16
fevereiro

Com poucos dados comparativos, balanço do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência é divulgado


Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta quinta-feira (16) foi realizada a primeira reunião do Gabinete Integrado de Segurança em Santa Cruz do Capibaribe. A reunião contou com representantes de entidades e associações como o Moda Center Santa Cruz, CDL, de Mototaxistas, de Taxistas dentre outras, além de representantes do poder municipal e da Polícia Militar.

Na primeira parte da reunião, em que a imprensa teve acesso, também foram apresentados, por parte da prefeitura de Santa Cruz, os números do Plano Municipal de Enfrentamento a Insegurança.

Os números são relativos, segundo o órgão, a ações conjuntas entre poder público municipal e também as polícias Militar e Civil durante os meses de Dezembro e Janeiro deste ano. A introdução do plano foi apresentada pela Secretaria de Planejamento Priscilla Ferreira e pelo vice-prefeito Dida de Nan (PSB). Já os números foram postos pelo Secretário de Defesa Social do município, Tenente-coronel Sena.

.

O balanço do plano apresentado pela prefeitura

Dentre os números apresentados, nove aspectos foram trazidos para a imprensa, sendo comparados com números que seriam relativos ao mês de novembro, antes do plano ter sido iniciado.

Os pontos destacados foram: Motos Abordadas, Pessoas Abordadas, Motos Apreendidas, Notificações, Encaminhamentos a Delegacia, Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), Flagrantes, Apreensão de Drogas e Apreensão de Objetos (armas de fogo e armas brancas).

De acordo com o secretário Sena, os números foram destacados como positivos e, segundo o mesmo, evidenciaram que o trabalho em conjunto teria dado resultados.

Clique para ampliar

O secretário também aproveitou para destacar, segundo o mesmo, o trabalho desempenhado por parte dos Guardas Municipais, mostrando através de slides algumas operações nos quais os mesmos teriam participado em bairros como Palestina, Santo Agostinho, Oscarzão dentre outros, além da participação na rebelião ocorrida no presídio do município.

“Os Guardas Municipais, com apoio da Polícia Militar, prenderam assaltantes, localizaram desmanches entre outros. Isso é o que se chama parceria em conjunto, cada um com sua atuação legal de cada órgão, mas juntos nos esforços para dar a Santa Cruz aquilo que ela precisa” – disse.

.

Índices que não entraram na pauta das discussões com a imprensa presente

Se havia uma expectativa quanto a divulgação de números também de impacto, a exemplo dos índices de furtos, assaltos, arrombamentos a residências e também homicídios, porém tais números não foram sequer postos em discussão.

Até o fechamento desta matéria (15h13), não foi divulgado se tais índices fizeram parte da reunião fechada, que aconteceu após a apresentação dos números.

.

Continuidade do Plano para os próximos meses e divulgação da Operação Carnaval

O secretário frisou que o Plano Municipal já realizada terá continuidade nos próximos meses, sem previsão para termino, porém enfatizou que a mesma será suspensa durante o período carnavalesco de modo a, segundo o mesmo, mobilizar o efetivo para a chamada “Operação Carnaval”. Quanto a este último ponto, Priscilla Ferreira disse:

“A Operação Carnaval já está toda montada, inclusive os detalhes já serão divulgados a partir desta sexta. Tivemos números muito positivos e desde 2013 até 2016, colocamos essa operação graças a uma evasão muito grande da população para o período e as casas, antigamente, tinha essa questão de invasões e conseguimos fazer esse combate, com a atuação da Guarda Municipal em conjunto com as polícias” – pontuou.

Já o Secretário Sena destacou que a Operação carnaval começa a partir de 24 de fevereiro a 01 de março, destacando que a mesma atua de forma diferente ao plano municipal de enfrentamento ou seja: de prioridade as abordagens para realização de rondas e blitz, em especial nas áreas de periferia.

“O foco é outro, o esforço policial é outro e o efetivo será majorado; não diminuído” – disse.

.

Diminuição de efetivo policial nas ruas

Um ponto preocupante dito na reunião por parte do Capitão Martins (foto abaixo), responsável pelas operações da Polícia Militar em Santa Cruz, houve uma diminuição por parte do efetivo policial, segundo ele, em virtude de problemas das negociações salariais com o Governo do Estado.

De acordo com ele, algumas das equipes não estão mais atuando no município graças a entrega, por parte desses policiais, do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que conferia plantões extras.

.

Operações para tentar equacionar o problema

Dentre as equipes estavam as que atuavam em bairros como o Centro, Oscarzão e Nova Santa Cruz mas que, segundo ele, Operações desencadeadas pelo comando do 24º BPM conseguiram solucionar parte da defasagem:

“Acredito eu que, daqui há alguns dias, esse assunto tenha um desfecho e voltemos a trabalhar de forma completa, porém, diante das dificuldades, temos que nos reinventar” e completou: “Dentro dessa reengenharia, diariamente temos feito a operação Proteção Total com a parceria da Guarda Municipal; três vezes na semana estamos com a Operação Esforço Concentrado, que viabilizou duas equipes oriundas da Dinter em Caruaru, que estão vindo pontualmente realizar essas operações. Temos o déficit de três equipes, mas recebemos duas… Não é o ideal, mas a gente tem trabalhado para suprir essa lacuna” – disse.

Capitão Martins destacou que, uma vez por semana, também está sendo realizada a operação “Fecha Batalhão”, que coloca policiais que ficam na parte administrativa para as ruas. De acordo com ele, a operação é realizada uma vez por semana.

.

Viaturas e motos da Rocam supostamente quebradas no 24º BPM

De acordo com o Capitão Martins, 20 veículos estão à disposição do 24º BPM e que estão em operação.

Questionado sobre como estariam as motos que foram consertadas em parceria com vários empresários do município (Arnaldo Xavier e proprietários da Via Motos, Lucas Motos, Vando Motos e Moto Print) já que relatos de populares apontavam que algumas delas estariam danificadas, o mesmo confirmou o fato, mas não especificou quantas, necessariamente, estariam quebradas no 24º BPM.

Ainda sobre as motos da Rocam, dois trios motorizados (totalizando seis motos) estariam à disposição do município, sendo quatro destas novas, fornecidas pelo Governo do Estado.

A reunião completa pode ser ouvida na íntegra, através do link abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores