12
março

Programa ‘Alerta Celular’ ajuda polícia a recuperar 1,3 mil aparelhos roubados em quase um ano


Lançado em março de 2017, o programa Alerta Celular, que cadastra celulares em Pernambuco para facilitar a localização da polícia em possíveis casos de roubo, ajudou na recuperação de 1.372 aparelhos ao longo de quase um ano. Desse total, cerca de 800 pessoas vítimas da violência no estado tiveram os celulares devolvidos após a atuação da polícia.

A recuperação dos celulares acontece após a conferência do Imei, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel. O número é encontrado no interior do aparelho ou digitando o código *#06#. Para a polícia, o Imei é o dado mais importante dentro do Alerta Celular, mas também é necessário informar CPF do dono do dispositivo, e-mail e um telefone de contato.

Em quase um ano de funcionamento, 120 mil pessoas foram cadastradas. Apesar da recuperação de mais de 1,3 mil celulares, 500 aparelhos não foram entregues aos donos por falta de identificação.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, o programa estaria inibindo o roubo e a compra de celulares roubados.

“Nesses dois primeiros meses de 2018, teve uma diminuição de 30% do número de assaltos em relação ao mesmo período de 2017”, assegura o secretário.

“Quem recebe ou negociou esse celular, mesmo de boa fé, vai responder por receptação, então não é interessante”, observa o major Luiz Cláudio Brito, assessor de comunicação da Polícia Militar de Pernambuco.

Como fazer

Para fazer o cadastramento, é preciso clicar na imagem acima e preencher os espaços com E-mail e Senha. No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI). É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores