21
fevereiro

“O governo não tem tido coerência e habilidade para lidar com essa crise”, critica deputado sobre insegurança


Se mostrando extremamente preocupado com a área de segurança pública no estado de Pernambuco, sobretudo nos dias de carnaval que se aproxima, o deputado estadual Joel da Harpa (PTN), participou na manhã desta terça-feira (21), do programa ‘Estúdio 1’, da Rádio Polo FM.

Por telefone, o parlamentar fez críticas, entre outras coisas, ao projeto de reajuste salarial proposto pelo governo do estado, à postura do Secretário de Defesa Social, Angelo Gioia e também do governador Paulo Câmara (PSB), diante o quadro em Pernambuco. Harpa se mostra temerário com as festas, principalmente, em relação a Região Metropolitana do recife e cidades centrais da festa de momo. Segundo ele “há um sentimento dentro da corporação da PM de boicotar o trabalho durante o desfile do Galo da Madrugada”.

“Estou querendo fazer um alerta. Esse alerta deveria estar vindo da Secretaria de Defesa Social”, falou ele, lembrando que no Espírito Santo, onde houve um problema sério entre governo e PM, 16 municípios tiveram festas canceladas. “Isso chama-se responsabilidade com a população”.

Um dos pontos de maiores discussões com a PM, diz respeito ao projeto de Lei Complementar (PLC) 1.166/2017, aprovado na ALEPE. Para Joel, o projeto é ‘obscuro e inconstitucional’.

“O projeto fala que a repercussão financeira do aumento salarial, seria de R$ 303 milhões. Quando, na verdade, após um estudo minucioso da bancada de oposição, descobriu que isso gira em torno de R$ 168 milhões”, diz e acrescenta que o projeto precisa deixar mais claro para onde será destinado a outra parte desse montante.

Segundo Joel, a classe está desde 2014, sem reajuste. A categoria trabalha na denominada ‘operação padrão’ desde dezembro. Ou seja, sem realizar as horas extras. Questionado como a situação poderia ser melhorada, ele afirma que o governador  não pode fugir da responsabilidade e diz que o estado necessita de uma contribuição mais emergencial da União.

“A responsabilidade, sobre segurança pública, é do governador. Ele não pode ficar jogando para ‘A’ e ‘B’, e não chamar a responsabilidade para si. Estaremos com a bancada de oposição, no Palácio do Campo das Princesas, vamos protocolar o pedido que chame a força nacional para reforçar nossa segurança, principalmente, no período carnavalesco. Pernambuco não pode ficar de fora dessa participação do governo federal”, falou.

Joel da Harpa destaca que Paulo Câmara é um homem bastante ‘técnico e inteligente’, mas não está tendo habilidade para lidar com a crise

“Jamais vou querer ensinar o governador a fazer alguma coisa. Mas, nesse momento, ele deveria ter postura de governo, convocar o comandante geral da PM, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, bancada de oposição, lideranças do governo, convidar associações, sindicatos, chamar a imprensa e criar uma ‘força-tarefa’ pela segurança pública”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores