27
maio

Resumo da Câmara – Toritama


Insegurança pública e obras paralisadas são destaques em noite de debates na Câmara de vereadores de Toritama

 

 

Na noite da última terça-feira (26) aconteceu mais uma reunião da Câmara de vereadores de Toritama.

 

Estiveram presentes 10 dos 13 vereadores do município, com as ausências dos parlamentares Rossana (PSD), Birino e Marcos Serafim (PSB), já os vereadores Fábio Florentino (PT) e Zé Neto (PSD) não fizeram uso da tribuna.

 

Durante a sessão, foi abordado mais uma vez a crise na segurança pública municipal, reflexo do momento em que vive o país. Enquanto a oposição cobra mais ação do poder executivo, a bancada governista diz que a crise é em todo Brasil e fala de perseguição política.

 

Outro tema abordado na Casa de leis trata da paralização de algumas obras e outras que nem saíram do papel e já deveriam estar funcionando, a exemplo do Estádio Municipal de futebol e a creche.  Os parlamentares da oposição também discordaram da veracidade do conteúdo de uma revista lançada pela prefeitura que fala das ações do Executivo até o momento.

 

Dioclécio Raimundo critica conteúdo de revista lançada pela prefeitura e diz que Odon Ferreira não tem moral com o governador

 

 

O vereador Dioclécio Raimundo (PTC) usou a tribuna do plenário para afirmar que um dos motivos da crise na segurança do município é a falta de moral e, força política do prefeito com o governador.

 

Segundo Dioclécio, Odon teria chamado um ex-vereador da cidade de Casinhas para intermediar as conversas com o governo do estado por não ter força política.  O parlamentar comentou que o município se tornou um matadouro, ao citar o auto índice de homicídios a qualquer hora do dia ou da noite.

No seu discurso, Dioclécio criticou o conteúdo da revista “Fala Prefeitura” lançada nesta semana, onde o vereador diz não ter 1% de verdade nas publicações.

“Saiu uma revista, estampa muito bonita, se mandar para o exterior as pessoas irão dizer que é a melhor cidade do mundo, e que nós sabemos que é tudo mentira, não tem 1% de verdade, eles querem que a população engula isso? Ai é brincar com a cara do povo”, comentou.

Ao final, o vereador cobrou a implantação da guarda municipal e a instalação de câmeras de vídeo monitoramento na cidade, promessa da gestão atual que ainda não saiu do papel.

Arimatéia cita que a Câmara se tornou um palco de mentiras e pediu mais união entre os parlamentares

 

 

O vereador Arimatéia (PSD) iniciou seu discurso afirmando que a Casa Legislativa se tornou um palco de mentiras ao rebater o discurso do vereador Dioclécio.

 

Arimatéia disse que frequentemente o prefeito tem buscado o governo do estado para pedir reforço policial e recursos para segurança, porém a crise está instalada em todo pais.

 

 

O experiente parlamentar disse que o que tem sido feito pela oposição é politicagem e perseguição ao prefeito Odon e que, o vereador Dioclécio estária equivocado porque segundo Arimatéia, o ex-vereador de Casinhas citado por Dioclécio, teria mentido quando disse que foi chamado por Odon para ir ao governador.

“Nós vemos como essa Casa se tornou um palco de mentiras”, criticou.

Arimatéia pediu para que Casa tenha mais coerência na forma de fazer oposição e, disse que é necessária mais união do poder legislativo para buscar soluções para o município.

 

Nilton de Enoque destaca a quantidade de obras paralisadas no município

 

 

O presidente da câmara, Nilton de Enoque (PSB) foi a tribuna para cobrar do poder executivo, a conclusão de várias obras que andam paradas há um bom tempo no município.

 

 

Nilton disse que tem sido constantemente cobrado pelos desportistas da capital do jeans porque quando o vereador estava na base dizia que o campo de futebol seria construído ainda no inicio da gestão.

 

As obras do novo estádio municipal estão paralisadas e sem prazo de conclusão, o parlamentar aproveitou para lembrar a creche iniciada ainda na gestão passada e que esta em total abandono no bairro Independente, assim como algumas ruas que estariam com as obras de saneamento e calçamento paralisadas.

 

O parlamentar também lamentou a falta de segurança no município e lembrou o assalto ocorrido com a secretária da câmara, onde a mesma teve seu veiculo tomado de assalto na última semana.

 

Nilton foi mais um a criticar a veracidade da revista lançada pela prefeitura e disse que irá ler todo conteúdo com atenção e comentar na próxima reunião.

 

Fábio Araújo destaca a falta de ações na feira livre por parte do executivo

 

O tucano, Fábio Araújo, destacou em seu discurso na câmara, irregularidades e descasos sofridos pelos sulanqueiros no Parque das Feiras.

 

Fábio Araújo denunciou que existe uma venda ilegal de bancas e até um inchaço na feira relacionada a isso.  O vereador contou que varias bancas já estão fora do alinhamento padrão e que muitos feirantes estariam revoltados com esses fatos e contaram ao parlamentar que não iriam mais pagar a taxa de funcionamento a prefeitura.

 

“Alguns feirantes vêm me cobrando e já me disseram que a partir da próxima semana não iriam mais pagar a taxa de banco, simplesmente porque a prefeitura não tem feito nada que se prometeu a fazer para melhoria daquela feira”, comentou.

Durante o pronunciamento, Fábio cobrou ao executivo a promessa de construção de banheiros no Parque das Feiras e a falta de investimentos em infraestrutura naquele local, lembrando a polêmica obra na chamada rua da invasão, onde a prefeitura gastou cerca de 140 mil reais com um buraco, porém a obra foi embargada e terá de ser gasto outra enorme quantia para desfazer essa escavação.

 

Zé Boim lamenta a crise na segurança publica e diz que é um problema nacional

 

O vereador Zé Boim (PSDB) disse que a crise na segurança publica não é um fator exclusivo do município.

 

Em sua fala o parlamentar comentou que a cidade de Toritama não é diferente e que além da insegurança sofre com a crise na economia e um aumento no desemprego.

 

“É lamentável essa onda de violência que assola nossa população, mais isso não é apenas aqui, é um problema nacional”. destacou.

 

Outro assunto abordado pelo vereador foi o problema do município com as muriçocas. Zé Boim pediu ao executivo a limpeza imediata do Rio Capibaribe, que segundo ele á muito tempo não é feita e seria de grande importância na diminuição desses mosquitos.

 

Maviael Xavier esclarece sua ida a SDS em companhia do Prefeito Odon Ferreira

 

 

O segundo secretário da Câmara, Maviael Xavier (PSL) fez uso da tribuna para comentar sua participação na comitiva que reuniu o Prefeito e alguns vereadores da base até a Secretaria de Defesa Social.

 

Na ocasião o parlamentar que hoje faz parte da bancada de oposição, esclareceu que foi convidado pelo empresário e Comendador Evilásio, para participar do encontro com o Comandante da Policia Militar de Pernambuco no Recife.  Durante a viagem o vereador sofreu um problema de saúde e precisou ser socorrido para um hospital, onde o mesmo foi levado pela pessoa do Prefeito Odon Ferreira até o atendimento médico.

“Fui convidado pelo empresário Evilásio para ir a SDS e pedimos mais reforço policial para a cidade de Toritama, Odon também estava na comitiva e quando passei mal ele se ofereceu para ajudar e me levou para o hospital, meu partido é o povo, quando estiverem fazendo o certo eu irei aplaudir e quando estiver errado eu irei cobrar”, declarou.

 

Loló cita melhorias na cidade e diz que para oposição nunca haverá prefeito bom

 

O petebista disse em seu discurso que a cidade de Toritama está diferente de dois anos atrás. Loló destacou em suas palavras os avanços na saúde comentando que hoje se tem atendimento de qualidade no hospital municipal e médicos todos os dias.

 

O parlamentar lembrou também que o prefeito não pode atender a todo mundo e que se tem um momento para tudo, lembrando a operação tapa buracos que foi iniciada essa semana para melhoria e restauração das ruas. O mesmo voltou a criticar a postura de políticos que fazem oposição a gestão atual.

“Chega aqui pra cuspir esse microfone é muito bom, é muito fácil, agora me mostre seu trabalho? O que você está fazendo? pra quem é contra eu nunca vi prefeito bom”, disse.

Ao final, Loló disse acreditar que Odon será o melhor prefeito da historia política de Toritama e que continuara do seu lado até o fim.

 

Morica diz que cobrar não significa perseguir, em resposta ao discurso do vereador Arimatéia

 

Ultimo a usar a tribuna, o Líder da oposição Edimilson Morica (PSL) rebateu as palavras do vereador Arimatéia. O parlamentar disse que não aceita ser chamado de mentiroso e pediu respeito na casa. Morica convidou a bancada governista a fazer um debate de ideias limpo e sadio, cada um apresentando seus argumentos.

 

O líder da oposição disse que sues discursos são reflexo do sentimento do povo e citou as obras paralisadas ou que ainda não saíram do papel para questionar o vereador Arimatéia se isso era mesmo mentira.

“É mentira dizer que o prefeito prometeu que o campo iria ser feito? é mentira dizer que o prefeito não cumpriu o papel de construir os banheiros públicos lá na feira, que na época ele foi até lá e elevou todos os secretários para tirar fotos, aonde esta os banheiros ate agora? Quem a final esta mentindo?, indagou.

Morica encerou seu discurso pedindo que o Prefeito saia nas ruas e escute a população.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores