que seja feito alguma coisa pelos nossos irmãos da Vila Canaã, aquele povo é completamente esquecido por Caruaru”, relatou.

 

Fábio também pediu a secretaria de obras que agisse nas estradas da zona rural do município, que segundo ele se encontra em péssimas condições.

 

Fábio Florentino pede profissionalismo ao criticar radialista e enaltece o trabalho do Blog do Ney Lima

 

Dr. Fábio Florentino (PT) destacou na tribuna que existe uma falta de imparcialidade por parte de alguns membros da imprensa local. O parlamentar se queixou de alguns comentários direcionados a ele pelo radialista Sandro Black que apresenta diariamente um jornal pela Rádio Toritama FM.

 

Segundo o Vereador, Sandro teria comentado em seu programa que Fábio Florentino entrou mudo e saiu calado na última reunião da Câmara, Fábio ressaltou que o radialista também teria dito que o vereador tem se calado diante dos problemas no Parque das Feiras, insinuando que o parlamentar estaria voltando para a base governista.

 

O vereador rebateu os comentários no plenário, argumentando que pessoas despreparadas estão usando o tempo precioso do rádio para fazer politicagem, e defendeu a importância de se profissionalizar para atuar na área.

 

Fábio questionou o radialista por não divulgar o projeto IPTU verde, que foi apresentado por ele na última reunião e citou como exemplo de imparcialidade o Blog do Ney Lima.

“Eu quero saber, qual o beneficio que vossa excelência trouxe para a população com essa informação, (ao dizer que o vereador não usou a tribuna), o que falta para você é profissionalismo, porque não se faz como o Blog do Ney Lima, que faz um trabalho imparcial, falando tudo que cada vereador disse aqui na tribuna”, destacou.

 

Zé Boim destaca que o Hospital não está realizando partos e cobra a implantação da Guarda Municipal

 

O vereador Zé Boim (PSDB) afirmou que o Hospital Nossa Senhora de Fátima esta sem obstetra há um bom tempo, e lamenta que não esteja nascendo crianças no município toritamense.

 

O tucano lembrou que no início da gestão atual, o Hospital voltou a fazer partos após muitos anos.

“É triste saber que nossas mães têm que se deslocarem para outros municípios para terem seus bebês, depois de muito tempo essa gestão começou a fazer e agora estamos desse jeito por falta de um obstetra,” pontuou.

Zé Boim também destacou o trabalho da Policia Militar no município, segundo ele está havendo um avanço na repressão contra o crime. Em um pedido de a parte, o parlamentar destacou a importância de se colocar a guarda Municipal para auxiliar o trabalho da polícia.

 

O vereador defende a ideia de que mesmo desarmados, os guardas podem contribuir estrategicamente para o combate a violência.

 

Maviael Xavier cobra oportunidades aos artistas da terra durante os festejos juninos

 

O vereador Maviael (PSL) usou a tribuna para cobrar da Secretaria de Cultura do município, que seja dado mais espaço aos artistas locais para que se apresentem e participem das festas no município.

 

Maviael se mostrou preocupado com a falta de incentivo a cultura local, tendo em vista que a cidade tem um vasto repertório de artistas em diversas áreas, mas que quase nunca aparecem ou se apresentam no município.

 

O parlamentar também solicitou que a Secretaria de Trânsito e Transporte fiscalizasse e organizasse o transporte alternativo no município. Segundo o vereador, existe uma verdadeira bagunça por parte dos Toyoteiros.

 

 

Birino rebate o vereador Loló e cobra bloco cirúrgico para o Hospital Municipal

 

O discurso do vereador Loló na ultima reunião provocou um mal estar entre os parlamentares.

 

Birino do São João (PSB) exigiu respeito e pediu que o vereador citasse os nomes quando se refere a “rebanho de preguiçosos”.

 

“O que vossa excelência deixou a entender aqui, é que só você trabalha e que nós somos um rebanho de preguiçosos? Eu exijo respeito e que se diga os nomes de quem se refere”, desabafou.

 

O parlamentar também cobrou do Executivo que seja instalado o bloco cirúrgico no Hospital. Birino afirmou na Casa que Odon teria dito no começo da gestão que não faria o bloco cirúrgico, para não dar IBOPE à vice-prefeita (que na época comandava a pasta). Agora que estão rompidos, o vereador pediu que o Executivo implantasse o bloco cirúrgico.

 

Morica destaca necessidade da Guarda Civil Municipal e critica o sensacionalismo da imprensa local

 

O líder da oposição na Câmara, Edimilson Morica (PSL) disse que o Executivo precisa se mobilizar para implantação da guarda municipal. O assunto virou tema de debate na sessão e vários parlamentares pediram o a parte. Segundo o vereador, o município precisa fazer sua parte.

 

“É preciso fazer nossa parte, o Executivo precisa se mobilizar, sabemos da falta de verbas federais e a crise que está instalada em nosso pais, por isso não podemos ficar assistindo o que está acontecendo, o município precisa dar uma resposta à sociedade”, afirmou.

 

Outro assunto abordado pelo vereador foi a publicação de matérias e fotos chocantes de tragédias em redes sociais. Morica condenou esse tipo de jornalismo argumentando que estão divulgando essas imagens como se estivesse anunciando uma festa. O parlamentar criticou a forma sensacionalista.

 

“Se divulga como se estivesse anunciando uma festa, estão lá para qualquer pessoa ver, nossas crianças estão convivendo com isso a toda hora, não há uma preocupação em alertar as cenas fortes ou embasar a imagem”, argumentou.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.






Um Comentário

  1. Glauber disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta ao senhor Vereador, que falou que não adianta colocar uma Guarda civil Municipal se eles não podem andar armados. quem foi que falou isso a vc? Já vi que sua assessoria Jurídica é muito fraca viu. Lei o Estatuto do desarmamento LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 e a Lei 13022/2014. Ai o senhor vai ver que vcs estão desatualizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores