16
maio

“Defendo a redução dos salários dos vereadores”, diz pré-candidato ao legislativo municipal


IMG_8707

Uma ideia ousada para a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, é um dos maiores motivos para o jovem Rodrigo Lima (PCdoB), 22 anos, encarar o desafio das urnas, no próximo mês de outubro.

Argumentando a crise que afeta o país, o seu desejo é, tendo a possibilidade de eleição, buscar a redução do salário dos vereadores do município. Atualmente, o ordenado gira em torno de R$ 8 mil.

Com críticas a todos os atuais vereadores locais, ele tem a pretensão de representar ‘o novo’ na Casa José Vieira de Araújo, a partir de 2017.

Natural do interior paulista e com boa parte da vida no estado do Paraná, Rodrigo escolheu Santa Cruz do Capibaribe para viver, e disputa cargo eletivo pela primeira vez. Ele foi mais um convidado, dando sequência à série de entrevista dos ‘novos perfis’, para Casa José Vieira de Araújo.

IMG_8672

Confira:

Blog – Como surgiu esse interesse de ingressar na vida política?

Rodrigo Lima (RL) – “Quando cheguei em Santa Cruz (vindo do Paraná) vi uma realidade totalmente diferente do que tinha vivenciado. Lá, tem uma política à base do coronelismo. Aqui vi uma juventude mais participativa. Mas, o que me preocupou foi a forma que essa juventude era levada para participar. Não havia, e não há, diálogo. Não há debates para uma construção junto à juventude. Vi que ela (juventude) era arrastada para participação, pelo paredão de som e festas. Acredito que a política pode, e deve, ser divertida, mas falta compromisso e diálogo. Falta os candidatos mostrarem realmente suas ideias. Temos que levar a política a sério. Além disso, essa decisão também partiu da minha indignação de não me sentir representado por essa câmara de vereadores. Conversando com amigos, familiares, descobri que a mesma indignação minha era deles. Então, com o apoio e incentivo deles, decide encarar esse desafio”.

Blog – Você diz que a Câmara não lhe representa. Fala isso de forma direcionada à alguma bancada, ou considera isso na sua totalidade?

RL – “Na sua totalidade. Acredito que falta diálogo. Candidatos e vereadores que queiram representar a juventude. Realmente a Câmara hoje não me representa”.

Blog – Quem disputa eleições pela primeira vez, tem esse discurso ‘do novo’. O que seria isso exatamente, para um legislativo municipal?

RL – “Seria esse diálogo. Ouvindo a população e fazendo essa convocação da juventude para participar da política. Puxando os jovens para participar das discussões e decisões de nossa cidade, e realmente trabalhar. Não achar que o mandato se baseia em apenas ir um dia na câmara, e achar que seu dever foi cumprido. É dessa forma que pretendo estar junto às pessoas”.

Blog – Você faz uma série de críticas à Câmara de Vereadores e quanto ao poder executivo, qual a sua visão desses mais de 3 anos de gestão?

RL – “Acredito que o prefeito vem fazendo esforços. Mesmo com a grave crise política e econômica que o pais passa, foram entregues grandes obras à população como o calçadão Miguel Arraes de Alencar e futuramente a PE-160”.

Blog – Questões específicas da atual gestão, alguns escândalos, bens bloqueados, polêmica envolvendo o Santa Cruz Prev, como você enxerga todas essas situações?

RL – “Vejo que o prefeito vem esclarecendo as acusações, e acredito que mais pra frente tudo vai se desenrolar e a população vai ter uma resposta”, disse.

Blog – E qual ao seu ponto de vista sobre a oposição municipal de uma forma geral?

RL – “Ser oposição não é apenas ser do contra. Não é ser oposição por oposição, sem uma linha definida nem coerência. O papel é sim fiscalizar e atuar como um agente capaz de aperfeiçoar as proposições do governo. Mas o que vejo hoje é uma oposição desesperada e embaraçada”.

Blog – Fala isso de nomes específicos?

RL – “Não. São todos. Vejo políticos sem base definida”.

Blog – Qual o peso terá a questão financeira, nessas próximas eleições, no que se refere à luta pela Câmara de Vereadores?

“Uma breve análise do passado: vejo que antes, realmente, se elegia quem realmente tinha muito dinheiro. Mas hoje, os jovens, a população de uma forma geral esta sendo mais consciente. Então, acredito que essa eleição vai ser mais das propostas, idéias… mais que o poder financeiro”.

Blog – Obtendo êxito e sendo eleito entre os 17 vereadores nestas eleições. Qual seria a sua principal bandeira a partir de 2017?

RL – “Tenho vários projetos e propostas, mas tenho uma que vai atingir todos, que é a redução do salário dos vereadores. Defendo esse projeto por que não é justo com a população, que em tempo de uma grave crise que estamos passando, os vereadores ficarem de braços cruzados. Não é justo, não é moral. Com a redução dos salários, e repasse para prefeitura, novas ruas seriam calçadas, novas AMES serias construídas. Esse dinheiro poderia ser usado na educação municipal e com parceria com o governo do Estado nossa segurança poderia ser melhorada. Essa é uma idéia que defendo muito”.

Blog – Ao longo dos anos a cidade foi administrada por dois lados políticos. Hoje com suas denominações ‘Taboquinha’ e ‘Boca Preta’. Qual o seu pensamento sobre isso?

RL – “Acredito que devemos deixar o partidarismo de lado. Quando você separa, perde. Então a minha proposta é legislar tanto para o ‘taboquinha’, quanto para o ‘boca preta’. A questão é deixar o partidarismo de lado e focar no povo”.

Blog – Para finalizar, hoje existe a possibilidade de termos mais candidatos no palanque de situação, do qual você está presente. Isso deve dificultar para um dos lados e interferir no resultado?

RL – “Não vai haver grande interferência. Acredito que não vai atrapalhar. O que temos que fazer agora é levar o discurso para frente, focar nas propostas e deixar o partidarismo de lado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores